Guimarães, Portugal: 25 coisas para fazer e roteiro de 1 dia

Praça Toural em Guimarães

Praça Toural em Guimarães | Imagem: freepik.com

Seja pelo seu centro histórico e edifícios medievais, ou pelo jeito acolhedor e cordial dos seus habitantes, existem inúmeras boas razões para você visitar a cidade de Guimarães.

Localizada ao norte de Portugal, a 42 quilômetros do Porto, Guimarães ostenta o título de “cidade berço de Portugal”, por ter sido escolhida pelo primeiro rei de Portugal, em 1128, como sua base administrativa.

Em 2012, Guimarães foi escolhida para ser a Capital Europeia da Cultura, o que acrescentou à cidade um ângulo criativo, além da relevância cultural e histórica.

Com mais de um milênio de história, já dá para imaginar que há muito o que ver e fazer por lá, por isso descubra aqui 25 coisas interessantes para fazer durante sua viagem à Guimarães.

Guimarães, Portugal: 25 lugares para conhecer

Encontrar o que fazer em Guimarães, em Portugal, definitivamente não é um problema, pois a cidade é um dos principais centros culturais do país. Veja o que fazer por lá.

1. Castelo de Guimarães

Castelo de Guimarães visto de fora

Imagem: freepik.com

Assim como em Leiria, em Guimarães também existe um castelo medieval que é o marco mais monumental e imponente da cidade: o Castelo de Guimarães.

Considerado uma das sete maravilhas de Portugal, ele fica no topo de uma colina e está muito bem preservado, considerando que tem mais de mil anos.

Ele foi construído nos anos 900 para defender a cidade dos mouros e normandos. Como o rei Afonso Henriques e seus aliados lutaram e venceram a principal Batalha de São Mamede (1128) nas proximidades, o Castelo de Guimarães se tornou um dos maiores símbolos históricos de Portugal.

2. Palácio dos Duques de Bragança

Palácio dos Duques de Bragança

Imagem: freepik.com

Inspirado na arquitetura francesa, este palácio foi erguido em 1400 pelo primeiro duque de Bragança. O local possui pátios com galerias, arcos pontiagudos góticos e inúmeras (mais de 30) chaminés altas e estreitas.

Após ficar vários séculos abandonado em ruínas, foi reconstruído em 1937 e reaberto como museu em 1959. Lá existem coleções de raridades dos séculos XVII e XVIII, como porcelanas da Companhia das Índias, cerâmica portuguesa das principais fábricas da época, além de tapeçarias, móveis, armas, lareiras, dentre outras preciosidades.

O museu está localizado no 1º andar do Palácio. Já no 2º andar fica uma das residências oficiais da Presidência da República de Portugal.

3. Monte da Penha

Monte da Penha em Guimarães Portugal visto de cima

Imagem: penhaguimaraes.com

Um dos atrativos naturais mais notáveis ​​do norte de Portugal, o Monte da Penha é visto como a montanha onde nasceu Guimarães.

Ela possui mais de 600 metros de altura e grandes formações rochosas de granito, as quais os povos antigos atribuíam sentidos e propriedades fantásticas.

Hoje, o espaço possui desde locais de culto religioso, como o Santuário da Penha, até restaurantes, hotel, bares, mini golfe, circuitos de ciclocross e um parque de Campismo de montanha.

Para chegar até o topo da colina você pode pegar o teleférico de Guimarães, que custa € 7,50 (ida e volta). Veja mais informações aqui.

4. Santuário da Penha

Santuário da Penha no Morro da Penha

Imagem: penhaguimaraes.com

Símbolo de fé e também o farol da cidade de Guimarães, o Santuário da Penha fica no topo do Monte da Penha e é uma das obras mais emblemáticas e visitadas da cidade, principalmente pelos religiosos.

Sua construção, quase toda em granito, foi iniciada em 1930 pelo arquiteto Marques da Silva, e só 17 anos depois, em 1947, é que a igreja foi inaugurada.

Além da igreja central do santuário, há várias grutas, abrigos e pequenas capelas para visitas religiosas. Em frente ao Santuário há um mirante perfeito para admirar Guimarães e toda a sua beleza.

5. Bairro Antigo de Guimarães

Casas no bairro antigo de Guimarães

Casas no bairro antigo de Guimarães | Imagem: freepik.com

Guimarães ganhou seu status de Patrimônio Mundial devido ao seu centro histórico ser extremamente bem preservado. De fato, é tão bem preservado que muitos de seus edifícios do século XV ainda estão sendo utilizados.

Por isso, passear no bairro antigo de Guimarães é como voltar no tempo, com suas varandas de ferro, casas de granito, ruas estreitas e calçadas de pedras. A cada poucos metros, há uma visão que deixa qualquer turista maravilhado.

Além disso, hoje em dia é possível encontrar pelo bairro: cafés, albergues e restaurantes.

6. Largo da Oliveira

Largo da Oliveira em Guimarães

Imagem: wikimedia commons

O Largo da Oliveira é considerado por muitos como o coração da cidade de Guimarães. É uma praça muito charmosa, com belos edifícios antigos em todas as direções!

Esse é um ponto de encontro para muitos passeios pela cidade, e também é lá que ficam a igreja Nossa Senhora da Oliveira, as antigas câmaras da prefeitura e vários cafés onde você pode descansar e apreciar a vista.

A praça ganhou esse nome em razão da árvore de oliveira plantada no seu centro. Uma lenda diz que a árvore, que estava completamente seca, floresceu repentinamente em 1342, quando um comerciante de Guimarães chamado Pero Esteves colocou uma cruz normanda perto do seu tronco, o que foi interpretado como um milagre.

Mas a oliveira que está lá hoje não é a original, que foi removida em 1870 contra a vontade popular. A atual só foi plantada em 1985 no mesmo local.

7. Igreja de Nossa Senhora da Oliveira

Igreja de Nossa Senhora da Oliveira

Imagem: wikimedia commons

Esta é uma das igrejas góticas mais impressionantes de Portugal, fica na Praça do Largo da Oliveira falado anteriormente. Embora suas origens sejam do século X, o edifício é do século XV.

Por dentro, você pode apreciar obras de arte barrocas ornamentadas. Na visita a essa igreja, você também poderá conhecer outros lugares como o Padrão do Salado, que fica a poucos metros de distância.

8. Padrão do Salado em Guimarães

Padrão do Salado no Largo da Oliveira

Imagem: wikimedia commons

O Padrão do Salado, considerado monumento nacional de Portugal, também fica localizado na praça Largo da Oliveira e possui uma grande relevância histórica.

Foi construído em 1342 pelo rei Afonso IV homenageando a vitória dos exércitos português e espanhol na Batalha de Salado. É um monumento cheio de beleza, sustentado por quatro arcos no estilo gótico.

9. Largo do Toural

Largo do Toural, em Guimarães

Imagem: freepik.com

A praça Largo do Toural está localizada no bairro antigo de Guimarães e é cercada por casas antigas e tradicionais, algumas decoradas com azulejos tradicionais portugueses.

É nesta praça que fica o famoso letreiro “Aqui nasceu Portugal”, que se refere à batalha pela independência portuguesa que ocorreu em Guimarães em 1128.

A praça possui uma enorme fonte, semelhante a fonte da praça do Rossio em Lisboa, e é um belo local para passear e fazer fotos únicas.

10. Largo de Santiago

Largo de Santiago, no bairro antigo de Guimarães

Imagem: wikimedia commons

A praça Largo de Santiago, no bairro antigo de Guimarães, tem um verdadeiro charme medieval. Muitos de seus edifícios são bastante antigos, datando dos séculos XVI ao XIX, e hoje se encontram restaurados.

No centro da praça há um santuário gótico com uma cruz. Diz a lenda que o apóstolo São Tiago levou uma imagem da Virgem Maria para Guimarães e a colocou em um templo pagão nesse largo, que é onde fica a praça Santiago atualmente.

11. Rua de Santa Maria

Começo da rua de Santa Maria

Imagem: wikimedia commons

Uma das ruas mais históricas e culturalmente importantes de Guimarães, a Rua de Santa Maria abriga uma variedade de maravilhas arquitetônicas do período medieval. Caminhe pela rua para sentir como se tivesse viajando no tempo.

O caminho está repleto de edifícios históricos, como a Casa do Arco, a Casa dos Peixotos, a Casa Gótica dos Valadares e o Convento de Santa Clara.

A rua também abriga uma variedade de restaurantes e lojas, o lugar perfeito para apreciar a beleza da cidade enquanto se faz compras ou uma refeição em um dos restaurantes.

12. Igreja de São Francisco em Guimarães

Fachada da Igreja de São Francisco

Fachada da Igreja de São Francisco | Imagem: wikimedia commons

A Igreja de São Francisco faz parte de um antigo convento franciscano e data dos primeiros anos do século XV. É uma das principais peças arquitetônicas e históricas da identidade portuguesa.

Apesar de ter um exterior relativamente simples, logo ao entrar você poderá perceber toda a sua importância e como está lindamente decorada com azulejos e detalhes esculpidos em ouro.

13. Convento de Santa Clara

Convento de Santa Clara, Guimarães

Imagem: wikimedia commons

Este impressionante edifício barroco foi construído em 1548 e ocupado pelas freiras entre 1562 e 1891 (quando a última freira que morava lá morreu). Esse foi um dos conventos mais importantes e ricos de Portugal.

Em 1975 passou a ser sede da Câmara Municipal de Guimarães (o mesmo que uma prefeitura aqui no Brasil).

Ao visitá-lo, caminhe pelo jardim e admire os claustros perfeitamente conservados, além da estátua de Santa Clara, logo acima da porta de entrada.

14. Centro Internacional de Artes José de Guimarães

Centro Internacional de Artes José de Guimarães por dentro

Centro Internacional de Artes José de Guimarães por dentro | Imagem: ciajg.pt

Em 2012, Guimarães foi a capital europeia da cultura, o que trouxe à cidade novos edifícios, um deles foi o Centro Internacional de Artes José de Guimarães.

Localizada onde era o antigo mercado da cidade, essa estrutura moderna é dedicada à arte e cultura contemporânea. Lá existem tanto exposições permanentes quanto temporárias, acerca de uma infinidade de conceitos, como o nomadismo, energia, miscigenação, dentre outros.

O prédio conta também com espaços como escritórios e oficinas de criatividade. É um lugar diferente e que vale a pena ser visitado durante a sua passagem por Guimarães.

15. Museu de Alberto Sampaio

Museu de Alberto Sampaio

Imagem: freepik.com

Fundado em 1928, o Museu de Alberto Sampaio se destaca como um dos principais museus de Guimarães, pois é o lar de muitas coleções de interesse cultural e histórico.

As coleções chegam a mais de 2 mil peças, e incluem diferentes estátuas feitas entre os séculos XIII e XVIII em calcário e madeira, várias peças esculpidas em madeira, além de inúmeras relíquias e retábulos sagrados.

16. Largo da República do Brasil

Jardim no Largo da República do Brasil

Jardim no Largo da República do Brasil | Imagem: freepik.com

Se você achou o nome familiar, saiba que é mesmo. Esta praça na cidade de Guimarães é uma homenagem à Proclamação da República do Brasil, que aconteceu em 15 de novembro de 1889.

Ela possui um lindíssimo e longo jardim bem cuidado bem em seu centro, a incrível Igreja de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos em uma extremidade, e uma bela fonte na outra.

A avenida é um dos cartões-postais da cidade e um ótimo local para desfrutar de uma pausa para um café tranquilo.

17. Igreja de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos

Igreja de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos

Imagem: freepik.com

Como já mencionado, a Igreja de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos fica em uma das extremidades do Largo da República do Brasil, e é a última obra do arquiteto André Soares, renomado mestre do barroco e do rococó.

Ela foi originalmente construída em uma pequena capela, dedicada a Nossa Senhora da Consolação.

Seu interior não é tão rico e cheio de ornamentos, mas ainda assim é uma joia da cidade. Ela fica ainda mais bonita no final do ano, quando é toda enfeitada para o Natal.

18. Sítio arqueológico Citânia de Briteiros

Um pedaço do Sítio arqueológico Citânia de Briteiros

Um pedaço do Sítio arqueológico Citânia de Briteiros | Imagem: wikimedia commons

Este é o destino turístico mais distante de Guimarães nesta lista, que fica no monte São Romão, a 14km do centro da cidade.

Lar de muitos mistérios históricos, acredita-se que o sítio arqueológico Citânia de Briteiros tenha sido o local de um assentamento cultural dos castros, que remonta aos séculos I e II a.C.

Berço de muitas descobertas substanciais no norte da Península Ibérica, este é o local ideal para quem deseja entender mais sobre como as sociedades ibéricas anteriores podem ter interagido com o ambiente ao redor.

19. Zona de Couros de Guimarães

Tanques na Zona de Couros, Guimarães

Tanques na Zona de Couros, Guimarães | Imagem: patrimonio.pt

A zona dos couros é um valioso patrimônio cultural de Guimarães. A arte medieval de trabalhar couro era desenvolvida na cidade desde a Idade Média e foi um negócio bastante lucrativo durante o século XIX, devido às guerras que devastaram a Europa.

Por isso, atraiu o investimento de inúmeras pessoas de Guimarães e tornou-se uma indústria que contribuiu muito para a economia da cidade.

Ainda hoje, neste local, é possível encontrar muitos tanques onde as peles dos animais eram cortadas, e aprender sobre a história dessa indústria.

20. Centro Cultural Vila Flor

Entrada do Centro Cultural Vila Flor

Imagem: wikimedia commons

Esse centro cultural nasceu da restauração do antigo Palácio de Vila Flor, uma das mansões mais ricas de Guimarães, e foi inaugurado em 2005, sendo desde então o principal reduto de cultura da cidade.

No local, acontecem desde apresentações de teatro e dança a festivais de música. Além disso, o palácio ainda impressiona pela sua arquitetura barroca do século XVIII, seus impecáveis jardins e a vista privilegiada da cidade velha de Guimarães.

21. Muralha de Guimarães

Um pedaço da Muralha de Guimarães

Um pedaço da Muralha de Guimarães | Imagem: alexandre_mb

Como já falamos, Guimarães é uma cidade medieval, o que significa que em algum momento da sua história ela era cercada por uma muralha.

Passados milhares de anos, um trecho dessa muralha pode ser vista ainda hoje, apesar de ter ficado um pouco escondida entre as muitas construções atuais.

O acesso à muralha se dá pela rua que fica na margem direita do Largo República do Brasil.

22. Igreja de São Miguel do Castelo

Esta igreja de estilo românico está localizada entre o Castelo e o Palácio dos Duques de Bragança.

Acredita-se que é a igreja onde o rei Afonso Henriques foi batizado, pois ao lado da fonte batismal há uma lápide com a inscrição “nesta fonte foi batizado o rei D. Afonso Henriques pelo arcebispo S. Geraldo no ano de nosso Senhor 1106”.

Embora seja uma construção simplista e sem grandes decorações, é considerada um monumento de interesse nacional desde 1910, por estar intimamente associada à nacionalidade portuguesa e à sua fundação.

23. Museu Arqueológico Martins Sarmento

Museu Arqueológico Martins Sarmento por dentro

Imagem: wikimedia commons

Desde o segundo milênio a.C, o noroeste da Península Ibérica foi povoado por comunidades humanas organizadas em tribos que habitavam lugares elevados, e que receberam o nome de “castros”.

As descobertas sobre esses povos, como objetos e símbolos celtas gravados em pedras, estão no Museu Arqueológico Martins Sarmento.

Existem sóis, animais e figuras humanas. Em algumas peças você pode ver onde os símbolos cristãos foram adicionados à inscrições muito mais antigas.

Não deixe de ver uma das peças mais importantes do museu, que é uma estela funerária conhecida por Pedra Formosa.

24. Parque Nacional Peneda-Gerês

Águas do Parque Nacional Peneda-Gerês

Cachoeiras no Parque Nacional Peneda-Gerês | Imagem: tripaddvibe

Mais ao norte de Guimarães, você pode encontrar o Peneda-Gerês, um grande e espetacular parque nacional com fauna diversificada, montanhas, anfiteatros naturais, rios e cachoeiras de águas claras.

Esta região preservada fica ao longo da fronteira com a Espanha. A Montanha do Gerês e o Vale do rio homem são lugares lindos, e a região também tem várias aldeias tradicionais, castelos antigos e até algumas ruínas romanas.

25. Gastronomia Regional

Tortas de Guimarães

Tortas de Guimarães, comida tradicional de Guimarães | Imagem: pastelaria.clarinha

Os muitos conventos de Guimarães deram origem a todo tipo de confeitaria, porque por tradição, as freiras doavam ingredientes como ovos em ocasiões especiais.

As gemas de ovos, juntamente com as amêndoas e a canela, são o principal ingrediente da pastelaria e das tortas de Guimarães.

O toucinho do céu é um bolo de amêndoas tradicional que também conta com muitas gemas de ovos.

Já as papas de sarrabulho é um prato rico e cheio de carne, com vários produtos suínos, carne e frango, feito nos meses de inverno.

Naturalmente, a bebida mais popular de Guimarães é o vinho do porto e o vinho verde, tudo produzido na região.

Passeio de 1 dia em Guimarães

Largo do Toural vista de cima

Largo do Toural vista de cima | Imagem: pastelaria.clarinha

Guimarães fica a 42 km de distância do Porto, o que a torna um destino ideal para uma viagem de um dia, principalmente para os visitantes que estão passando pela região rapidamente.

Para aproveitar ao máximo a cidade em 1 dia, experimente começar caminhando pelo bairro antigo, conhecendo e admirando a arquitetura e o charme das casinhas antigas, depois entre no castelo de Guimarães.

Em seguida, conheça a praça Largo da Oliveira, onde vai dar para visitar a igreja Nossa Senhora da Oliveira e o Padrão do Salado praticamente ao mesmo tempo.

Depois conheça o Largo da República do Brasil, um dos cartões-postais da cidade e também onde fica a Igreja de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos.

Ao final da tarde, se der tempo, termine sua viagem parando na praça do Toural e encontre um café para experimentar uma torta de Guimarães e outros doces típicos ou um vinho verde feito na região.

Com esse roteiro, em um único dia na cidade de Guimarães, você poderá conhecer vários pontos super importantes tranquilamente. Aproveite para descobrir aqui o que fazer em Porto, Portugal.

5 opções de hotéis e pousadas

Embora seja fácil visitar Guimarães em um dia, muitas pessoas ainda preferem passar mais de um dia por lá, assim é possível visitar museus, praças e absorver a atmosfera da cidade com mais tranquilidade.

Por isso, selecionamos aqui quatro opções de diferentes hospedagens, caso queira ficar em Guimarães:

Um dos quartos da Pousada Mosteiro de Guimarães

Um dos quartos da Pousada Mosteiro de Guimarães | Imagem: pousadas.pt

Pousada Mosteiro de Guimarães: instalada em um convento agostiniano do século XII, a Pousada Mosteiro de Guimarães está repleta de caráter histórico. Ela fica localizada nas montanhas acima da cidade e custa a partir de € 90 a diária.

Hotel Toural: o popular Hotel Toural está localizado no centro da cidade. Ocupa um belo edifício histórico com telhado de azulejos, janelas panorâmicas e móveis de madeira em estilo antigo. A diária custa a partir de € 67.

Hotel da Oliveira: uma das opções de acomodação mais prestigiadas em Guimarães é o Hotel da Oliveira. Este hotel está situado a alguns minutos a pé do Castelo de Guimarães, e sua diária custa a partir de € 81.

My Hostel: em Guimarães, como cidade jovem que é, há também a opção de albergues. Um dos mais elegantes da cidade é o My Hostel, que fica situado a 2 minutos do centro da cidade. Os preços variam entre € 28 um quarto com banheiro compartilhado, € 40 um quarto duplo com banheiro privativo e € 60 um quarto família com banheiro compartilhado.

Como chegar

Se você estiver em Porto, na estação de São Bento e na Campanhã partem trens frequentes e diretos até Guimarães, por isso é fácil organizar uma viagem de um dia. O trajeto normalmente leva cerca de 1h20 minutos e custa € 3,25.

Também é possível chegar em Guimarães de ônibus, embora esta não seja a forma mais comum. O trajeto é operado pela Rede Expressos e a viagem dura cerca de 1h. Os ônibus partem do terminal Rodoviário da empresa, que fica ao lado da Estação 24 de Agosto. O bilhete custa € 6.

Se além de visitar o país, você também pensa em morar em Portugal, não deixe de conferir nosso texto sobre como morar em Portugal legalmente.

Mapa de Guimarães

História de Guimarães, Portugal

Foi em Guimarães, em 1128, que alguns dos mais importantes eventos políticos e militares de Portugal aconteceram, levando à independência e à criação de uma nova nação.

Naquela época, o condado de Portugal era uma “província” do reino de León (um território composto pelo Noroeste da Espanha e Norte e Centro de Portugal).

Em 1128, D. Afonso Henriques venceu a batalha de São Mamede e assumiu o controle do condado de Portugal, sendo anos mais tarde proclamado o primeiro rei de Portugal. Esses acontecimentos tornaram a cidade uma das mais importantes e históricas do país até os dias de hoje.

Depois de conhecer um pouco sobre a história de Guimarães, aproveite para conhecer aqui outras cidades de Portugal.

Sobre o autor

Brasileira, jornalista e consultora de viagens. O seu interesse por lugares e diferentes culturas a fez unir duas paixões: viagens e escrita, para inspirar, ensinar e informar que o mundo é mais acessível do que a gente pensa.