San Sebastián: dicas, história, praias e os famosos pintxos

Cidade de San Sebastian vista de longe

Imagem: freepik.com

Localizada no norte da Espanha, dentro de um país autônomo chamado País Basco, San Sebastián é mundialmente conhecida por suas praias e o destino perfeito para quem ama arquitetura, música, artes e gastronomia.

Além disso, possui festivais anuais que atraem turistas de todos os lugares do mundo, como o Festiva Internacional de Cinema e o Jazzaldia, um festival de jazz super popular.

Também chamada de Donostia, nome da cidade em euskera (língua basca), ela mantém muitas tradições no ramo da culinária. Por exemplo, os famosos pintxos, que são petiscos servidos em palitos por bares e restaurantes da região.

Em outubro acontece a Gastronomika, um congresso que reúne o melhor da gastronomia desse pedacinho da Europa.

Quer saber mais sobre essa cidade? Então confira aqui tudo o que você precisa saber antes de embarcar para San Sebastián.

Em pelo menos dois dias de estadia você consegue conhecer a história da cidade através de um roteiro bem planejado!

História de San Sebastián

Uma das ruas da cidade de San Sebastian

Imagem: freepik.com

O contexto histórico dessa cidade europeia é marcado por altos e baixos. Em primeiro lugar, San Sebastián ganha o título de cidade no século XII e se transforma em um porto comercial muito importante do Reino de Navarra.

Com o crescimento da população e de construções, ela passa a integrar o reino de Castela.

No auge do seu desenvolvimento populacional e estrutural, Donostia perde relevância no tráfego comercial marítimo para a cidade vizinha Bilbau e um grande incêndio atinge a população. Esses dois acontecimentos marcaram os séculos XIV e XV na história do País Basco.

Ao tentar reerguer a cidade, a população passa a fazer construções de pedras para evitar novos incêndios e o porto comercial passa a ser um porto militar. No entanto, essa última mudança reflete em uma decadência econômica da região.

Mais tarde, no século XVIII, o exército francês saqueia a cidade e passa a dominá-la. Só em 1808 essa situação é revertida por Napoleão, que consegue reconquistar o município.

É então que surge o período conhecido como “Belle Epoque” de San Sebastián que retoma o porto comercial e destrói muralhas levantadas após o incêndio, pois a população volta a crescer.

Esses acontecimentos são sucedidos pela chegada da rainha Maria Cristina que decide passar as férias na cidade para se tratar de um problema de saúde.

Com a visita da monarca, Donostia recebe novas construções que podem ser vistas ainda hoje, como a Catedral de San Sebastián, também chamada de Catedral del Buen Pastor.

Desde então, esse pedaço da Europa vem se destacando pela cultura de seu povo. Por exemplo, em 1953 ocorre a primeira edição do Festival de Cinema, evento que reúne pessoas do mundo inteiro atualmente.

Além disso, suas praias ficaram famosas, assim como os acontecimentos culturais e gastronômicos.

Dicas de passeios em Donostia

Viagens para San Sebastián costumam ocorrer com mais frequência entre os meses de junho e setembro, período que compreende o verão na Espanha.

A época mais quente é escolhida devido ao interesse em aproveitar belas praias locais. Mas, nas demais estações a cidade também tem seu charme.

Confira alguns lugares para você conhecer por lá:

Monte Igueldo

Praia vista do Monte Igueldo

Imagem: freepik.com

Não poderíamos começar a citar os pontos turísticos sem falar de um dos principais cartões postais dessa cidade, o Monte Igueldo.

Localizado na Bahía de La Concha, ele é considerado o limite entre San Sebastián e o mar.

Trata-se de um ótimo lugar para levar toda a família, pois além da vista espetacular de toda a cidade, o monte ainda conta com um parque de diversões.

Para chegar ao cume, você pode usar a ferrovia funicular que funciona desde 1912.

Peine del Viento

Peine del Viento nas pedras do mar

Imagem: freepik.com

Aproveitando sua visita ao Monte Igueldo, que tal conferir a coleção de três esculturas de aço criada pelo artista basco Eduardo Chillida?

El Peine del Viento (O pente do vento) fica localizado próximo ao monte, posicionado onde termina a cidade e começa o mar.

A obra de arte foi iniciada em 1952 e é composta por três aços fixados em rochas que pesam mais de 9 toneladas cada um.

Parte Vieja

Plaza de La Constitución em San Sebastian

Plaza de La Constitución na cidade velha | Imagem: wikimedia commons

A chamada Cidade Velha é, na verdade, o Bairro Histórico do município. Em uma caminhada por essa área, você pode encontrar diversos pontos turísticos.

Além disso, basta atravessar a avenida Boulevard para encontrar o centro de Donostia. Uma das praças mais famosas de San Sebastián é a Plaza de La Constitución.

A fama dessa praça surgiu porque, anualmente, o lugar vira palco para La Tamborrada, festa que ocorre dia 20 de janeiro em homenagem ao patrono que dá nome a cidade.

Ali perto tem outro ponto importante para a cidade e muito visitado por turistas, a Iglesia de San Vicente.

Com seu estilo gótico, essa igreja é a mais antiga da cidade e sua estrutura é composta por retábulos românticos, vitrais e um órgão francês de 1868.

Também por essa mesma região é possível conferir as exposições do San Telmo Museoa, visitar a Basílica de Santa María del Coro e ver o Bairro Histórico por outro ângulo, subindo o Monte Urgull.

Catedral del Buen Pastor

Fachada principal da Catedral de San Sebastián

Imagem: freepik.com

Esse templo também é chamado de Catedral de San Sebastián, e é considerado o edifício mais alto da cidade. Construída no século XIX, a catedral é inspirada nas igrejas medievais da França e Alemanha.

Uma curiosidade sobre sua estrutura é que seus principais materiais de construção vieram do Monte Igueldo.

Tabakalera

Prédio Tabakalera em San Sebastian

Imagem: tabakalera.eu

O que antes era uma fábrica de tabaco, hoje é um centro cultural para o povo basco e seus turistas.

Construído em 1913, o espaço agora agrega a cultura contemporânea e tem como objetivos ser um centro de produção e oferecer atividades para o público.

Tabakalera recebe o Festival de Cinema de San Sebastián, feiras e reuniões, concertos, seminários, conferências, exposições, performances e oficinas.

Também é possível alugar o espaço para apresentações e instalações artísticas. Além disso, a fábrica ainda recebe turistas para visitas guiadas.

Mercado de La Bretxa

Localizado no Boulevard, esse mercado é a sensação para os amantes de gastronomia.

Além de encontrar vários tipos de alimentos, principalmente os típicos da cidade, você também pode acabar encontrando chefs de cozinha famosos da região.

Palacio de Miramar

Palacio de Miramar

Imagem: palaciomiramar.eus

Outro importante ponto de Donostia é o Palacio de Miramar, além do lindo jardim que possui, o espaço conta com vários edifícios e dependências.

Projetado em 1888, esse palácio recebeu o nome de “Casa Real de Campo de Miramar em San Sebastián”.

Atualmente, abriga diversas atividades como celebrações (casamentos, aniversários), reuniões de negócios (apresentações de empresas ou almoços) e atividades intelectuais (conferências, congressos, seminários).

Praias da cidade

San Sebastián ainda conta com três praias com características bem específicas. Por exemplo, La Concha é a mais conhecida, Ondarreta é popular entre as famílias e La Zurriola é muito frequentada pelos surfistas.

Além dessas, a cidade ainda conta com um pequeno trecho de areia na ilha de Santa Clara, que mesmo sendo pequena, possui vários tipos de serviços.

Conheça a seguir um pouco mais sobre as três praias.

Playa de La Concha

Playa de La Concha

Imagem: freepik.com

Com 1.500 metros de areia, a Playa de La Concha é a mais visitada das três. Localizada no centro da cidade, a praia conta diversas atrações para o público como spa, bares, restaurantes etc.

Ela e a Playa de Ondarreta constituem a Bahía de La Concha.

Playa de Ondarreta

Playa de Ondarreta

Imagem: freepik.com

Essa praia é ideal para ir em família, pois ela possui espaço para jogar vôlei, futebol, para praticar outros exercícios e para toda a criançada brincar.

Já em dias com tempestades, o mar dessa praia vira um ótimo lugar para o surf.

Playa de La Zurriola

Playa de La Zurriola

Imagem: freepik.com

Enquanto a Ondarreta é apreciada pelos surfistas em dias de chuva, a Playa de La Zurriola é abrigo anual para esse público.

A praia é tão famosa pelas ondas que tem até cursos e campeonatos de surf.

Também há partidas de futebol de areia e a prática de outros esportes. Por tudo isso, esse espaço costuma ser o destino favorito dos jovens.

Festival de jazz e cinema

Banda de Jazz em Jazzaldia

Imagem: jazzaldia.eus

Donostia ainda é uma cidade com diversos eventos culturais como o Festival de Jazz Heineken. Também chamado de Jazzaldia, o evento acontece no fim de julho e reúne artistas de todo o mundo.

Além disso, a programação sempre abre espaço para as bandas locais de jazz. Durante os cinco dias de evento, há vários polos espalhados pela cidade e o valor de cada um depende das atrações.

Outro evento mundialmente conhecido é o Festival de Cinema de San Sebastián. Para quem é um apaixonado pelo audiovisual, pode aproveitar a programação desse festival durante o mês de setembro.

E vale ressaltar que ele também recebe o nome de Zinemaldia.

Gastronomika

Nem só de cinema e jazz vive a cultura do povo basco. A gastronomia tem um espaço considerável no dia a dia da população e dos turistas.

Um exemplo disso é o Gastronomika, um dos principais congressos internacionais de gastronomia. Há mais de 20 anos, o evento movimenta essa cidade da Europa no mês de outubro com a presença de chefs de todos os lugares do mundo.

Os famosos pintxos

Prato com pintxos

Imagem: freepik.com

É impossível falar sobre a gastronomia de Donostia e não citar os pintxos. Para quem não sabe, esse nome refere-se a um tipo de “petisco” fixado por um palito e facilmente encontrado nos bares da cidade.

Entre as áreas mais movimentadas, a Cidade Velha e o bairro Gros são os mais populares para se deliciar com as variedades desses pequenos pratos.

Originalmente, os pintxos eram uma fatia de pão baguete com algum tipo de comida por cima.

Ainda é possível encontrar essas versões mais clássicas, porém a ideia evoluiu e se tornou uma importante culinária em miniatura.

A tradição desse prato é tão forte em San Sebastián que é comum encontrar amigos indo de bar em bar para tomar uma cerveja (chamada de zurito) ou um copo de vinho (chamado de txikito) acompanhado de um pintxo.

Depois de conhecer tudo sobre o que fazer em San Sebastian, as praias e a gastronomia de lá, descubra aqui mais cidades da Espanha para conhecer.

Onde tirar as melhores fotos

Veja a seguir 10 locais e muitas dicas para você tirar várias fotos durante a sua viagem a San Sebastián.

1. No Monte Igueldo você pode ter a cidade como plano de fundo das suas fotografias

Menina no Monte Igueldo observando a cidade

Imagem: camillefrth

Além de curtir o Parque de Diversões no Monte, você também pode aproveitar a bela visão do alto da cidade. Do cume, é possível visualizar as construções históricas e a praia de La Concha.

2. Ali perto também dá para tirar foto com as esculturas que compõem o Peine del Viento

Menina e Peine del Viento atrás

Imagem: anmurta

Quando o mar está calmo é possível chegar bem pertinho das esculturas do Eduardo Chillida. Então, que tal aproveitar para registrar esse momento importante da viagem?

3. E é claro que a Playa de La Concha não poderia ficar de fora do seu álbum de viagem

Mulher na areia da Playa de la Concha

Imagem: jana.twzdlo

A areira fininha, o mar cristalino e o sol são uma combinação perfeita que pode ser encontrada nas praias do País Vasco e com a Playa de La Concha não seria diferente.

4. Nem mesmo o calçadão da principal praia da cidade

Homem na orla da Playa de la Concha

Imagem: mikelvelaz

E o cenário dessa praia é tão encantador que você nem precisa estar na areia para aproveitar a paisagem incrível que ela oferece ao entardecer.

5. Aproveite e tire fotos na Bahía de La Concha

A Bahía de La Concha proporciona um visual perfeito para que você faça reflexões sobre a vida e claro, tire aquela foto incrível.

6. Registre o Tunel del Antiguo

Menina sentada no Tunel del Antiguo

Imagem: nurix89

Já para o amantes de uma boa obra de arte, a dica é passar e parar para admirar o Tunel del Antiguo. Essa passagem é um experiência sensorial artística e subaquática que ganhou vida em 2016 e encanta o povo basco e os turistas de todo o mundo.

7. Uma foto bem descontraída no Palacio de Miramar

Casal sentado na grama do Palácio Miramar

Imagem: samanthaac22

Que tal passar um tempo sentado na grama, curtindo uma boa brisa e desfrutando da vista para o mar? No jardim do Palácio de Miramar é possível fazer tudo isso e ainda registrar a beleza desse lugar.

8. O Monte Urgull é outro ponto turístico para você ver a cidade do alto

Menina sentada no Monte Urgull

Imagem: angiegracee

Outra maneira de ver a Playa de La Concha do alto é visitando o Monte Urgull e a beleza das construções de pedra deixa o lugar ainda mais incrível.

9. Já para aproveitar a arquitetura de Donostia, faça uma parada obrigatória na Catedral del Buen Pastor

Por fora ou por dentro, a Catedral del Buen Pastor é um prato cheio para quem ama conhecer a história dos lugares por onde passa.

10. Além, é claro, de posar na rua estreita que leva até a Basílica de Santa María del Coro

A arquitetura desse pedacinho da Europa é encantadora e rende fotografias lindas para você lembrar sempre dessa viagem.

Sobre o autor

Jornalista e redatora web, Katharyne escreve sobre diversas temáticas para a internet. Uma delas é sobre viagens, com a qual inclusive, possui bastante afinidade.