Cidade de Liverpool: 30 lugares para conhecer

Pôr do sol na cidade de Liverpool

Imagem: freepik.com

Liverpool é uma cidade portuária que fica na Inglaterra, e entrou na rota mundial do turismo por ser a terra natal dos Beatles.

Justamente por esse motivo, boa parte do entretenimento por lá gira em torno do tema, como o museu oficial da banda (que conta a trajetória do quarteto) e o lendário Cavern Pub.

Além da música, a cidade é famosa pelo futebol. Os estádios dos rivais Liverpool FC e Everton FC, por exemplo, são boas opções de passeio.

Até para quem não se interessa por música ou esporte, aqueles que gostam de locais que misturam a energia dos centros urbanos e um certo charme histórico vão adorar conhecer essa cidade.

Aqui você vai descobrir tudo o que fazer em Liverpool e também algumas opções de lugares para se hospedar e comer.

Cidade de Liverpool: um pouco da história

Liverpool foi fundada em 1027 e atualmente é a oitava maior cidade do Reino Unido. Contando também com um dos maiores portos da Grã-Bretanha.

Entre os séculos XVIII e XIX foi um dos mais importantes centros comerciais do mundo, tendo sido peça fundamental nos processos migratórios e econômicos mundiais.

Tanto que, em 2004, o centro histórico e a zona portuária da cidade foram incluídos na lista de Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco.

30 lugares para você conhecer por lá

1. The Cavern Club

Apresentação no The Cavern Club

Imagem: Roberta Lemes (equipe eurotrip)

O The Cavern Club fica em uma região com frenética vida noturna. A fama se deve ao fato de que foi lá que os Beatles fizeram algumas de suas primeiras apresentações e ganharam projeção.

O verdadeiro Cavern, inaugurado em 1957, foi demolido em 1973, mas este espaço é uma réplica idêntica. Ela foi construída em 1984 a poucos metros do antigo local e com tijolos da edificação original.

Fazendo jus ao nome, o Cavern fica no subsolo de um prédio e até a entrada há uma escada bem íngreme. O ambiente é bem escuro e, nas paredes, muitas fotos, ingressos de shows, roupas usadas pelos Beatles e lembranças de diversos outros famosos que já passaram por lá (até o príncipe Charles).

O lugar abre todos os dias, porém somente para entrar é preciso pagar o valor £ 5, isso em dias normais.

2. The Jacaranda

Entrada do pub The Jacaranda

Imagem: thejacclub

Seguindo na temática Beatles, outro ponto imperdível para os fãs da banda é o The Jacaranda. Esse foi também um dos bares onde o quarteto mais se apresentava na cidade (mais até que o Cavern), ainda com o nome de Querrymen.

O bar abriu em 1957, fechou em 2011, e reabriu reformado em 2014 com uma decoração repleta de fotos e ilustrações dos FabFour.

Atualmente, o subsolo recebe shows ao vivo de bandas locais, e no segundo andar ainda tem uma loja de vinis.

O The Jacaranda abre de segunda a sexta-feira, entre 17h e 22h, e sábado e domingo, entre 13h e 22h.

3. Pier Head

O Pier Head é uma antiga estação ferroviária que foi totalmente revitalizada e que hoje concentra algumas atrações: a estátua dos Beatles, o Beatles Story e o Museu de Liverpool. De seus arredores saem também diversos passeios de barco pelo rio Mersey.

Além disso, de lá se pode ter uma vista privilegiada das Três Graças (Three Graces), que são três importantes prédios históricos: The Royal Liver Building, The Cunard Building e Port of Liverpool Building. Eles fazem parte do centro histórico incluído na lista de Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco.

4. Estátuas dos Beatles

Estátuas dos Beatles no Pier Head

Imagem: freepik.com

No final de 2015, a cidade ganhou do artista Andy Edwards mais um cartão-postal relacionado aos Beatles: uma escultura de bronze dos integrantes da banda.

As estátuas replicam uma cena real baseada em uma fotografia dos anos 1960, com os quatro membros da banda caminhando em direção ao Rio Mersey.

Essas estátuas ficam em frente ao Liver Building, no Pier Head falado anteriormente.

5. The Beatles Story

Dentro do The Beatles Story

Imagem: Roberta Lemes (equipe eurotrip)

O The Beatles Story é o museu oficial dos Beatles. No espaço, dividido cronologicamente, se pode voltar no tempo em cada fase da banda, com roupas, instrumentos e outros objetos que pertenceram, de fato, a John, Paul, George e Ringo.

No local, há guia em áudio (fone) em diversos idiomas, inclusive português. Ou seja, mesmo que você não seja fluente em inglês, vai poder aproveitar muito, sem perder informação.

Como todo museu, lá também há uma lojinha repleta de itens (camisetas, canecas, chaveiros, lápis etc) com preços bem variados. Eu mesma aproveitei essa parada para comprar alguns presentes de viagem. Sucesso garantido!

O ingresso do The Beatles Story custa cerca de £ 16 e você pode comprar antecipadamente no site oficial do museu.

6. Museu de Liverpool

Em um enorme e moderno prédio branco no Pier Head fica o Museu de Liverpool. A edificação foi erguida somente em 2011 e hoje conta com um imenso acervo sobre a história da cidade, distribuído nos seus mais de 8 mil m².

As exposições e itens são organizados em seções específicas, mostrando Liverpool através de grandes marcos temporais, como a Revolução Industrial e as Grandes Guerras. Há também programação especial para crianças.

O museu funciona de quarta a domingo entre 10h e 17h, com entrada gratuita.

7. Mendips

Mendips casa onde viveu John Lennon

Imagem: nationaltrust.org.uk

Mendips é como é chamada a casa onde viveu John Lennon com a tia Mimi da infância até o estrelato. O músico se mudou para lá após a mãe decidir ir morar com o namorado.

Foi em frente a esta mesma residência que a mãe de John morreu atropelada por um motorista bêbado em 1958, após uma visita ao filho.

A Mendips é uma casa simples que fica no subúrbio, em Woolton, e é aberta para visitação. O ingresso custa cerca de £ 23 e pode ser adquirido on-line nesse link.

8. Royal Albert Dock

Royal Albert Dock em Liverpool

Imagem: Roberta Lemes (equipe eurotrip)

Um dos pontos mais emblemáticos da cidade, o Royal Albert Dock foi construído em 1846, às margens do rio Mersey, sendo um marco na arquitetura portuária da época.

Após o local ser todo revitalizado, os armazéns e depósitos deram lugar a centros culturais, bares e restaurantes. Ou seja, não funciona mais como um porto e é perfeito para uma happy hour ou um almoço.

Esse é, inclusive, um dos lugares mais visitados da cidade e de todo o Reino Unido.

9. Museu Marítimo

Entrada do Museu Marítimo de Liverpool

Imagem: liverpoolmuseums.org.uk

O Museu Marítimo fica no segundo andar do Albert Dock. No acervo, documentos marítimos, modelos de navios, obras de arte relacionadas ao tema, ferramentas e instrumentos. Uma infinidade de itens históricos. Há também uma exclusiva exposição fixa sobre o Titanic.

Sugiro que faça como eu e vá cedo, logo que abrir, para aproveitar com tranquilidade não apenas o museu, mas todas as opções no entorno.

O museu funciona de quarta a domingo entre 10h e 17h, com entrada gratuita.

10. Museu da Escravidão

Artefato dentro do Museu da Escravidão em Liverpool

Artefato dentro do Museu da Escravidão em Liverpool | Imagem: liverpoolmuseums.org.uk

Também no Albert Dock, no terceiro andar, está o Museu Internacional da Escravidão. Uma vez que Liverpool foi um porto relevante nas questões mercantes e econômicas, também foi centro do tráfico transatlântico de pessoas, especialmente africanos.

Atualmente, o museu conta a história da escravidão em todo o mundo e presta homenagens a grandes heróis negros e ativistas dos direitos humanos.

Esse museu também funciona de quarta a domingo entre 10h e 17h, e a entrada também é gratuita.

11. TATE Liverpool

Frente do TATE Liverpool

Imagem: namonai.jp

Prima das famosas TATE London e TATE Britain, a TATE Liverpool é igualmente impressionante, com obras de Miró, Andy Warhol, Salvador Dalí, Pablo Picasso e muitos outros.

Localizado também no Albert Dock, a galeria de arte moderna e contemporânea foi inaugurada nos anos 1980, quando o porto foi revitalizado.

A TATE Liverpool funciona diariamente entre 10h e 17h, com entrada gratuita (apenas algumas exposições eventuais cobram entrada).

12. Magical Mystery Tour

Ônibus do Magical Mystery Tour

Ônibus do Magical Mystery Tour | Imagem: cavernliverpool

Um clássico da cidade, esse é um passeio feito em um ônibus que é réplica do usado no filme “Magical Mystery Tour”, produzido pelos Beatles.

Na rota, pontos turísticos associados diretamente à banda, como as casas onde os integrantes moravam ou locais citados nas músicas.

O tour sai do Albert Dock e termina em frente ao The Cavern Club, dura cerca de 2 horas embaladas com muita música e a história da banda contada em detalhes pelos guias (tudo em inglês, mas há folhetos explicativos em vários idiomas). Esse passeio é tão bacana que fiz todas as vezes que visitei a cidade!

As saídas são diárias, entre 9h30 e 16h30. Os ingressos estão à venda no Albert Dock por cerca de £ 20, mas podem ser comprados antecipadamente nesse link.

13. Penny Lane e Strawberry Fields

Muro de Strawberry Fields

Muro de Strawberry Fields | Imagem: elexpedientecaniche

Se você não pretende participar do Magical Mystery Tour, ainda assim pode visitar lugares emblemáticos da cidade citados nas músicas do Beatles.

A Penny Lane, de fato, é apenas uma alameda sem muitos atrativos, próxima ao cruzamento com a Smithdown Road. Contudo, segue sendo ponto de encontro para a clássica foto com a placa que nomeia a rua (embora a original tenha sido retirada há tempos).

Da mesma forma, o portão e o muro de Strawberry Fields (o pátio do orfanato próximo à antiga casa de John Lennon, onde ele eventualmente brincava quando criança) podem ser visitados pelos turistas.

14. Estádio do Liverpool

Dentro do Estádio do Liverpool

Imagem: m_cholerton

O Anfield é o estádio do Liverpool Football Club, um dos grandes times da cidade, rival do Everton no clássico Merseyside Derby.

Inaugurado em 1884, é hoje um dos mais bonitos estádios da Inglaterra, com capacidade para 54 mil pessoas. O tour guiado custa entre £ 12 e £ 20, mas se pode optar apenas pela visita ao museu do time, que custa entre £ 6 e £ 10.

O estádio fica aberto ao público diariamente, entre 10h e 15h.

15. Estádio do Everton

Estádio do Everton Goodison Park

Imagem: beechside

Assim como o rival Liverpool, o Everton Football Club tem um estádio famoso, o Goodison Park. Embora menos visitado, ainda é uma boa opção de passeio para quem gosta do tema.

O estádio fica aberto ao público diariamente, entre 10h e 14h, e o tour pelas dependências custa entre £ 5 e £ 15.

16. British Music Experience

Desde 2017, Liverpool é sede do British Music Experience, que antes ficava em Londres, um museu interativo sobre a história do pop e do rock britânico desde os anos 1940.

Não estamos falando apenas dos Beatles, mas também de astros como David Bowie, Adele e Amy Winehouse. Há várias galerias multimídias, exposições, estúdio, e outras atividades no museu.

O local abre diariamente entre 10h e 14h45, e o ingresso custa £ 15, podendo ser adquirido no site oficial do museu.

17. Wheel of Liverpool

Wheel of Liverpool

Imagem: liverpool-one.com

Essa é uma roda-gigante, muito similar à London Eye, que foi inaugurada em 2010. A estrutura tem 60 metros de altura e 42 cápsulas de vidro, pesando 365 toneladas.

A roda-gigante fica no Kings Pier e do alto se tem uma linda vista da cidade e do rio Mersey. O passeio completo leva cerca de 12 minutos (quatro voltas).

A atração está aberta de quinta a domingo entre 10h e 21h, sexta entre 10h e 23h e sábado entre 9h e 23h. O ingresso custa £ 10.

18. Walker Art Gallery

Esculturas no Walker Art Gallery

Esculturas no Walker Art Gallery | Imagem: catrin_reed

Inaugurado em 1877, a Walker Gallery é uma galeria que reúne obras importantes de Degas e Rembrandt, por exemplo, e ainda abriga uma série de esculturas de diversos períodos e movimentos da história.

O bonito prédio da Walker Gallery abre de quarta a domingo, entre 10h e 16h. A entrada é gratuita.

19. World Museum

O World Museum está localizado próximo da estação Lime Street e é um museu de história natural, com exposições de diversas áreas, como zoologia, astronomia e arqueologia.

Nesse lugar estão expostos artefatos antigos e até réplicas de dinossauros, um passeio bastante interessante para quem está viajando com crianças.

O local fica aberto de quarta a domingo, entre 10h e 16h, e a entrada é gratuita.

20. Liverpool One

O Liverpool One é o maior complexo comercial a céu aberto do Reino Unido, construído na área da mais antiga doca da cidade, uma zona bem central.

O local se tornou um ponto de encontro de turistas e locais, com muitas lojas, restaurantes, hotéis, cinemas, bares e cafés, de todos os tipos e preços. É um espaço moderno e sempre lotado, que vale muito a pena conhecer.

O local está aberto para o acesso diariamente, com horários variados, conforme o estabelecimento (normalmente, entre 9h e 21h).

21. Radio City Tower

A Radio City Tower fica na área central de Liverpool e tem 125 metros de altura. Inaugurado pela Rainha Elizabeth em 1969, o prédio abriga as antenas das rádios locais, mas está aberto ao público, funcionando como um mirante.

Esse prédio é muito visitado em Liverpool justamente porque o seu topo proporciona uma das vistas mais sensacionais da cidade.

O local abre para visitação todos os dias (exceto feriados), entre 10h e 17h, e o ingresso custa £ 6.

22. Biblioteca Central de Liverpool

Dentro da Biblioteca Central de Liverpool

Imagem: cosplore

Inaugurada em 1860, a biblioteca central fica em um prédio com uma fachada em estilo neoclássico, e é a maior biblioteca da cidade.

Em 2013, o local passou por uma restauração e ganhou dependências modernas, com um belo átrio de cúpula envidraçada na sala de leitura e também um terraço panorâmico.

A biblioteca abre diariamente (exceto feriados), com entrada gratuita. De segunda à sexta-feira entre 9h e 10h, sábado e domingo entre 10h e 17h.

23. Open Eye Gallery

Pessoas no museu Open Eye Gallery

Imagem: openeye.org.uk

Esta é uma galeria de arte moderna independente e sem fins lucrativos, mas que possui um importante acervo de fotografias, que datam desde o início da década de 1930.

Seu moderno prédio de fachada espelhada também abriga exposições fixas e temporárias de arte contemporânea da região, além de instalações gráficas.

A Open Eye Gallery abre de quinta a domingo, entre 11h e 16h, e a entrada é gratuita.

24. Catedral de Liverpool

Catedral de Liverpool

Imagem: Roberta Lemes (equipe eurotrip)

A Catedral de Liverpool é a maior igreja do mundo em extensão: são impressionantes 189 metros de comprimento e 101 metros de altura.

Ela foi construída em estilo neogótico na década de 1960, e possui imensas torres e vitrais. A igreja fica na parte sul da cidade e pode ser visitada diariamente entre 8h e 18h (fim de semana até 13h45).

A entrada é gratuita, exceto para a visitação de uma das torres, cuja subida tem 108 degraus. Para esse passeio o ingresso é £ 6 e o horário é entre 10h e 17h.

25. Mersey Ferries

Mersey Ferries no Pier Head

Mersey Ferries no Pier Head | Imagem: Roberta Lemes (equipe eurotrip)

Para ver a cidade de outra perspectiva, vale apostar em um passeio de barco pelo rio Mersey. Os Mersey Ferries partem do Pier Head em tours de 50 minutos.

Durante esse tempo, há muita informação passada pelos guias (em inglês) e se pode ter uma bela vista do complexo arquitetônico da Waterfront. Já fiz esse passeio tanto no inverno, quanto no verão, e o cenário é sempre espetacular.

Os passeios de Mersey Ferries são realizados de segunda a sexta-feira, entre 7h20 e 18h50. Os ingressos custam £ 11 para adultos e £ 7 para crianças entre 5 e 15 anos (grátis para menores de 5 anos).

26. Universidade de Liverpool

Campus da Universidade de Liverpool

Campus da Universidade de Liverpool | Imagem: livuni

A Universidade de Liverpool foi fundada em 1881 e, além do complexo de prédios que mistura o moderno e clássico, oferece aos visitantes a chance de conhecerem o Victoria Gallery & Museums.

O espaço conta a história da universidade, e é também palco de interessantes exposições temporárias.

Quando visitei o local, fui preparada para uma manhã de contemplação: levei um livro e aproveitei a calmaria do espaço verde magnífico. Se tiver tempo, é uma boa pedida para relaxar da maratona turística.

O local fica aberto à visitação de segunda a sexta-feira, entre 9h e 16h, e sábado, entre 10h e 16h. A entrada é gratuita.

27. Baltic Triangle

O Baltic Triangle é mais uma área que foi totalmente revitalizada mais ao sul da zona central da cidade.

Antigo distrito industrial, é hoje um point de startups, bares e restaurantes descolados, além de galerias de arte, como a The Gallery Liverpool (aberta das 12h às 16h), e lojas.

Com uma noite movimentada, vale chegar cedo para circular e escolher uma boa opção de happy hour. O Baltic Triangle fica entre Liver Street, Park Lane, Parliament Street and Chaloner Street/Wapping.

28. Chinatown

Entrada da Chinatown

Arco de entrada do Chinatown em Liverpool | Imagem: katebee_eu

Liverpool tem a Chinatown mais antiga da Europa (seus primeiros moradores teriam chegado por volta de 1834).

Por lá se encontra o maior arco de entrada fora da China, com 13 metros de altura e 200 dragões entalhados em madeira e mármore.

O bairro chinês é repleto de bons restaurantes, supermercados e lojas. Quando estive lá, aproveitei para comer um tradicional Dim Sum. Em épocas específicas do ano, há eventos típicos chineses que podem ser acompanhados pelos visitantes.

29. Georgian Quarter

Casa cheia de plantas no Georgian Quarter

Casa cheia de plantas no Georgian Quarter | Imagem: sightsofliverpool

O Georgian Quarter é uma área que fica entre a Hope Street e a Rodney Street, cheia de casas com arquitetura clássica dos séculos XVIII e XIX, em estilo georgiano.

É uma região bem residencial e requintada, com restaurantes e lojas mais caras. Contudo, ainda há espaço para bons e acessíveis pubs, muito frequentados por estudantes de artes.

Em seus arredores há inúmeras galerias, cinemas, teatros e a sede da Liverpool Philharmonic.

30. Liverpool Ghost Tour

Guias do Liverpool Ghost Tour

Guias do Liverpool Ghost Tour | Imagem: liverpoolnecropolistours

Por último, se você for uma pessoa corajosa (ou curiosa), uma opção de passeio bem diferente na terra dos Beatles é o Liverpool Ghost Tour, um tour que passa por locais assombrados da cidade.

O trajeto de 1h30 é feito a pé, a partir das 20h. Os guias apresentam ao turista ruas, prédios e cemitérios com histórias de aparições e lendas.

Contudo, se puder, evite o passeio no inverno: eu quase congelei, mesmo acostumada ao frio. A experiência pode ser mais agradável com um clima ameno.

O Liverpool Ghost Tour pode ser feito de segunda a sexta-feira e o ingresso custa £ 16,5. A saída do tour é em frente ao The Philharmonic Pub e o final é na Anglican Cathedral.

Onde se hospedar e comer

Agora que você já sabe tudo de interessante que se tem para fazer em Liverpool, confira algumas sugestões de restaurantes com comida de qualidade, e hotéis com bom custo/benefício para você se hospedar.

Onde se hospedar em Liverpool

Quarto do The Z Hotel Liverpool

Quarto do The Z Hotel Liverpool | Imagem: Roberta Lemes (equipe eurotrip)

The Z Hotel Liverpool: esse hotel faz parte de uma rede de hotéis na categoria “budget boutique”. Ele fica próximo da estação Moorfields, do The Cavern Club e do Albert Dock. As diárias custam a partir de £ 35.

Indigo Hotel: esse hotel tem uma pegada mais elegante e fica próximo da estação da James Street e a cerca de 1 km do Albert Dock. Os preços das diárias começam em £ 47.

The Shankly Hotel: na área central da cidade, esse é um hotel temático sobre o ex-jogador de futebol Bill Shankly e bastante luxuoso. A diária aqui custa a partir de £ 71.

Hope Street Hotel: essa opção de estadia fica em frente ao Philharmonic Hall, próximo da Universidade de Liverpool e da estação Liverpool Central. A diária aqui custa a partir de £ 82.

Onde comer

Salão do restaurante Gusto Italian

Imagem: gustorestaurants.uk.com

Gusto Italian: esse é um restaurante de comida italiana que fica localizado no Albert Dock, quase ao lado da The Beatles Story e tem a vista para o TATE Liverpool. Um dos pratos mais pedidos é a Caprino pizza, que custa £ 11,95.

Philharmonic Dining Rooms: esse é um pub estilo taberna que fica em prédio histórico da cidade. Ele serve pratos simples e com bons preços.

Revolution: a rede de bares Revolution tem uma unidade em Liverpool, no Cavern Quarter, onde serve um menu variado, mas com pratos simples (hambúrgueres, pizzas, frango frito, etc).

Baltic Social: localizado na moderna região do Baltic Triangle, esse é um restaurante com um menu bem diversificado. O destaque fica por conta do Punk Afternoon Tea, um chá da tarde completíssimo.

Onde fica Liverpool

Liverpool fica a noroeste da Inglaterra, no extremo sudoeste do condado de Merseyside.

Distância de Londres

Liverpool está a 340 km de Londres (cerca de 2h30 de trem, 3h30 de carro, 5h30 de ônibus). Veja onde fica Liverpool no mapa.

Mapa

Sobre o autor

Jornalista, morou na Inglaterra por 2 anos (em Londres) e nesse período conheceu cidades como Brighton, Oxford, Bath, Bristol, Birmingham, Liverpool, Manchester, Leeds e York.