Verona: 10 coisas para fazer em 1 dia na cidade

Verona e praça importante da cidade

Imagem: freepik.com

O escritor William Shakespeare acertou em cheio ao ambientar a história de Romeu e Julieta na cidade de Verona. Segundo um dos maiores clássicos da literatura, o casal de jovens apaixonados vivia nessa região da Itália, onde o romance e a tragédia que formam o enredo teriam ocorrido.

Devido a essa referência, o local ficou conhecido como a Cidade dos Namorados, e a Casa de Julieta (Casa di Giulietta, em italiano) se tornou um ponto de encontro para os românticos e admiradores do trabalho do poeta Shakespeare.

Diariamente, o prédio recebe turistas do mundo inteiro que formam longas filas para tirar foto com a estátua da personagem ou escrever cartinhas de amor.

Além desse ponto turístico, Verona possui outras construções históricas que datam o século I d.C., e funcionam ainda hoje, como é o caso da Arena.

A Ponte Pietra, que atravessa o Rio Adige, e o Castelo Castelecchio são outros bons exemplos de estruturas antigas responsáveis pelo título de Patrimônio da Humanidade.

O que fazer em Verona em 1 dia?

O tempo pode parecer pouco, mas como Verona concentra importantes pontos turísticos no centro da cidade, um dia é suficiente para conhecer o lugar.

Por essa razão, se você está fazendo uma tour pela Itália, além de Veneza ou Milão, conheça também a Cidade dos Namorados.

Partindo da Piazza Erbe, você consegue visitar os cartões postais de Verona a pé e sem se cansar, pois as ruas entre uma atração e outra são curtas e os caminhos bem bonitos.

Confira a seguir algumas sugestões de passeios.

1. Piazza Erbe

Piazza Erbe em Verona

Imagem: wikimedia commons

Desde a era romana, a Praça das Ervas era vista como um ponto de encontro para os moradores de Verona. Atualmente, também se tornou um lugar em comum para turistas do mundo inteiro.

Além da quantidade de restaurantes, cafés e bares, o espaço chama a atenção pela feira a céu aberto que acontece lá, e pela arquitetura das fachadas que envolvem o lugar.

Diversos monumentos históricos também podem ser encontrados na Piazza Erbe, como a Colonna del Mercato, uma coluna gótica que fica logo na entrada da praça.

Logo em seguida, você vai encontrar uma escultura do Roberto Tiberio Barbarani, poeta natural de Verona, e uma tenda feita de pedra que recebe o nome de Tribuna. No centro está o monumento mais antigo, uma fonte chamada Fontana di Madonna Verona.

No final, podemos ver uma coluna feita de mármore com um leão de asas no topo simbolizando a República de Veneza e, por trás dela, está o Palazzo Maffei.

Este último é uma construção barroca que impressiona pelos detalhes. Já no topo do prédio estão estátuas que representam Minerva, Mercúrio, Vênus, Júpiter e Hércules.

Além dessas atrações, a praça central ainda conta com a Torre dei Lamberti. O prédio funciona todos os dias, com exceção do dia 25 de dezembro.

Com até 8 €, você compra um bilhete para visitar a torre e ter acesso à Galeria de Arte Moderna no prédio adjacente. Quem optar por subir, vai poder desfrutar de uma vista completa da cidade.

2. Casa di Giulietta

Casa di Giulietta e estátua de Giulietta

Imagem: freepik.com

A Casa di Giulietta está a 200 metros da Piazza Erbe, distância que pode ser percorrida a pé em três minutos. Apesar de ser considerada a casa oficial da personagem mais conhecida de William Shakespeare, ela não foi de fato a moradia de Julieta.

Na verdade, existia uma lenda de que o prédio teria sido berço da Guiulietta Capuletio, mas só pelo fato de uma família com sobrenome semelhante – Dal Cappello – ter vivido nessa residência desde o século XIII.

Aproveitando o aumento dessa crença popular, a Câmara de Vernona comprou o prédio em 1907. Depois de algumas restaurações e reestruturações, o local passou a funcionar como um museu e abriga móveis e pinturas veronesas com o objetivo de criar um ambiente que remetesse à época ambientada na história do poeta inglês.

Com seu estilo medieval, a casa conta com a sacada do quarto de Julieta. No pátio do edifício está uma estátua representando a personagem. Existe uma tradição bem peculiar envolvendo a estátua de que quem toca no seio direito dela, terá muita sorte no amor.

3. Duomo, a Catedral de Verona

Duomo, a Catedral de Verona

Imagem: wikimedia commons

Uma das mais belas igrejas dessa cidade tem uma estrutura que remete a elementos dos estilos romântico, gótico e renascentista. Duomo é a Catedral de Verona, também chamada de Cattedrale di Santa Maria Matricolare.

Localizada a 600 metros da Piazza Erbe, você só gasta 8 minutos caminhando da praça para esse prédio no centro histórico.

A catedral não é um edifício simples, mas sim um complexo arquitetônico que possui a Igreja de Santa Helena e o Batistério de São João.

Mas enquanto estiver ocorrendo a celebração de uma missa, as visitas são suspensas. Além de que é recomendado entrar sempre com ombros e joelhos cobertos, em sinal de respeito.

4. Ponte Pietra

Ponte Pietra em Verona

Imagem: freepik.com

Depois do Duomo, caminhe mais 10 minutos e você estará diante da antiga Pons Marmoreus. Essa ponte foi construída no primeiro século, por isso é a mais antiga de Verona.

Devido à idade avançada, precisou de alguns reajustes ao longo dos anos, principalmente após ter sido parcialmente destruída em 1945, decorrente da Segunda Guerra Mundial.

Formada por arcos, é possível perceber as diferenças de materiais e estilos utilizados nas reformas necessárias para manter esse importante monumento de pé.

Atravessando o rio Ádige, a ponte oferece uma visão encantadora da cidade, por isso está sempre cheia de turistas.

5. Castel San Pietro

Verona vista do Castel San Pietro

Verona vista do Castel San Pietro | Imagem: alexievsc

Localizado em uma colina vista da Ponte Pietra, esse castelo está em uma posição estratégica na cidade. Para chegar até esse prédio é preciso caminhar por 14 minutos depois da ponte e subir as escadas que levam até o seu topo ou, se o cansaço bater, utilizar o funicular para chegar lá no alto.

Infelizmente, o castelo está fechado para visitação devido à negligência dos governantes com relação à estrutura do prédio. Portanto, se você for subir será apenas para ter uma vista privilegiada de toda Verona, de onde é possível ver até mesmo o Teatro Romano.

6. Piazza Bra

Piazza Bra e turistas em Verona

Imagem: wikimedia commons

A distância entre a Piazza Erbe e a Piazza Bra é de 700 metros, então em 10 minutos você chega de um ponto ao outro. Assim como a primeira, essa segunda praça também pode servir como pontapé inicial para uma rota.

O tour por essa área começa na própria Bra, considerada a maior praça da cidade e do país. Por sua localização privilegiada, é vista como o centro de boas-vindas para os turistas. Sempre movimentada, ela é cercada por restaurantes, cafés, bares e quiosques.

Outro ponto positivo é a arborização do lugar, o que deixa a praça ainda mais charmosa e atrativa ao público. Lá mesmo você pode encontrar alguns monumentos importantes como a estátua do Rei Vítor Emanuel II montado num cavalo e a Fonte dos Alpes, um presente da cidade-irmã de Verona, Munique.

7. Arena Verona

Arena Verona

Imagem: freepik.com

Entre as praças Erbe e Bra, está um dos principais pontos turísticos dessa cidade italiana, a Arena Verona.

Apesar de ter sido construído pelos romanos no século I d.C. e ter sido parcialmente demolido para a construção de uma muralha, esse prédio funciona até hoje e recebe turistas do mundo inteiro para visitação.

Historicamente, o edifício servia para abrigar os espetáculos romanos como as brigas entre gladiadores e as caçadas a animais ferozes e exóticos. Atualmente, recebe diversos espectadores para shows e concertos de ópera.

8. Palazzo Barbieri

Palazzo Barbieri Prefeitura de Verona

Imagem: wikimedia commons

Outra atração da Piazza Bra é o palácio de estilo neoclássico chamado de Palazzo Barbieri, nome esse que faz referência ao engenheiro responsável pela obra, o Giuseppe Barbieri.

Desde 1869, o prédio serve como prefeitura da cidade e o seu interior é decorado com pinturas de diferentes artistas.

A grandiosidade da arquitetura, com colunas inspiradas em antigos templos romanos e uma escadaria na entrada, é o que chama mais atenção no prédio.

9. Castel Vecchio

Castel Vecchio à noite em Verona

Imagem: freepik.com

A 500 metros da piazza central está o Castel Vecchio, ou Castelvecchio, construído entre 1354 e 1356. Dividido em duas partes, ele é composto por altos muros cercados por sete torres e pelo edifício residencial chamado de Reggia.

O castelo já foi utilizado como quartel, depois como barril de pólvora e atualmente é utilizado pelo clube do Exército.

De castelo, o espaço se tornou um museu, abrigando trabalhos que datam ate o século XVIII. Ao todo são 29 salas de exposições com coleções de arte medieval, renascentista e moderna. O bilhete para adultos custa 6 €.

10. Santuario Madonna di Lourdes

Igreja no Santuario Madonna di Lourdes

Imagem: freepik.com

O Santuario Madonna di Lourdes foge das duas rotas iniciadas nas Praças Erbe e Bra, mas é o local perfeito para os devotos da Igreja Católica Apostólica, devido as histórias de aparição de Nossa Senhora.

Além do contexto religioso, o santuário também é uma boa pedida para quem deseja conhecer a cidade por uma outra perspectiva.

Por estar no topo de uma colina, a vista se torna uma experiência única, além de conferir de perto a riqueza de detalhes da igreja sede da Diocese de Verona.

Onde fica Verona

Verona está em uma região nordeste da Itália chamada de Vêneto, de onde ela é a capital. Além disso, a cidade é banhada pelo Rio Adige.

Se você curte lugares históricos como Verona e com boa gastronomia, também vai gostar de conhecer Bolonha. Clique aqui para saber o que fazer nessa cidade italiana.

Curiosidades sobre Verona

  • Patrimônio da Humanidade: esse título da Unesco foi dado à Verona devido sua estrutura urbana. A arquitetura antiga foi preservada, mesmo com o desenvolvimento da cidade
  • William Shakespeare: além de servir de cenário para Romeu e Julieta, essa cidade italiana também foi palco de outra história do escritor inglês: A Megera Domada. Apesar das referências, não se tem provas de que Shakespeare tenha visitado o município
  • Dia dos namorados em Verona: na semana dos namorados na Itália, geralmente dos dias 11 a 14 de fevereiro (parecido com o carnaval no Brasil), Verona realiza uma grande festa na cidade: o dia dos namorados. O evento dá descontos para casais em vários restaurantes e lugares para visitar
  • VeronaCard: esse é um city pass que oferece entrada gratuita ou reduzida em muitas atrações da cidade, como a Arena, Casa di Giulietta, Duomo, Museu di Castelevecchio e outros tantos. Ao acessar o site do VeronaCard, você encontra informações sobre os pontos de venda e preços.

Sobre o autor

Jornalista e redatora web, Katharyne escreve sobre diversas temáticas para a internet. Uma delas é sobre viagens, com a qual inclusive, possui bastante afinidade.