Londres, Inglaterra: onde fica e dicas de pontos turísticos

Cabine telefônica em Londres

Cabine telefônica típica de Londres | Imagem: freepik.com

Londres é um dos destinos mais apaixonantes do mundo! Moderna e cosmopolita, a capital da Inglaterra e do Reino Unido tem quase 9 milhões de habitantes e é a segunda maior cidade da Europa, perdendo apenas para Moscou.

Sede da residência da família real britânica, a moeda de Londres é a libra esterlina, representada pelo símbolo £.

A cidade é marcada pela diversidade cultural e conta com atrações para todos os gostos, como palácios, parques, museus e pubs. Sem esquecer das tradicionais cabines telefônicas vermelhas e dos ônibus de dois andares.

Aqui você vai conhecer todos os principais pontos turísticos de Londres, dicas de hospedagem e restaurantes, lugares para tirar fotos e muito mais coisas sobre lá.

Mapa de onde fica Londres

Pontos turísticos

Assim como a própria cidade, o turismo em Londres é bastante diverso! Conheça 10 lugares para você conhecer e se encantar pela cidade.

1. Palácio de Westminster e Big Ben

Palácio de Wesrminster e Big Ben ao lado

Imagem: freepik.com

Também conhecido como Casas do Parlamento, o Palácio de Westminster é um edifício gótico vitoriano que abriga as duas câmaras do parlamento britânico e fica bem às margens do Rio Tâmisa.

Ao lado do palácio está a famosa torre do Big Ben, o principal cartão postal de Londres e da Inglaterra, que tem 96 metros.

O nome Big Ben é frequentemente usado para descrever o relógio, mas foi dado primeiramente ao grande sino de 14 toneladas que se encontra no interior da torre. Ele é o responsável pelas badaladas do relógio na capital britânica há mais de 150 anos.

Além de admirar a belíssima fachada do palácio, também é possível visitar seu interior aos sábados ou durante as férias dos parlamentares em agosto. Há dois tipos de tours:

  • Com audioguia: £ 19,50 (disponível em português).
  • Com guia: £ 26,50.

Se tiver tempo, visite também a Abadia de Westminster, uma belíssima igreja gótica onde a Rainha Elizabeth II e outros monarcas foram coroados. Fica ao lado do palácio e o ingresso custa £ 18.

2. London Eye

Roda gigante London Eye

Imagem: freepik.com

Do outro lado do Rio Tâmisa, de frente para o Big Ben, está a icônica London Eye, a roda gigante que proporciona uma vista panorâmica de Londres! Inaugurada em 2000 para celebrar o novo milênio, a atração logo se tornou um dos símbolos da capital britânica.

Do alto de seus 135 metros, é possível avistar até 40 km de distância em dias de céu claro. Com 32 cápsulas e capacidade para 25 pessoas cada, o percurso dura aproximadamente 30 minutos.

Porém, como é um dos pontos turísticos mais famosos de Londres, o local costuma ter filas longas e demoradas. No site oficial, o ingresso custa £ 24,50 e na bilheteria £ 31.

3. Palácio de Buckingham

Fachada do Palácio de Buckingham

Imagem: freepik.com

O Palácio de Buckingham é a residência oficial da família real britânica desde 1837. Atualmente, é residido pela Rainha Elizabeth II.

Construído em 1703 para o duque de Buckingham, o local tem hoje 775 cômodos, incluindo 19 salões de estado, 240 quartos, 92 escritórios e 78 banheiros.

A entrada no palácio só é permitida durante poucas semanas do ano, entre julho e outubro, quando a realeza tira férias. É possível conhecer os seguintes ambientes:

  • Salões de Estado: salas públicas onde a rainha recebe convidados do estado e visitantes oficiais. Preço: £ 26,50
  • Galeria da Rainha: lugar onde são expostas as obras de arte da coleção real. Preço: £ 13,50
  • Estábulos Reais: local onde ficam as carruagens reais e os cavalos. Preço: £ 13.

No site da bilheteria, existe a opção de ingressos combinados e do pacote Royal Day Out, que permite visitar todos os três ambientes do palácio por £ 49. No verão, o jardim do palácio também está aberto à visitação.

Todos os ingressos devem ser comprados antecipadamente, com dia e horário pré-agendado. Um audioguia em português está incluído no valor.

Além disso, em frente ao palácio, acontece a famosa Troca da Guarda, que atrai milhões de turistas! Normalmente, a cerimônia acontece às 11h, todas as segundas, quartas, sextas e domingos; e diariamente no verão.

Se você gosta de conhecer grandes monumentos e palácios reais, clica aqui para conhecer tudo sobre o Palácio de Versalhes, em Paris.

4. Museu Britânico de Londres

Por dentro do Museu Britânico

Por dentro do Museu Britânico | Imagem: wikimedia commons

O British Museum é um dos museus mais antigos do mundo e possui uma das maiores e mais famosas coleções de antiguidade da história!

Inaugurado em 1759, o acervo abriga cerca de 8 milhões de peças de todos os continentes, entre múmias, antigos artefatos egípcios, pinturas de artistas renomados, além de salas de leitura que já foram frequentadas por grandes escritores e personalidades, como Bram Stoker e Karl Marx.

A entrada é gratuita, e as partes mais chamativas do museu são as seções do Antigo Egito e da Antiga Grécia. É curioso saber que no museu do Louvre, em Paris, a parte do Antigo Egito também é uma das mais visitadas.

5. Hyde Park

Parte do Hyde Park em Londres

Parte do Hyde Park em Londres | Imagem: royalparks.org.uk

Com mais de 140 hectares de extensão, o Hyde Park é um dos maiores parques de Londres e o mais antigo da cidade. Durante o verão, é um dos destinos preferidos dos londrinos, que se reúnem para tomar sol, andar de pedalinho, fazer piquenique e praticar esportes.

É possível alugar cadeiras de praia em diversos pontos do parque, assim como diferentes tipos de barco para navegar pelo lago Serpentine. O local também costuma receber diversos eventos culturais.

6. National Gallery

Uma das salas do National Gallery

Uma das salas do National Gallery | Imagem: nationalgallery.org.uk

A National Gallery é a galeria de arte mais importante de Londres e sua coleção está centrada no mundo da pintura!

Sua origem remonta a 1824, quando o governo britânico comprou diversos quadros da coleção privada de um banqueiro. A partir daí, começou a crescer rapidamente e, hoje, conta com mais de 2.300 pinturas, que inclui exemplares de Leonardo da Vinci, Van Gogh e Michelangelo.

A galeria também chama atenção pela sua imponente fachada neoclássica! Fica na histórica Trafalgar Square, a principal praça da capital britânica e a também entrada é gratuita.

7. Torre de Londres

Torre de Londres vista de fora

Imagem: hrp.org.uk

A Torre de Londres é uma grande fortificação que já funcionou como residência real, fortaleza e prisão de monarcas e intelectuais.

Lá, os presos eram torturados e executados e, por isso, o local é cercado de mistério e histórias macabras até hoje! Ana Bolena, segunda esposa do rei Henrique VIII, é uma das personalidades mais famosas que foi presa na torre.

Atualmente, é uma das atrações turísticas mais famosas de Londres e conta com os seguintes pontos de visitação: a Torre Branca (seu edifício mais antigo), o Palácio Medieval, e a Capela de São Pedro, onde se conservam os restos mortais dos prisioneiros mais famosos.

A torre também abriga as Jóias da Coroa, compostas por pedras preciosas, coroas, espadas e cetros de grande valor material, histórico e religioso! O ingresso custa £ 25.

8. Tower Bridge

Tower Bridge vista de longe

Imagem: freepik.com

Outro grande símbolo de Londres é a Tower Bridge, a famosa ponte de estilo vitoriano que se abre para que os barcos passem.

Ela foi inaugurada em 1894 para que os moradores da região leste pudessem cruzar o Rio Tâmisa sem prejudicar o tráfego fluvial.

Inclusive, uma das melhores formas de admirar Londres é através de um passeio de barco pelo Rio Tâmisa. No entorno do rio, você encontra diversas empresas que fazem esse passeio.

Quem quiser, pode conhecer o interior da torre, que tem uma exposição sobre sua história e seu sistema de elevação.

As passarelas superiores também fazem parte da visita, de onde é possível observar a ponte se abrir e fechar através de um piso de vidro. O ingresso custa £ 10.60.

9. Piccadilly Circus Londres

Uma parte da Piccadilly Circus

Uma parte da Piccadilly Circus | Imagem: ki1_01

A Piccadilly Circus é a praça mais conhecida de Londres e um dos lugares mais animados da cidade. Lá você vai encontrar uma grande quantidade de lojas, cinemas, teatros e restaurantes para todos os gostos.

A praça é uma das principais regiões de vida noturna da cidade e é muito conhecida pelos seus painéis de LED que iluminam as noites londrinas.

A bela fonte com a estátua de cupido, representando o Deus grego Anteros, também é um de seus destaques.

10. St. Paul’s Cathedral

Dona de uma belíssima arquitetura, a St Paul’s Cathedral, ou Catedral de São Paulo, é a sede do bispo de Londres e tem grande importância histórica para cidade.

Seu edifício atual data do século XVII e foi espaço de celebrações importantes, como o funeral de Churchill e o casamento do príncipe Charles e Lady Diana.

O interior da igreja também impressiona pela riqueza de detalhes! Conta com sete capelas; uma cripta, que abriga os restos mortais de grandes nomes do Reino Unido; e a cúpula, que tem três galerias.

Com 111 metros, a cúpula é a segunda maior do mundo, perdendo apenas para a Basílica de São Pedro, no Vaticano. Essa é uma das principais atrações da igreja, mas para chegar lá prepare o coração, pois é preciso subir 528 degraus.

O ingresso na bilheteria custa £ 20 e no site oficial custa £ 17. Nele já está incluído um audioguia que conta todos os detalhes de cada espaço da catedral.

Cartões Turísticos

Londres conta com duas opções de cartão turístico: o London Pass e o London Explorer Pass.

O London Pass dá acesso a mais de 80 atrações turísticas, algumas sem filas, com opções de 1 a 10 dias. Também existe a possibilidade de acrescentar um cartão que dá direito ao uso do transporte público ilimitado.

Já o London Explorer Pass é um passe digital que dá acesso à algumas das atrações mais populares de Londres. Você pode escolher 2, 3, 5 ou 7 atrações e tem 60 dias para usar a partir da primeira validação.

Confira o valor dos cartões e também dos passeios separadamente nos sites de desconto: Get Your Guide ou Civitatis.

Melhor época para visitar Londres

A melhor época para visitar Londres vai depender dos gostos e objetivos de cada viajante. Assim como no restante da Europa, as quatro estações são bem definidas na capital britânica, e cada uma delas tem seu charme especial!

Durante a primavera e o verão (abril a setembro), a cidade recebe vários festivais, os parques ficam cheios e o sol se põe depois das 21h.

No verão, os preços são mais elevados, enquanto que na primavera já estão um pouco mais em conta.

No outono (outubro a dezembro), a beleza das folhas avermelhadas invadem a cidade e os dias começam a ficar mais curtos e frios. Nesta estação as chuvas são mais presentes, principalmente no mês de outubro. Porém, não costumam ser fortes, apenas garoas.

Já no inverno (janeiro a março), o sol se põe por volta das 15h30, o clima é bastante frio, mas não costuma nevar. Tanto no outono, quanto no inverno os preços são bem mais em conta e a cidade fica mais vazia, exceto próximo ao Natal e Réveillon.

Portanto, levando em consideração o clima e os preços, talvez a primavera seja a estação mais agradável para visitar Londres!

Onde comer e se hospedar

Todo mundo sabe que a libra é uma das moedas mais valorizadas da Europa, por isso a viagem a Londres acaba sendo, inevitavelmente, mais cara.

Mas não se preocupe, é possível encontrar restaurantes e hotéis com um bom custo benefício por lá. Veja essas opções:

Restaurantes

Pessoas no restaurante Poppies em Londres

Um dos restaurantes Poppies Fish and Chips | Imagem: atok_gourmet

Poppies Fish and Chips: esse é um dos melhores restaurantes para experimentar o prato mais famoso de Londres: o fish & chips, ou seja, peixe com batatas fritas, onde a porção custa entre £ 5 e £ 15. Ele fica em três bairros: Camden, Soho e Spitalfields, mas o de Camden é o mais prestigiado.

Borough Market: os mercados de rua não podem ficar de fora da lista, e este é um dos maiores e mais antigos de Londres. Há bares, cafés e barracas de produtos de diversos países a partir de £ 8. Fica ao lado das estações de metrô e trem London Bridge.

Dobar: especializado em café da manhã e brunch, serve comida inglesa e menus mediterrâneos. À noite serve pizzas muito elogiadas. Localizado próximo a estação de metrô Manor House, a média de preço fica entre £ 10 e £ 25.

Goddards at Greenwich: Em funcionamento desde 1890, seu prato mais famoso é o pie and mash, outra refeição tradicional londrina, composta por torta, purê e molho. A faixa de preço é de £ 4 a £ 8,50.

Hotéis

Quarto no London House Hotel

Quarto no London House Hotel | Imagem: londonhousehotels.com

London House Hotel: esse é um hotel 3 estrelas que fica a poucos passos do Hyde Park, e a 2 minutos das estações de metrô Queensway e Bayswater. A diária custa a partir de £ 69 para um quarto individual.

The Z Hotel Piccadilly: localizado no coração de Londres, este hotel 4 estrelas oferece um happy hour de queijos e vinhos gratuito, e a diária custa a partir de £ 83. As praças Leicester Square e Piccadilly Circus ficam a cerca de 5 minutos a pé.

Premier Inn London County Hall: esse hotel 3 estrelas fica ao lado da London Eye e a 15 minutos a pé do bairro South Bank. A diária aqui custa a partir de £ 60.

Radisson Blu Edwardian, Kenilworth: esse hotel 4 estrelas fica a 50 metros do Museu Britânico e a 5 minutos a pé da animada Rua Oxford. Dentro dele há um restaurante, um bar e também academia, mas a diária custa a partir de £ 131.

Precisa de visto para ir a Londres?

Não, você não precisa de visto para Londres ou qualquer outra cidade do Reino Unido. O visto é concedido no momento de sua chegada ao país e tem validade de seis meses.

Porém, na imigração, os oficiais podem pedir alguns documentos que comprovem que você está lá como turista. Por isso, além do passaporte válido, leve também os seguintes documentos traduzidos para o inglês:

  • Carta da empresa em que trabalha, declaração da instituição de ensino ou registro de empresário para provar que você tem vínculo do Brasil como estudante ou trabalhador
  • Extrato bancário ou comprovante de renda para provar que sua condição financeira é compatível com a viagem
  • Reserva de hotel e passagem aérea de volta para confirmar a acomodação e a data de retorno.

Com o passaporte e tudo isso em mãos, você estará mais tranquilo em relação a qualquer possível problema com sua entrada no país.

Onde tirar as melhores fotos

Confira 10 inspirações de fotos para você fazer durante sua viagem à terra da Rainha:

1. Big Ben

Um dos melhores lugares para fotografar a torre do Big Ben é da Ponte de Westminster. De quebra você também consegue enquadrar parte do belo palácio do parlamento.

2. London Eye

Mulher com London Eye atrás

Imagem: jetset.jennn

A clássica roda gigante de Londres é um dos cenários preferidos para fotos na capital britânica! Ela fica localizada na margem sul, mas as melhores vistas dela são do outro lado do rio Tâmisa.

3. Tower Bridge

Existem diversos ângulos para fazer fotos legais da Tower Bridge! Esta foi tirada na região do The Scoop at More London, ao longo da margem sul do rio Tâmisa.

4. Westminster Abbey

Menina observando a Westminster Abbey

Imagem: ticija

Com sua bela arquitetura, a Abadia de Westminster é um cenário lindo para fotos! Um dos melhores lugares para fotografá-la é na cabine telefônica que fica em frente ao Barclays Bank.

5. Regent Street Londres

Quer fotografar os famosos ônibus vermelhos de dois andares? A Regent Street é uma das melhores ruas para isso! Você ainda pode fazer uma bela composição com a entrada da estação de metrô da rua mais famosa de Londres!

6. St. Paul’s Cathedral

A grandiosa Catedral de São Paulo rende belas fotos! A vista da escada deste edifício, que fica na mesma praça da igreja, permite uma visão ampla de sua bela arquitetura.

7. Notting Hill

Notting Hill é um dos bairros mais charmosos de Londres e muito famoso pelas casas vitorianas coloridas! A maioria delas são em tons pastéis, mas algumas se destacam pelas cores vibrantes, como nesta rua: a Lancaster Road.

8. Sky Garden Londres

Vista ampla do Sky Garden em Londres

Imagem: histraveljar

O Sky Garden é um dos rooftops mais incríveis de Londres, que fica no último andar de um edifício comercial. O acesso é gratuito, mas é preciso fazer uma reserva.

9. The Churchill Arms

Menina em frente ao The Churchill Arms

Imagem: andiniria

Londres tem uma grande oferta de pubs, mas o Churchill Arms é um dos mais lindos! Sua charmosa fachada florida é um dos lugares mais fotografados da cidade. Fica próximo ao Palácio de Kensington.

10. Abbey Road

Os fãs de Beatles não podem deixar de fotografar na rua mais icônica de Londres! Mas tome cuidado, lá passa bastante carro e, normalmente, os motoristas não têm muita paciência.

Sobre o autor

Jornalista com especialização em Jornalismo Cultural, adora falar sobre viagens e principalmente sobre culturas distintas. Acredita que essa é uma forma do mundo se conhecer e se unir cada vez mais.