Cidades da Espanha: as principais e melhores para morar

Rua La Rambla de Santa Monica, Barcelona.

Rua La Rambla de Santa Monica, Barcelona | Imagem: freepik.com

As praias, a gastronomia e as belezas naturais da Espanha fazem desse pedacinho da Europa um lugar incrível, sendo o segundo país mais visitado do mundo.

E quando você pensa nas cidades da Espanha, logo vem à sua mente Madrid, Barcelona ou Valência, não é mesmo? Por serem as mais conhecidas, essas cidades se tornam os principais destinos dos viajantes brasileiros.

No entanto, a lista de municípios espanhóis é extensa e cada um deles possui particularidades que conquistam o coração de qualquer um. Sevilha, Girona, Córdoba e Salamanca são alguns exemplos de cidades que muita gente não conhece, mas que assim como as maiores, têm muito a oferecer.

Aqui você vai conhecer 16 cidades da Espanha e suas principais características. Você também vai descobrir quais delas são boas para morar e quais não podem ser esquecidas no seu roteiro de viagem. Dessa forma, você vai poder escolher as que mais combinam com seu estilo de vida, ou com suas férias!

Mapa da Espanha

Ocupando uma área de 505.955 quilômetros quadrados, a Espanha abriga mais de 50 cidades que são divididas por regiões. Além disso, a nação também conta com o arquipélago chamado de Illes Balears (Ilhas Baleares), onde está localizada a tão famosa ilha de Ibiza.

Principais cidades da Espanha

Madrid, Barcelona e Valência são as principais cidades da Espanha por abrigarem uma maior quantidade de habitantes. Além disso, são regiões com maior fluxo de turistas. Conheça um pouco sobre cada uma delas e também outras menores.

Madrid

Plaza Mayor de Madrid

Plaza Mayor de Madrid | Imagem: freepik.com

A principal cidade da Espanha é sua capital, Madrid. Localizada no centro da Península Ibérica, ela é considerada uma das capitais mais verdes da Europa, e suas paisagens combinam prédios históricos e infraestruturas modernas.

Outro ponto que chama bastante atenção é a quantidade de museus, número esse que ultrapassa os 60. Essas unidades retratam aspectos históricos, culturais e os mais diversos conhecimentos humanos.

Um bom exemplo disso é o Museu do Prado, que conta com a mais completa coleção de pinturas espanholas. Considerado um dos mais ricos do mundo, esse museu abriga pinturas, esculturas, desenhos, gravuras, moedas, medalhas etc.

O Palácio Real é mais um atrativo de Madrid, considerado o maior palácio da realeza na Europa. Ele foi construído no século XVIII e serviu de moradia para o Rei Felipe V. Ao todo são 153 mil metros quadrados, com mais de 4 mil quartos e uma enorme área verde que compõe o jardim.

Outros pontos turísticos muito famosos dessa cidade são: a Plaza Mayor, com a estátua do rei Felipe II no seu centro; o Mercado de São Miguel; o Parque do Retiro; e o Palácio de Cristal, que é simplesmente lindo por dentro e por fora. Saiba tudo sobre Madri aqui.

Barcelona

Museu Nacional de Barcelona

Museu Nacional de Barcelona | Imagem: freepik.com

Capital da região chamada Catalunha, Barcelona é conhecida como um museu a céu aberto. Esse codinome refere-se à estrutura da cidade preservada ao longo dos anos, que evidencia seu passado histórico-cultural através de vestígios romanos, bairros medievais e áreas urbanas do século XX.

Ao mesmo tempo, ela também apresenta prédios modernistas, e por essa razão ganhou outro título: o de capital mundial do modernismo.

A Basílica da Sagrada Família e até mesmo o Hospital da Santa Cruz e São Paulo são edifícios com essa característica. Inclusive, quem tem interesse por arquitetura pode fazer uma visita guiada dentro da unidade hospitalar e conhecer um pouco mais sobre a história do lugar.

Além da arquitetura dos prédios antigos, a cidade ainda conta com infraestruturas esportivas que fazem o maior sucesso com o público em geral. Clique aqui para descobrir muito mais coisas sobre Barcelona.

Valência

Cidade das Artes e das Ciências

Cidade das Artes e das Ciências | Imagem: freepik.com

Por ser uma cidade portuária, Valência sempre foi uma região importante para a Espanha. Atualmente, é a terceira maior cidade do país e seu visual mescla comércio e cultura.

O litoral é um capítulo a parte das belezas desse lugar, destacando-se praias como Malva-rosa e El Cabanyal.

A arquitetura também tem destaque nesse pedaço do Mediterrâneo, pois une prédios antigos e instalações modernas. A Catedral de Valência, por exemplo, é um cartão postal da cidade e sua construção de estilo gótico durou praticamente dois séculos, entre 1262 e 1426.

Em contrapartida, a Cidade das Artes e das Ciências é um complexo futurista finalizado em 1998 e conta com seis áreas destinadas à cultura e ao entretenimento.

Outros prédios revelam a história dos valencianos como o Mercado da Seda, chamado pelos nativos de Lonja de la Seda.

Esse prédio serviu para transações comerciais durante o século XV e seu interior revela a luxuosidade dos comerciantes. Clica aqui para saber mais sobre o que fazer na cidade de Valência.

Sevilha

Praça da Espanha, Sevilha

Praça da Espanha, Sevilha | Imagem: freepik.com

Localizada na região Andalucía, essa cidade possui um centro histórico com diversos prédios declarados Patrimônio Mundial. Por exemplo, a enorme e imponente Praça da Espanha, a Catedral de Sevilha, os Reales Alcázares e o Archivo de Indias são construções consideradas emblemas da cidade.

Outro espaço bem interessante em Sevilha é o Parque Nacional de Doñana, considerado a maior reserva biológica da Espanha. Por lá, é possível praticar diversos esportes ou simplesmente aproveitar a natureza.

Sevilha também tem muito a oferecer para quem curte alternativas de lazer mais urbanas e agitadas. O parque de diversões Isla Mágica é um exemplo disso, um local ideal para ir com toda a família. Isso sem falar na vida noturna da cidade, que pode ser conhecida através do bairro de Santa Cruz e na rua Argote de Molina.

Zaragoza

Uma das cachoeiras do Mosteiro de Pedra

Uma das cachoeiras do Mosteiro de Pedra | Imagem: monasteriopiedra.com

Assim como outras cidades da região Aragão, Zaragoza possui uma paisagem diversificada graças ao rio Ebro, que atravessa a cidade.

Um lugar muito famoso e visitado pelos turistas em Zaragoza é um dos recantos espirituais espanhóis mais importantes do país: a Basílica de Nossa Senhora do Pilar.  A entrada é livre, e esse templo barroco é também um centro artístico que reúne obras de diferentes épocas.

Para os mais aventureiros, em Zaragoza existe um lugar chamado de Mosteiro de Pedra, um complexo mais afastado da cidade, mas que possui hotel, parques, grutas, lagoas e cachoeiras para ninguém colocar defeitos. O local é inclusive, cenário de muitos casamentos devido a sua beleza.

Girona

Parte medieval de Girona

Parte medieval de Girona, em frente a Catedral | Imagem: freepik.com

A história de Girona envolve a cultura e a religiosidade dos povos romanos, árabes e hebraicos. Além disso, ela é chamada de “Cidade dos Quatro Rios“, uma vez que está localizada em uma região de encontro desses cursos de água, o que a torna uma das mais bonitas cidades da Espanha.

Esta cidade ainda abriga o Call, um dos bairros judeus mais bem preservados da Europa. Por lá, é possível encontrar ruas estreitas e feitas de pedra, uma sinagoga e centros de estudo cabalístico. Catedrais e mosteiros também são encontrados nesse município como Sant Pere de Galligants e a igreja de Sant Nicolau, ambos templos românticos da Idade Média catalã.

Mas, um dos lugares mais bonitos da cidade é a Muralha de Girona, obra desenvolvia pelos romanos no século XIV. As visitas por esse espaço são gratuitas e podem ser feitas a qualquer momento do dia.

Bilbao

Museu Guggenheim em Bilbao

Museu Guggenheim | Imagem: freepik.com

Bilbao é, na verdade, uma cidade portuária industrial e isso está bem claro no estilo dos prédios que a constituem.

Por exemplo, ao desembarcar nessa cidade você deve conhecer um símbolo de sua arquitetura, o Museu Guggenheim. Inaugurado em 1997, esse espaço abriga obras de grandes artistas, além de oferecer atividades para os visitantes.

Outro ponto turístico que não pode faltar na sua viagem é a Catedral de Santiago. Você vai se encantar com o estilo gótico do seu interior e com uma fachada inspirada nas tendências do século XIX. Para visitar, basta pagar uma taxa de no máximo 5 €, entre segunda e domingo.

Málaga

Cidade Málaga vista aérea

Imagem: freepik.com

O clima agradável e as praias fazem da Málaga um dos destinos preferidos dos turistas que querem visitar a Espanha. Isso sem contar nos diversos espaços com áreas verdes, como os jardins Puerta Oscura e a Alameda Principal.

Essa é a cidade natal de Pablo Picasso, por essa razão a figura do artista é bastante explorada em torno do município. Um exemplo disso é o Museu Picasso, fundado em 2003 e que tem como sede o Palácio Buenavista, no centro histórico da cidade.

Uma outra unidade destinada à criatividade Picassiana é a Casa-Museu Pablo Ruiz Picasso. O espaço funciona dentro da casa de nascimento do pintor e conta com uma coleção de obras originais. Além dele, outros artistas compõem o espaço que tem mais de 3.500 peças em exposição.

Melhores cidades para morar

Está pensando em se mudar do Brasil e tem em mente a Espanha como destino? Conheça um pouco mais sobre algumas cidades ótimas para se morar no país.

Madrid

Puerta del Sol de Madrid

Praça Puerta del Sol | Imagem: mau_aga

Madrid é considerada um grande centro urbano, abrigando pessoas de diversos países que a procuram para estudar ou em busca de oportunidade de emprego.

Apesar de ser uma cidade com um custo de vida elevado, é possível viver com muita qualidade. Quem fala inglês, espanhol e outra língua tem maior facilidade em conseguir emprego em serviços envolvendo turismo, por exemplo.

A oferta de trabalho não é a única característica que desperta o interesse em morar nessa cidade. Além do visual incrível, Madrid também tem um bom transporte público e um excelente sistema de saúde público, considerado um dos melhores do mundo.

Para quem gosta da vida noturna, pode desfrutar de bares, cafés e salões que estão espalhados em bairros como Salamanca, Malasaña ou pelo Centro.

Sevilha

Torre del oro, Sevilha

Torre del oro, Sevilha | Imagem: freepik.com

Conhecida como a cidade mais romântica da Espanha, Sevilha reúne outros atributos para conquistar o coração do brasileiro que está de mudança. Além de suas belezas naturais e dos seus prédios históricos, ela ainda tem um ótimo clima e uma população super acolhedora.

Outro ponto positivo são as festas tradicionais do povo sevilhano, como a Páscoa e a Feira de Abril. Esses eventos revelam a devoção e o folclore dessa cidade charmosa e ajudam o novo morador a se sentir mais em casa.

Também possui diversos espaços destinados para congressos, exposições e eventos credenciados. Tudo isso sem falar na sua localização, estando a pouco mais de duas horas de distância da capital do país, Madrid.

Barcelona

Barcelona vista de cima

Imagem: freepik.com

Mesmo sendo uma das cidades da Espanha com um alto custo de vida, Barcelona recebe estudantes e profissionais de todo lugar do mundo. Por possuir parques empresariais e centros de exposições, ela se torna uma cidade ideal para negócios.

Inclusive, existem diversos recintos que abrigam feiras, congressos internacionais, simpósios e reuniões como é o caso da Fira de Barcelona, Gran Vía e o Palácio de Congressos da Catalunha.

Além disso, ela possui diversas atrações como museus, exposições, shows e espetáculos, sem contar nas importantes manifestações da cultura popular. Um bom exemplo disso é o Festival La Mercé, que ocorre todos os anos no final de setembro e é considerado a maior festa de rua da cidade.

Valência

Vista de Valencia, mais uma cidade da Espanha

Imagem: depositphotos

A terceira maior cidade espanhola também serve de abrigo para os brasileiros que buscam moradia na Europa. Além de ter um custo de vida mais barato que Madrid e Barcelona, Valência também possui um clima agradável e cenários de tirar o fôlego.

Para quem deseja desenvolver seus negócios, esse lugar oferece todo o suporte necessário, pois é um excelente centro de congressos, possui um transporte público eficiente e tem uma potente rede de comunicação. Trata-se de um ponto de encontro para os eventos profissionais de destaque.

Quanto ao lazer, é possível curtir uma noite animada nos estabelecimentos à beira mar ou nos bares e pubs do Barrio del Carmen, área mais popular da cidade.

San Sebastian

Playa de Ondarreta

Playa de Ondarreta, em San Sebastian Imagem: freepik.com

Localizada no norte da Espanha, San Sebastian é muito conhecida por suas belas praias e por seus eventos e festivais anuais que atraem turistas do mundo todo.

Mas apesar dos festivais e da agitação das praias durante o verão, em todo o resto do ano San Sebastian se mostra uma cidade calma, tranquila e muito segura, o que faz dela uma ótima opção para quem deseja morar na Espanha.

A Praia de Ondarreta, por exemplo, é um ótimo lugar para praticar exercícios, jogar vôlei ou futebol, e ainda levar a família inteira para passear e aproveitar a água. Clica aqui para saber mais o que fazer em San Sebastian.

Cáceres

Plaza Mayor de Cáceres, uma das Cidades da Espanha

Plaza Mayor de Cáceres | Imagem: freepik.com

De acordo com a agência de notícias internacionais EFE, Cáceres é a sexta cidade mais econômica para se viver na Espanha.

Isso porque, os custos de vida com moradia e lazer são bem mais baratos do que os grandes centros urbanos espanhóis. Ainda segundo o site, essa cidade é a quinta mais barata para ir ao cinema. Por tudo isso, é o lugar preferido do estudantes.

Além de todos esses fatores, esse município espanhol é bem tranquilo e possui menos de 100 mil habitantes.

Cidades que valem a pena conhecer

Além das que já foram citadas, a Espanha também possui cidades menores cheias de beleza, história e cultura, que às vezes passam despercebidas, mas que valem a pena conhecer. Conheça algumas.

Astúrias

Campos, montanhas e lago na região de Astúrias

Campos, montanhas e lago na região de Astúrias | Imagem: freepik.com

A cidade de Astúrias é a combinação perfeita entre natureza, gastronomia e cultura. As paisagens verdes são os maiores atrativos dessa província espanhola que acabou recebendo o apelido de paraíso natural.

Um dos principais parques públicos de lá é o Campo de São Francisco, que tem aproximadamente 90 mil metros quadrados e  centenas de altas árvores de diferentes espécies espalhadas por eles.

Quando o assunto é culinária, a cidade se destaca pelos queijos cabrales, ensopado de feijão e até mesmo bebidas personalizadas, como a cidra.

Por fim estão os atrativos culturais do local, sendo o museu dos Banhos Romanos de Campo Valdés o mais importante. Por lá, o visitante pode conhecer um pouco da história e dos costumes dos séculos I, II, III e IV.

Córdoba

Ponte em Córdoba com mesquita atrás

Ponte em Córdoba com mesquita ao fundo | Imagem: freepik.com

Córdoba, ou Córdova, é uma cidade fundada pelos romanos que já foi considerada a maior cidade da Europa.

Na época em que também era considerada uma das cidades mais desenvolvidas do mundo, foi construída a Grande Mesquita de Córdoba, uma construção muçulmana que levou nove séculos para ser concluída e fica no centro histórico da cidade.

Essa cidade também preserva muito bem até os dias de hoje a Ponte Romana, construída no século I. Ela tem 16 arcos e é quem liga o campo da verdade ao centro histórico.

A cidade tem outros cartões postais para conhecer, como a Puerta del Puente, que fica perto da Mesquita, a Torre de Calahorra, que fica no bairro Guadalquivir, e também tem uma charmosa praça retangular chamada Praça da Corredera, que é um excelente ponto de encontro entre amigos.

Salamanca

Ponte Enrique Estevan e rio na cidade de Salamanca

Ponte Enrique Estevan e rio na cidade de Salamanca | Imagem: freepik.com

Essa cidade está a apenas 212 km da capital Madrid, e seu maior atrativo é a Universidade de Salamanca, não só pela estrutura impressionante do local, mas principalmente pela sua trajetória de mais de 800 anos, sendo uma das universidades mais antigas da Europa.

Além da faculdade, Salamanca presenciou a primeira gramática de língua espanhola no século XV. O que explica essa ser uma cidade muito escolhida pelos estudantes, principalmente aqueles que querem aperfeiçoar o nível do espanhol.

Segóvia

Cidade de Segóvia

Imagem: freepik.com

Ségovia é uma das cidades da Espanha que fica bem perto de Madrid, a menos de 100 km da capital, e como todas essas outras já citadas, pode ser visitada em 1 dia.

Essa é uma cidade que consegue fisgar seus turistas através do paladar, e o principal prato de sua gastronomia é um leitão assado, mas ainda é possível aproveitar de outras opções como feijões, cordeiros etc.

Alguns pontos turísticos que também costumam atrair muito os visitantes são: o Palácio Real de Granja de San Ildefonso e o Palácio Real de Riofrío, espaços que evidenciam a história da realeza e expõem diferentes obras de arte.

Tarragona

Anfiteatro Romano em Tarragona

Anfiteatro Romano em Tarragona | Imagem: Imagem: freepik.com

Situada na comunidade Catalunha, Terragona fica somente à 90 km de Barcelona, podendo muito bem ser visitada em um bate e volta, caso você esteja hospedado na metrópole.

Cidade antiga, Tarragona é considerada um verdadeiro museu ao ar livre. Ela foi capital do antigo Império Romano e até hoje é possível encontrar traços desse passado ao longo da província. Um de seus lugares mais fascinantes é a Via Augusta, uma estrada que reúne 96 monumentos e paisagens de tirar o fôlego.

Toledo

Toledo, uma das Cidades da Espanha

Imagem: freepik.com

Para finalizar as cidades da Espanha, não poderíamos esquecer de Toledo, uma das que mais possuem riquezas monumentais. Palácios, sinagogas, igrejas, mesquitas e fortalezas compõem os cenários dessa província que, assim como as demais, é declarada como Patrimônio da Humanidade.

Outra característica muito importante é sua capacidade de abrigar diferentes religiosos, como cristãos, árabes e judeus. Devido à essa condição, ela ficou conhecida como a cidade das três culturas e isso reflete bastante em suas construções e tradições.

E então, em qual dessas cidades da Espanha você pretende passar suas próximas férias ou tornar o seu novo lar? Avalie bem suas opções e planeje seu roteiro ou sua vida com base nas experiências que você mais gosta!

Sobre o autor

Jornalista e redatora web, Katharyne escreve sobre diversas temáticas para a internet. Uma delas é sobre viagens, com a qual inclusive, possui bastante afinidade.