Genebra: o que fazer, hotéis e restaurantes

Alpes e prédios em Genebra

Imagem: freepik.com

Genebra é uma cidade muito conhecida mundialmente por abrigar o escritório da ONU (Organização das Nações Unidas), várias organizações humanitárias, como a Cruz Vermelha, ou talvez pelo jet d’eau, um chafariz que fica no meio do lago Genebra (ou Léman).

A cidade, apesar de ser pequena em tamanho, é uma verdadeira metrópole multicultural e cheia de pontos turísticos incríveis. O Patek Philippe Museum, que guarda mais de 5 séculos de história da tradição relojoeira na cidade, ou o sítio arqueológico de Saint Pierre, que preserva elementos da ocupação da época pré-cristã na região, são alguns exemplos do que visitar em Genebra.

Tudo isso aliado com uma imensa variedade de locais para comer ou apenas aproveitar um dia de sol ao ar livre. Quer saber por onde começar a conhecer todos os encantos dessa pequena metrópole? Aqui nós separamos 10 dicas do que fazer, onde comer, onde se hospedar e ainda algumas informações super importantes para você saber antes de viajar.

Onde fica?

Genebra é uma cidade localizada ao sul do lago Genebra (Léman), fazendo fronteira com a França, na parte que é chamada de Suíça francesa, por ter o francês como idioma principal.

A cidade de pouco mais de 180 mil habitantes fica a 279 quilômetros de Zurique e a 168 quilômetros de Berna, a capital do país.

O que fazer por lá: 10 pontos turísticos para conhecer

1. Museu Internacional da Cruz Vermelha

Frente do Museu Internacional da Cruz vermelha

Imagem: redcrossmuseum.ch

Uma das coisas para você fazer ao ir visitar Genebra é dar uma passadinha no Museu Internacional da Cruz Vermelha e Crescente Vermelho (ou Musée International de la Croix-Rouge et du Croissant-Rouge, em francês), que, como o nome já indica, é um espaço dedicado ao trabalho de Henry Dunant, co-fundador da organização humanitária.

O museu foi inaugurado em 1988 e lá os visitantes podem ter uma visão completa do trabalho humanitário, que beneficia milhares de pessoas em todo o mundo, em três áreas e a exibição permanente “A aventura humanitária”.

A visitação ao museu pode ser feita de terça a domingo, das 10h às 18h no verão e até às 17h no inverno. O valor do ingresso é 15 CHF (franco suíço) e crianças menores de 12 anos não pagam.

2. ONU (Organização das Nações Unidas)

Palácio das Nações, ONU

Imagem: geneve.com

Outro lugar de Genebra que você não pode deixar de conhecer é o Palácio das Nações, onde funciona o segundo maior centro da Organização das Nações Unidas (ONU), organização fundada em 1945 com o objetivo de manter a cooperação mundial.

O passeio acontece em inglês e francês, custa 15 CHF e acontece de segunda à sexta-feira, de janeiro a dezembro. Os horários de visitação são: Das 10h30 às 12h e das 14h30 às 16h. Os ingressos podem ser comprados na bilheteria no próprio local.

3. Jet d’eau

Jato de água em Genebra

Imagem: chasecaf

O Jet d’eau (literalmente “jato de água” em português) é um dos cartões postais da cidade. Com 140 metros de altura e uma vazão de cerca de 500 litros por segundo, a fonte foi instalada em 1891 bem no centro do Lago Genebra, podendo ser vista de toda a região ao redor.

A fonte é na verdade uma grande válvula hidráulica, que jorra água constantemente. O melhor de tudo é que esse é uma opção gratuita de passeio e que pode ser aproveitada durante todo o ano.

Se puder, vá ao local em um dia de sol, pois assim você terá a possibilidade de ver um lindo arco-íris se formando na jet d’eau.

4. Museu Internacional da Reforma Protestante

Museu da Reforma Protestante

Imagem: geneve.com

Em Genebra também existe o Museu Internacional da Reforma Protestante, que foi inaugurado em 2005 e funciona em um prédio do século XVIII. Lá

os visitantes podem visualizar uma grande coleção de itens, livros, manuscritos e outros documentos que estão em exposição e contam a história dos 500 anos da reforma, movimento que impactou todo o mundo.

Tudo isso está dividido em 12 salas que são organizadas para contar de forma cronológica o que aconteceu. Para quem ficou interessado em conhecer, o museu abre de terça a domingo, das 10h às 17h. Os ingressos custam 13 CHF.

5. Muro dos reformadores

Estátuas no Muro dos reformadores

Imagem: freepik.com

Outra opção de passeio gratuito é o muro dos Reformadores, uma construção em pedra de 100 metros de comprimento que fica no Parc des Bastions, nos muros da cidade antiga e foi feito em comemoração aos 400 anos da reforma protestante.

No monumento existem várias estátuas de personalidades que foram importantes para o movimento. As que mais se destacam, no entanto, são as esculturas de mais de 4 metros de altura dos quatro principais reformadores: João Calvino, John Knox, Guillaume Farel e Théodore de Bèze.

6. Centro Histórico e catedral de Saint Pierre

Outro lugarzinho que vai te ajudar a conhecer Genebra é a Catedral de Saint Pierre, uma igreja construída entre os séculos XII e XIII. Abaixo dela funciona um sítio arqueológico onde há restos da ocupação do local a partir do século III e até resquícios das civilizações pré-cristãs que viveram na área.

O sítio funciona todos os dias, das 10h às 17h, e os ingressos custam 8 CHF. Para quem deseja conhecer a catedral, fique atento aos horários das celebrações, uma vez que ela ainda está em funcionamento.

7. Museu Patek Philippe

Entrada do Museu Patek Philippe

Imagem: lilywang0217

Aproveite para conhecer a história do relógio suíço nesse museu em que a entrada exala elegância e riqueza.

Além de lindo por dentro e por fora, o local conta a história de mais de cinco séculos da relojoaria suíça, com peças que datam do século XVI, miniaturas e mais de 8 mil documentos.

Quem quiser conhecer precisa pagar a entrada para o tour guiado público, que custa 10 CHF e dura em média 2 horas.

O museu abre de terça a sexta das 14h às 18h e aos sábados das 10h às 18h. A visitação guiada em francês começa às 14h e em inglês às 14h30.

8.L’Horloge Fleurie (Relógio de flores)

Relógio das Flores em Genebra

Imagem: freepik.com

O l’horloge fleurie, ou relógio de flores de Genebra, é um dos pontos turísticos que se tornou símbolo da cidade.

O relógio se trata de um canteiro com mais de 6 mil flores, que mudam a cada estação do ano, e fica localizado no Jardim Inglês. Sim, o relógio funciona de verdade, fazendo jus à fama do país.

9. Monte Salève

Ainda para quem gosta do ar livre, uma opção é subir o Monte Salève, que tecnicamente fica no país vizinho, a França. Mas é super pertinho de Genebra, com inclusive um bondinho subindo os mais de 1.100 metros até o topo, e partindo do território suíço.

A viagem até o topo de bondinho custa 13.60 CHF e acontece nos meses de outono e inverno de sexta a domingo, das 9h30 às 17h. Já na primavera e no verão a subida é feita aos domingos e segundas, das 9h30 às 17h, e de quinta a sábado, das 9h30 às 23h.

Os bondinhos partem geralmente a cada 12 minutos, mas isso pode ser alterado dependendo do clima.

10. Lago Genebra (Léman)

Lago Léman em Genebra

Imagem: freepik.com

Por último, além de observar o jet d’eau do cais você também pode fazer um cruzeiro pelo lago Genebra ou Léman. Um dos cruzeiros é o Geneva Tour, que é um passeio guiado com duração de 1 hora que passa pelos principais pontos turísticos da cidade.

Os ingressos custam 18 CHF e é sempre bom comprar os tickets com antecedência através do site da empresa responsável pelo passeio.

Onde comer

Restaurante Le Panoramique

Entrada do Restaurante Le Panoramique | Imagem: panoramique-saleve.fr

Le Panoramique: esse restaurante fica no topo do monte Salève e só pela vista, já vale a pena ir nesse lugar. O interior dele é bem aconchegante e os pratos são preparados com produtos locais. Ele abre de sexta a domingo, das 9h30 às 17h. Como fica na França, o pagamento é em euro.

Café du Soleil: esse é um café que fica em frente à Paroisse du Petit-Saconnex e tem mais de 400 anos de idade. O local é bastante tradicional e serve café da manhã, almoço e jantar, inclusive o famoso fondue local. Abre de segunda a sexta, das 7h às 0h, aos sábados das 10h às 0h e aos domingos das 10h às 23h.

Globus: essa é na verdade uma grande loja de departamento que fica a alguns minutos do relógio das flores. A melhor parte é que dá para aproveitar e dar uma olhada nas lojas ao redor, que vendem desde queijos à vinhos.

Le Café Papon: esse lugar fica bem no meio da cidade antiga, podendo ir para lá depois de sair do Parc des Bastions. O restaurante funciona desde 1983, serve pratos tradicionais e tem em sua decoração partes de antigas construções da região. O café abre de segunda a sábado, das 8h30 às 23h30.

Hotéis em Genebra

Quarto no Hotel Kipling

Um dos quartos do Hotel Kipling | Imagem: hotelkiplinggeneva.com

Hotel Kipling: hotel 3 estrelas próximo ao centro de Genebra e do lago Léman, considerada uma das melhores localizações. No hotel os hóspedes têm acesso a academia e passe para uso do transporte público gratuitamente. A acomodação sai em média por 250 CHF a noite.

Design Hotel F6: mais um hotel 3 estrelas que fica a cerca de 600 metros do lago. Os quartos são bem modernos e contam com banheira e chaleira elétrica. O hotel tem ainda uma academia, sauna, banho turco e passe de transporte público gratuito. Os quartos duplos custam em média 220 CHF.

Hotel Suisse: hotel 3 estrelas que também fica em uma parte privilegiada da cidade, bem em frente à estação central. Os quartos têm banheira e cafeteira. As diárias aqui saem em média 185 CHF.

Geneva Hostel: já para quem procura economizar, uma boa opção é ficar em um hostel, onde os quartos são compartilhados. Esse aqui tem quartos compartilhados e privados. As diárias saem a partir de 35 CHF e já incluem o cartão de transporte público e café da manhã no local.

Informações relevantes e interessantes sobre Genevbra

  • O clima em Genebra é moderado, com invernos frios, onde pode nevar, e verões com temperaturas que ultrapassam os 25º C
  • Para quem vai escalar ou nadar no lago, a melhor época para conhecer a cidade é entre os meses de julho e agosto
  • A moeda utilizada em Genebra é o franco suíço (CHF) e a língua mais falada é o francês. No entanto, por ser uma cidade repleta de estrangeiros, o inglês também é bastante usado
  • No aeroporto do cantão de Genebra você pode pegar um vale que dá direito a utilizar o transporte público local gratuitamente por 80 minutos.

Ficou com vontade de conhecer Genebra depois de conhecer os pontos turísticos de lá? Aproveite também para saber tudo sobre Zurique, na Suíça, aqui.

Sobre o autor

Jornalista sempre em busca de um lugar novo para conhecer, tem a escrita sobre viagens como uma forma de viajar também. Assim, ajuda outras pessoas a conhecerem lugares diferentes sem precisarem sair de casa.