Praias de Portugal: as 20 melhores e as mais baratas

Praia lotada na região de Algarve

Imagem: freepik.com

As Praias de Portugal possuem mais de 943 quilômetros que se estendem por todo o comprimento do país. Elas estão entre as melhores atrações do país, e é por isso que são tão procuradas.

São cenários paradisíacos com falésias acidentadas, ondas e águas verde-esmeralda cercadas por cavernas, além de vistas espetaculares que agradam qualquer turista.

A região mais popular do país é o Algarve, que tem como capital a cidade de Faro. A região fica no sul, voltada para o Mar Mediterrâneo, e é conhecida por suas praias de areias douradas, repletas de formações rochosas.

Já na parte da costa oeste, existem extensas faixas de areia que raramente estão ocupadas, mesmo no auge do verão, e são os principais destinos de surf, como é o caso da famosa praia de Nazaré.

20 melhores praias de Portugal

Se você vai para o país e quer saber quais são as melhores praias de Portugal, confira nossa lista com as vinte principais e também as mais baratas.

Incluímos praias por todo o território nacional e tentamos fornecer uma mistura de diferentes estilos (paisagens, surf, familiar e relaxante).

1. Praia da Marinha, Algarve

Águas e falésias da Praia da Marinha

Imagem: depositphotos

Um pedacinho de natureza intocada, cercada por falésias de calcário dourado, a Praia da Marinha, na região do Algarve, é considerada uma das mais belas praias de Portugal e uma das 100 melhores do mundo.

Se você já ficou de queixo caído só de ver a foto, saiba que na vida real essa praia é ainda mais incrível. Você pode admirar as vistas deslumbrantes do topo do penhasco, perto do estacionamento, antes de descer para a praia.

Marinha é uma praia onde você pode passar o dia todo, se quiser. Sua areia é macia e a praia é bem preservada.

A água geralmente é bastante calma, exceto por alguns dias com ondas (não muito altas).

Por isso, é um bom destino para famílias, inclusive com crianças. Apenas tenha em mente que a longa escada para chegar à praia é bastante íngreme e pode ser um pouco difícil para crianças pequenas.

2. Praia do Camilo, Algarve

Escadaria e vista da Praia do Camilo

Imagem: depositphotos

Portugal tem algumas das praias mais bonitas do mundo, e a Praia do Camilo é um perfeito exemplar delas.

Localizada na região do Algarve, esta praia isolada é muito apreciada entre moradores, turistas e especialistas em viagens.

Sua areia é agradável e macia, o que a torna ótima para caminhadas, muito embora não seja possível andar muito, pelo fato da praia ser pequena, principalmente durante a maré alta.

O mar é calmo, raso, e a água é muito limpa, com tons de verde quase transparente. Esta é a praia perfeita para nadar e para praticar mergulho com snorkel.

Mas não pense que aproveitar esse paraíso é tarefa fácil. Para chegar à Praia do Camilo, é necessário descer uma longa escada de madeira com cerca de 200 degraus por entre as falésias.

As escadas permitem que você acesse a praia com mais segurança, mas exige um pouco de esforço. Do alto, parece uma escada sem fim, mas quando você chegar lá embaixo, verá que o esforço valeu a pena.

Esse também é um paraíso muito apreciado por jovens e casais.

3. Praia de Benagil, Algarve

Praia de Benagil, Algarve

Imagem: freepik.com

Sabe aquela lista de “lugares que você deve ir pelo menos uma vez na vida”? Coloque a Praia de Benagil nela.

Essa maravilha da natureza está localizada na pequena vila de pescadores de Benagil, que deu nome à praia e é, sem dúvida, uma das mais únicas e belas praias de Portugal e de toda a Europa.

A areia da praia é bastante macia e agradável. Já a temperatura da água pode ser um pouco fria no começo, mas deliciosa em dias de verão.

Outra vantagem da Praia de Benagil é que não há pedras no mar, ao contrário de outras praias do Algarve.

É também lá que fica o famoso Algar de Benagil, uma das cavernas mais emblemáticas e fotografadas de Portugal. A caverna fica do lado esquerdo da praia e abriga uma pequena praia, verdadeiramente única.

Olhando para cima, de dentro da caverna, você verá o céu azul através de uma abertura na pedra, também conhecida como “o olho”.

O local só pode ser acessado por barco, mas não faltam opções de passeios na região.

4. Praia do Carvalho, Algarve

Praia do Carvalho, Algarve

Imagem: wikimedia commons

A máxima “os melhores perfumes estão nos pequenos frascos” se aplica perfeitamente à Praia do Carvalho, que tem lugar fixo na lista da mais belas praias de Portugal.

Isso porque apesar de possuir uma enseada relativamente pequena, é justamente a combinação de tamanho e cenário que dá a essa praia uma sensação única de magia e romantismo.

Famosa por suas paisagens deslumbrantes e águas cristalinas, a Praia do Carvalho é cercada por altas falésias que oferecem abrigo contra o vento e sombras revigorantes em dias quentes de verão.

Ela possui areia fina e dourada, água excepcionalmente limpa e mar calmo, por isso é um dos melhores lugares para mergulho no Algarve.

Apesar de toda essa beleza, a Praia do Carvalho também é relativamente calma, principalmente em comparação com outros destinos próximos. Isso a torna perfeita para quem procura tranquilidade e relaxamento.

Mas para acessar este paraíso, no entanto, é necessário caminhar por um túnel artificial nas rochas. O túnel tem alguns degraus íngremes e desiguais e isso dificulta o acesso à praia para idosos ou pessoas em cadeira de rodas.

5. Praia Dona Ana, Algarve

Praia de Dona Ana, em Algarve

Imagem: depositphotos

A Praia Dona Ana tem um cenário incrivelmente fotogênico, mar azul-turquesa e algumas das melhores formações rochosas do Algarve.

Esses fatores, dentre outros, fizeram com que ela fosse considerada uma das 50 praias mais bonitas do mundo, de acordo com a revista Condé Nast Traveler.

Localizada entre a cidade de Lagos e a Ponta da Piedade, a Praia Dona Ana possui apenas 160 metros de comprimento e é uma das mais populares da região, graças à sua proximidade com as estradas e hotéis de Lagos (o que também a torna lotada, especialmente no verão).

O acesso à praia é feito por uma longa escada de 93 degraus, mas seu mar é muito limpo e bastante calmo, e também por isso a praia é muito popular para a prática de mergulho.

6. Praia Atlântica, Península de Tróia

As areias brancas, o azul brilhante do oceano, os pássaros majestosos e os golfinhos brincando só começam a descrever a Península de Tróia.

Localizada entre o Oceano Atlântico e o estuário do Rio Sado, a pouco mais de uma hora de distância de Lisboa, a sua beleza impressionante fez com que o local fosse apelidado de “novo Algarve”.

E é justamente nesse pedacinho do paraíso que fica uma das melhores praias de Portugal, a Praia Atlântica, ou Soltroia.

Aqui a areia é branquinha e o oceano é calmo porque é abrandado pelos bancos de areia que podem ser vistos da montanha da Arrábida. Um verdadeiro caribe português.

Com água clara e límpida, esta praia é uma das mais seguras para as crianças nadarem e para aquelas pessoas que buscam relaxamento.

Seu nome vem da residência particular “Soltroia”, pouco movimentada, que deve ser cruzada para acessar a praia.

7. Praia Ribeiro do Cavalo, Serra da Arrábida

A Praia Ribeiro do Cavalo é, sem dúvida, uma das mais belas praias da costa portuguesa.

Localizada na Serra da Arrábida, a menos de uma hora ao sul de Lisboa, este paraíso exótico e deslumbrante possui uma pequena faixa de areia clara, um mar azul-turquesa de águas calmas e um cenário de tirar o fôlego.

É o lugar perfeito para relaxar e se desconectar do mundo, pois não há restaurantes ou bares no local.

Mas para chegar a pé na Praia Ribeiro do Cavalo é preciso pegar uma trilha íngreme de médio grau de dificuldade (cerca de 30 minutos), por isso, não são muitas as pessoas que se arriscam, o que faz com que esse paraíso geralmente também não fique lotado de turistas.

Também é possível chegar de barco ou caiaque partindo de cidades próximas, mas aí você perde toda a emoção e vistas deslumbrantes da trilha.

O nome Ribeiro do Cavalo tem origem em uma das rochas da praia, que se assemelha ao formato de uma cabeça de cavalo.

8. Praia da Rocha, Algarve

Vista da Praia da Rocha

Imagem: depositphotos

Um dos destinos mais populares da região do Algarve, a Praia da Rocha possui formações rochosas impressionantes, que se erguem sobre águas claras, muito propícias à prática de vários esportes aquáticos.

Além disso, ela possui uma extensa faixa de areia (cerca de um quilômetro), o que também a torna um excelente lugar para famílias com crianças.

No lado leste da praia fica a marina e o estuário do rio Arade. Já na parte oeste, ficam as incríveis formações rochosas (daí o nome), que separam a Praia da Rocha da Praia dos Três Castelos.

Um grande diferencial da Praia da Rocha é que ela fica perto de hotéis, cafés, restaurantes e bares, sendo acessada por inúmeros calçadões e passarelas.

Mas atenção, porque justamente esse fácil acesso faz com que a Praia da Rocha seja uma das mais lotadas dessa região.

No verão é um dos points dos turistas mais jovens, que gostam de festejar à noite. Já no inverno, a praia atrai uma multidão mais madura, que vai em busca de passeios, clima mais ameno e jantares requintados.

9. Praia do Carvoeiro, Algarve

Praia do Carvoeiro, em Portugal

Imagem: freepik.com

A Praia do Carvoeiro fica em uma pequena baía, com altas formações rochosas de ambos os lados e tendo como pano de fundo a pitoresca vila de Carvoeiro, com suas casinhas brancas de detalhes coloridos.

É esse conjunto adorável e tradicional que você pode ver em muitos cartões postais do Algarve. Além de ser uma das mais belas praias de Portugal, a Praia do Carvoeiro possui um mar agradável e limpo, no entanto, com areia grossa e cheia de conchinhas.

Como a vila do Carvoeiro é muito popular entre os turistas, essa pequena praia tende a ficar bastante cheia, especialmente no verão.

Outra desvantagem da popularidade da praia é que as espreguiçadeiras são bem caras, podendo chegar até € 15 cada.

A região no entorno da Praia do Carvoeiro abriga muitos restaurantes e bares, o que torna o destino muito animado e um dos preferidos pelos jovens solteiros e acompanhados.

Também existem muitos passeios de barco pelo Algarve saindo desta praia.

10. Praia do Creiro, Serra da Arrábida

Praia na Serra da Arrábida, Portugal

Imagem: freepik.com

A Praia do Creiro, a apenas 30 minutos de carro do centro de Lisboa, tem um cenário paradisíaco entre as colinas verdes da Serra da Arrábida e os azuis profundos do oceano Atlântico.

Suas águas são excepcionalmente calmas, limpas e não há ventos fortes, o que torna esse destino ideal para famílias e crianças.

Por seu cenário incrível, tranquilo e de fácil acesso a todo tipo de turista, a Praia do Creiro é considerada uma das melhores praias de Portugal.

Há dois restaurantes no local e durante os meses de alta temporada, a praia conta também com salva-vidas. Apesar da água ser um pouco fria e com correntes leves, não há ondas.

É uma verdadeira piscina com o Parque Natural da Arrábida atrás, areia branca, águas transparentes e uma visão para a Península de Tróia deslumbrante. É um destino bastante procurado para mergulhos de batismo.

11. Praia da Ursa, Sintra

Praia da Ursa em Sintra, Porugal

Imagem: freepik.com

Intocada e selvagem, a Praia da Ursa, situada cerca de 30 quilômetros a noroeste de Lisboa, é frequentemente citada como uma das mais bonitas de Portugal.

Um pouco fora dos roteiros mais populares, por seu acesso difícil e perigoso, esta enseada de tamanho íntimo é protegida por rochas de formas exóticas e, graças a essa privacidade natural, os visitantes a designaram como uma das praias de nudismo de Portugal (embora não-oficialmente).

O nome da praia vem da “Rocha da Ursa”, uma imensa formação rochosa que fica no lado norte da praia. Dizem que a rocha se assemelha a um urso com seu filhote e por isso a praia ganhou esse nome.

A Praia da Ursa também fica perto do Cabo da Roca, o ponto mais ocidental da Europa.

Em resumo, a Praia da Ursa é um agradável segredo de Portugal e se você decidir se arriscar a conhecer este paraíso, não irá se arrepender.

A praia é ideal para casais apreciarem o nascer ou pôr-do-sol, mas não é bem adequada para banhos, pois possui areia grossa e correntes perigosas.

12. Praia do Baleal, Peniche

Apesar de não ser um nome comum quando falamos das praias de Portugal, a Praia do Baleal, situada ao norte de Peniche, na região Oeste do país também reserva seus encantos.

A pequena península portuguesa apresenta os principais ingredientes de uma praia que merece ser incluída em um roteiro de verão: fina areia branca e águas tranquilas.

Na região, é possível ver o casario que tem como núcleo histórico uma estação baleeira, o que explica o nome do lugar.

Para visitar a região é importante saber também que existem duas praias, a Baleal Sul e Baleal Norte, que se encontram localizadas em direções opostas.

Além disso, essas praias costumam oferecer boas condições para a aprendizagem e a prática de windsurf, atraindo tanto famílias, por conta das águas tranquilas, quanto jovens esportistas.

A região dispõe ainda de diversas opções de bares, restaurantes e lojas que oferecem uma boa estrutura ao local.

13. Praia da Adraga, Sintra

Com águas azuis-esverdeadas cercadas por penhascos, a Praia de Adraga é considerada uma das melhores praias de Portugal, principalmente devido à paisagem deslumbrante de falésias, rochas irregulares e areia dourada.

De fato, não há do que discordar, a Praia da Adraga parece um refúgio particular. Localizada ao Norte de Lisboa, na base das colinas arborizadas de Sintra, possui trechos de areia intercalados com rochas e altas falésias que fornecem sombra nos meses de verão.

Como é uma praia situada na costa atlântica, há muitas ondas, o que a torna popular entre os surfistas, mas não muito adequada para famílias com crianças.

Na praia há um café, restaurante e banheiros públicos. Há também uma trilha para caminhadas na falésia que se estende por cinco quilômetros até a ponta mais ocidental da Europa continental, o Cabo da Roca.

14. Praia dos Estudantes, Algarve

A Praia dos Estudantes, também conhecida como Praia da Formosa, fica na região do Algarve e é cercada por formações rochosas, que se estendem para o mar e protegem a praia dos ventos fortes.

Esta enseada possui duas partes: o lado norte, que é por onde se chega à praia, e a parte sul, acessada através de um túnel, onde é possível encontrar a famosa ponte de estilo romano.

A areia da Praia dos Estudantes é grossa e com muitas conchas, mas em compensação o mar é muito calmo, limpo e a água é transparente. É um ótimo lugar para nadar e desfrutar do oceano.

Apesar do nome, a Praia dos Estudantes é um destino popular para pessoas de todas as idades, especialmente famílias com crianças. É uma praia verdadeiramente cenográfica e inesquecível.

15. Praia da Amália, Alentejo

O Alentejo é famoso pelas suas ruínas históricas, que remontam aos mouros, e as suas encantadoras enseadas e praias, como por exemplo a selvagem e espetacular Praia da Amália.

Esta praia é uma delícia natural em um estado quase puro. Por seu ambiente tranquilo e por sua natureza quase intocada, é bastante procurada pelos amantes da natureza e naturistas, proporcionando também ótimas condições para atividades de surf e pesca esportiva.

Há ainda uma cascata de água caindo na praia, proporcionando um ótimo banho em um dia quente.

A Praia da Amália recebeu o nome de uma famosa cantora de fado portuguesa, Amália Rodriques, que passava férias no local em busca de inspiração e descanso.

Seu acesso se dá por meio de antigas trilhas de contrabandistas, posteriormente usadas por pescadores, um caminho que conta com paisagens deslumbrantes. É um esforço que, definitivamente, vale a pena.

16. Praia da Miramar (Senhor da Pedra), Arcozelo

Praia da Miramar e capela ao fundo

Capela do Senhor da Pedra, na praia de Miramar | Imagem: freepik.com

A inusitada Praia da Miramar, localizada no Norte de Portugal e a 30 minutos de trem do Porto, também está na lista das praias mais belas de Portugal.

O motivo para isso é a exótica capela que fica nesta praia: a capela do Senhor da Pedra, construída sobre rochas à beira-mar, no mesmo lugar onde antes havia um templo pagão.

A praia possui uma longa faixa de areia banhada por água verde e azul, mas a temperatura do mar é surpreendentemente fria, atingindo no máximo 18° C mesmo em pleno verão.

Além disso, a praia também está exposta às fortes ondas e correntes do Oceano Atlântico, portanto, não é adequada para nadar.

Na verdade, a beleza da Praia do Miramar é mais contemplativa. Ela atrai muitos turistas que estão na região do Porto e aproveitam para conhecer a tradicional cidade de Miramar, com seus muitos cafés, lojas e restaurantes.

17. Praia da Falésia, Algarve

Praia da Falésia, em Algarve

Imagem: depositphotos

Caracterizada por suas incríveis falésias vermelhas esculpidas pelo mar ao longo dos anos (daí a origem do seu nome), a Praia da Falésia é uma das maravilhas de Portugal e, definitivamente, merece uma visita.

A Praia da Falésia tem uma extensão de mais de seis quilômetros de costa, indo desde Vilamoura, no leste, até Olhos de Água (perto de Albufeira), no oeste, e é uma praia que agrada a todo tipo de turista.

Possui areia macia, excelente para caminhadas ao longo da praia, mar limpo, raso e com águas cristalinas, o que é ideal para crianças e para nadar em um dia quente de verão.

Já os mais aventureiros podem fazer a trilha do penhasco, admirando a vegetação incomum que a região abriga.

Nas proximidades de Albufeira, a Praia da Falésia também é famosa por sua vida noturna.

18. Praia de Cacela Velha, Algarve

Conhecida por sua bela paisagem sonhadora e seu pôr do sol fantástico, a Praia de Cacela Velha fica ao leste do Parque Natural da Ria Formosa, ao lado de uma grande lagoa e é considerada uma das melhores praias de Portugal.

Mas o que essa praia tem que a torna tão incrível? Primeiro é uma praia extensa, se estendendo por cerca de 1,7 quilômetros.

Possui uma areia que muda de forma de acordo com os ventos e marés, o que significa que a praia é diferentes quase todos os dias.

E se tratando de lazer, a Praia de Cacela Velha é imbatível. Sua água é transparente e bastante quente.

Durante a maré baixa, também é possível ver algumas piscinas naturais e lagoas na praia, o que a torna excelente para famílias com crianças, idosos e pessoas que não se aventuram mar adentro.

19. Praia das Berlengas, Ilhas Berlengas

Longe das multidões e com acesso controlado de maio a outubro, a Área Protegida do Arquipélago das Berlengas, localizada a 10 km de Peniche, possui uma única praia que agrada até os turistas mais exigentes.

Mas apesar das belezas do lugar, esse é um paraíso português ainda desconhecido pelo restante do mundo.

E além das belezas naturais, como a água cristalina, a ilha também apresenta grande riqueza histórica por ter servido como apoio às navegações e às vítimas dos frequentes naufrágios que aconteciam na região.

A praia é pequena, e para chegar lá é preciso realizar um trajeto de barco com cerca de 30 minutos, a partir da cidade mais próxima, Peniche, a 100 quikômetros de Lisboa.

Com influências dos climas Mediterrâneo e Atlântico, a Praia das Berlengas é uma ótima opção para quem procura se perder entre as paisagens e não ver o tempo passar!

20. Praia de Nazaré, Nazaré

Praia de Nazaré, Portugal

Imagem: freepik.com

Nazaré é, na verdade, um aglomerado de praias na região do Ribatejo, costa atlântica de Portugal, que está se tornando uma das cidades de surf mais populares do mundo. Inclusive, foi lá que a maior onda do mundo (com 30 metros) foi surfada.

Mas toda a costa da praia não é de ondas gigantes. O trecho principal da Praia de Nazaré é uma extensão de areia limpa, dourada e macia, repleta de guarda-sóis coloridos no verão.

Mas as águas do mar são chocantemente frias, atingindo no máximo 18° C no verão.

Já para a parte mais norte da Praia de Nazaré, é que fica a Praia do Norte. Ela se estende por muitos quilômetros e tem um cenário bonito e natural, quase sem desenvolvimento turístico, mas são as enormes ondas que tornam a praia famosa.

Nos meses de verão, essa praia atrai pessoas de várias idades e países diferentes. Já no inverno, atrai um tipo totalmente diferente de turista, os corajosos surfistas, que procuram as ondas colossais que quebram na praia do Norte.

As praias mais baratas de Portugal

Para os que pretendem economizar e mesmo assim não abrem mão de aproveitar as praias de Portugal, algumas cidades do país são mais baratas nos quesitos alimentação e hospedam.

Conheça quatro delas:

1. Figueira da Foz

Onda na praia Figueira da Foz

Imagem: nunonobrega

Também conhecida como “rainha das praias de Portugal“, a cidade Figueira da Foz fica no distrito de Coimbra.

Ela possui 34 quilômetros de praias, entre elas praias calmas, de falésias, e também de grandes ondas que são ótimas para quem gosta de praticar surf.

As praias de Figueira da Foz também possuem o maior areal urbano da Europa, onde acontecem vários eventos que reúnem pessoas de todos os lugares do mundo.

Nessa cidade, você poderá encontrar boas opções de hotéis, alguns até de frente para o mar, a partir de € 40.

2. Matosinhos

Praia e cidade de Matosinhos

Imagem: depositphotos

Vizinha de Porto, Matosinhos é um destino de praia perfeito para quem está viajando com as crianças, pois além de uma orla cheia de atividades, ainda tem um oceanário.

É aqui que você e sua família vão poder curtir uma praia em Portugal sem se preocupar com o bolso, pois os preços são bem mais amigáveis que outras praias famosas do país.

3. Setúbal

Praia de Galapos, em Setúbal

Praia de Galapos, em Setúbal | Imagem: depositphotos

A praia de Galapos, na região de Setúbal, já foi considerada a praia mais bonita da Europa.

É uma praia de águas calmas e cristalinas e rodeada de vegetação da Serra da Arrábida.

A cidade fica a 49 quilômetros de Lisboa e também é uma ótima opção para quem quer curtir uma boa praia em Portugal sem gastar rios de dinheiro.

Outra ótima praia dessa cidade é a Praia da Figueirinha, que possui areia bem branquinha e águas bem calmas e cristalinas.

O único ponto negativo aqui é que essa praia costuma ter bastante gente.

4. Esposende

Praia da Apúlia, Esposende

Praia da Apúlia, em Esposende | Imagem: lipa_apl12

Esposende é uma cidade bem pequena, com cerca de 10 mil habitantes, que fica no distrito de Braga, a menos de uma hora de porto.

Os destaque aqui são para a Praia da Apúlia, Praia da Ramalha e a Praia de São Bartolomeu do Mar, que possui um areal de mais de 1 quilômetro de extensão.

Depois dessa extensa lista repleta de dicas e de imagens de tirar o fôlego, não há dúvidas de que Portugal é um destino fantástico para quem procura praia, com muitos lugares bonitos ao longo da costa. Escolha as suas preferidas e aproveite!

Sobre o autor

Brasileira, jornalista e consultora de viagens. O seu interesse por lugares e diferentes culturas a fez unir duas paixões: viagens e escrita, para inspirar, ensinar e informar que o mundo é mais acessível do que a gente pensa.