O que fazer em Zurique: 10 pontos turísticos e onde fica

Lago e cidade de Zurique

Imagem: depositphotos

Zurique (ou Zürich) é a maior e uma das mais importantes cidades da Suíça, principalmente por ser sede de diversos bancos importantes do país.

Localizada nos Alpes, a cidade tem muito a oferecer aos visitantes em todas as épocas do ano, como o passeio de barco pelo rio Limmat ou pelo lago Zurique durante o verão, visita ao Lindenhofplatz, um antigo forte romano transformado em parque público que é aberto durante todo o ano, ou andar pela avenida Bahnhofstrasse, centro de compras que fica especialmente encantador no inverno.

Se você quiser saber mais sobre essa incrível cidade, descubra os 10 pontos turísticos para conhecer, curiosidades sobre a região e ainda veja dicas de onde comer e se hospedar na cidade!

Onde fica Zurique

Zurique fica localizada nos Alpes (maior cordilheira de montanhas da Europa). Mais precisamente ao norte da Suíça, sendo a capital do cantão de Zurique (tipo de divisão territorial) e maior cidade do país, com mais de 400 mil habitantes.

A 12 quilômetros do centro da cidade, que é cortada pelo Rio Limmat, fica também o Flughafen Zürich ou Aeroporto de Zurique, que é considerado um dos maiores e melhores aeroportos do continente.

O que fazer: 10 pontos turísticos para você conhecer

Zurique é uma cidade de vários encantos e diversas opções do que se fazer. Confira os 10 melhores para você conhecer ao viajar para lá!

1. Lago Zurique

Um dos principais e mais populares pontos turístico a se visitar é o lago Zurique (chamado anteriormente de lago Geneva). O lago fica bem no meio da cidade e é imenso, sendo um dos maiores lagos do país. Ele é tão grande que existem quatro ilhas dentro dele, todas elas podendo ser visitadas de barco.

A região ao redor do lago, que antigamente era usado para transporte de pessoas e cargas, é cheia de casas de veraneio, pousadas e restaurantes aconchegantes, e não para por aí: no verão é possível nadar e praticar esportes aquáticos nas águas cristalinas.

Para quem não quer se aventurar nas águas, uma das opções é visitar Rapperswil (cidade das rosas), que fica na parte leste do lago e é conhecida pelos jardins, onde florescem mais de 600 variedades de rosas.

Os visitantes podem conhecer a região todos os dias da semana, mas é bom ficar atento aos horários porque eles podem variar, ou até não acontecerem, em determinada estação por conta do clima.

2. Museu Nacional Suíço

Museu Nacional Suíço

Imagem: depositphotos

Outro lugar de passagem obrigatória para quem vai para Zurique é o Museu Nacional Suíço, que fica bem no centro da cidade, logo atrás da ação central. O local guarda simplesmente a maior coleção de obras e documentos que contam a história da Suíça desde a pré-história até os dias modernos.

Um exemplo é a exibição permanente “simplesmente Zurique” que fica no primeiro piso da ala histórica do museu e tem entrada gratuita. Nela os visitantes podem visualizar 60 objetos que explicam a história da ocupação humana na região.

Mas não para por aí, pois o museu foi construído no que restou de um antigo castelo, o que garante um encanto a parte. O museu abre para os visitantes de terça a domingo e a entrada custa 10 CHF.

3. Altstadt (Cidade antiga)

Cidade Antiga de Zurique

Imagem: depositphotos

Uma outra maneira de conhecer o charme de Zurique é andando pelas ruas da Altstadt, que significa literalmente “cidade antiga” em alemão, e como o nome indica essa é uma das partes mais velhas da cidade.

Essa parte de Zurique fica ao redor das margens do rio Limmat e é possível encontrar de tudo: desde cafés e restaurantes até lojinhas de lembranças.

Você pode simplesmente andar e conhecer a região por conta própria, mas é em um tour guiado a pé que você conhece detalhes da história da região, além de passar pelos pontos mais importantes da cidade antiga.

O tour guiado custa 25 CHF por pessoa, e o guia pode falar em alemão e em inglês. A caminhada tem duração de em média 2 horas e começa, nos meses de abril a outubro, às 15h nos dias da semana e às 11h nos finais de semana. De novembro a março o passeio acontece a partir das 11h.

4. Grossmünster

Igreja Grossmünster em Zurique

Imagem: depositphotos

A igreja Grossmünster era um mosteiro que foi transformada em igreja evangélica, sendo inclusive um ponto importante para a Reforma lideradas na Suíça por Huldrych e Heinrich Bullinger no início do século 16.

O local é famoso pela sua arquitetura que preserva várias das características da construção original, os belíssimos vitrais coloridos, a cripta românica e a janela para o coro de Augusto Giacometti, que foi adicionada ao prédio em 1932. Lá também funciona um museu, que exibe a história da reforma da igreja.

A igreja teria sido construída no século XII e foi reformada e reconstruída várias vezes durante a sua história. Uma lenda local diz que o prédio fica em cima dos túmulos dos santos padroeiros de Zurique, São Félix e Santa Regula.

O templo pode ser visitado de domingo a domingo, das 10h às 18h e a entrada é gratuita.Aos domingos o horário pode ser um pouco diferente, visto que a igreja só abre ao público após as celebrações habituais.

5. Museu da FIFA

Zurique também tem atração para os amantes de futebol, que é a visita ao Museu da FIFA, que tem sede na cidade.

No museu, que existe desde 2016, os visitantes irão encontrar milhares de objetos que contam a história do futebol e das Copas do Mundo em exibição, inclusive o item considerado a joia do local, o troféu da copa do mundo FIFA, além de atrações em audiovisual.

O museu abre de terça a domingo, das 10h às 18h. Os ingressos podem ser comprados na entrada e custam 24 CHF. Crianças menores de 6 anos têm entrada livre.

6. Museu Rietberg

Museu Rietberg e seu jardim

Imagem: myswitzerland.com

O museu Rietberg é bastante famoso pelo seu design arquitetônico, que abusa dos tons de verde e fez ele ganhar o apelido de “esmeralda” entre os locais, ficando localizado nas proximidades do lago Zurique.

Esse é o único museu com exibição de itens que não pertencem a cultura europeia na Suíça, com uma coleção renomada de objetos que foram levados da Ásia, África, Américas e até Oceania para lá.

Ao redor do prédio fica em belo parque de mais de 67 mil metros quadrados onde o compositor alemão Richard Wagner teria finalizado a sua obra Tristão e Isolda e é possível ver uma estátua do Buda.

O museu abre de terça a domingo, das 10h às 17h e nas quartas até às 18h. Os ingressos para as coleções fixas custam 14 CHF e para as exibições temporárias, que mudam frequentemente, 18 CHF.

7. Trilha em Uetliberg

Outro ponto turístico bastante famoso da maior cidade da Suíça é a montanha Uetliberg, que fica localizada a 2.850 metros acima do nível do mar, e por isso seus picos se projetam acima dos prédios mais altos de Zurique.

De lá é possível ter uma vista completa da cidade, do lago e até dos Alpes, caso você faça a trilha em um dia limpo. A melhor época para aproveitar tudo que o local tem a oferecer é em novembro, mas a região é um destino bastante popular de caminhada nos meses de verão.

É possível fazer a trilha a pé ou de bicicleta e o local é bem sinalizado, ou seja, totalmente seguro. Lá em cima existem ainda vários restaurantes e cafés, onde você pode relaxar enquanto aproveita a vista.

8. Lindenhofplatz

Pessoas na Lindenhofplatz

Imagem: depositphotos

Na região da cidade existe um antigo forte romano do século IV, que já foi transformado em local de residência para a família real e hoje é um parque público com uma vista esplêndida de Zurique, e que vale muito a pena a visita.

O parque, que fica no alto de uma colina, é o mais antigo da cidade e existem evidências de que até um acampamento celta foi montado nas redondezas.

A região é bem popular entre os residentes, especialmente idosos e crianças, mas só é possível chegar lá a pé, então força nas pernas!

9. Passeio de barco pelo rio Limmat

Barco Regula no Rio Limmat

Imagem: depositphotos

Mais uma opção de passeio ao ar livre em Zurique é o tour de barco pelo Rio Limmat, que corta a cidade e alimenta o lago. Esse passeio é uma maneira fácil e mais rápida de conhecer os principais pontos da região, uma vez que vai da estação até o lago, passando pelo museu nacional e pela cidade antiga.

O percurso dura em média 50 minutos, contando ida e volta, sem pausas, e custa 4,40 CHF por pessoa. Os três barcos motorizados (Félix, Regula e Turicum) só circulam entre os meses de abril e outubro, onde o clima é mais quente.

O ponto negativo desse passeio é que os barcos não possuem acessibilidade, então cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida não poderão fazer.

10. Passear pela Bahnhofstrasse

Pessoas pela Bahnhofstrasse em Zurique

Imagem: depositphotos

Por último, antes de ir embora você precisa tirar um tempinho para andar pela Bahnhofstrasse, que é a mais famosa avenida de compras da Suíça. A rua fica logo na saída da estação central e vai até o lago.

Em toda a sua extensão é possível encontrar lojas de marcas renomadas, produtos de luxo, de departamento e, claro, os famosos chocolates suíços.

Essa avenida também é conhecida pelo Paradeplatz, prédio do século 17 onde funcionam os escritórios de vários dos principais bancos do país.

Onde comer em Zurique

Por dentro do Restaurante Viadukt

Vista de dentro do Restaurante Viadukt | Imagem: restaurant-viadukt.ch

Restaurante Viadukt: outro local que serve comida típica é o que tem esse nome porque fica bem embaixo do Im Viadukt, que é uma espécie de centro de compras local. O cardápio do local muda de acordo com a estação e é conhecido por apresentar três menus para almoço. O viadukt fica a poucos minutos do Limmat e abre todos os dias da semana, das 9h às 0h.

Terrasse: um dos restaurantes mais populares de Zurique e que fica perto do Rio Limmat e da Universidade. O local é conhecido pela sofisticação e por servir pratos típicos da culinária suíça e de outros países da Europa.

Bierhalle Rheinfelder: essa é uma cervejaria tradicional e restaurante que serve pratos típicos que funciona desde 1870, sendo uma das mais antigas de Zurique, pertinho da estação central. A casa abre todos os dias da semana, sempre das 9h às 0h.

Confiserie Sprüngli: os amantes de chocolate não podem deixar de dar uma passadinha em uma das mais famosas lojas de doces da cidade, que fica na Bahnhofstrasse. O local serve café da manhã, brunch, almoço e ainda vende chocolates para viagens. A loja abre todos os dias, das 8h30 às 18h30.

Hotéis em Zurique

Há diversas opções de hospedagem com um bom custo benefício em Zurique, essas são algumas opções:

Sacada do Hotel Josef

Sacada do Boutique Hotel Josef | Imagem: hotel-josef.hotels-zurich.org/

Boutique Hotel Josef: hotel três estrelas que fica a cerca de 700 metros do museu nacional. Essa opção é um pouco mais distante do centro antigo e por conta disso os quartos possuem preços a partir de 150 CHF por noite.

Sorell Hotel Rütli: hotel três estrelas que fica bem no meio do centro histórico da cidade e, portanto, perto de tudo o que tem de mais importante. Por conta da sua localização, os quartos têm preços a partir de 210 CHF a diária.

Rössli: esse é outro hotel pertinho do centro antigo de Zurique. Ele fica a menos de 100 metros das margens do rio Limmat, a minutos de caminhada do lago e dos pontos de bonde e do aeroporto. As acomodações custam em média 160 CHF a diária.

Hotel Bristol Zurich: também é três estrelas e fica a cinco minutinhos a pé da estação central, ficando em um ponto sossegado do centro e perto dos transportes públicos. Para se hospedar no local é preciso desembolsar em média 200 CHF por noite.

Clima

O clima em Zurique é o continental-alpino, ou seja, apresenta verões com temperaturas amenas, de no máximo 25º nos dias mais quentes, e chuvosos, e invernos rigorosos, onde quase sempre neva.

10 lugares para tirar as melhores fotos

1. As águas verdes do Rio Limmat

O Rio Limmat é um dos cartões postais da cidade e não é por menos, uma vez que as suas águas fazem a composição perfeita com as construções ao redor, resultando no cenário da foto perfeita.

2. Aproveitando o pôr-do-sol

Pôr-do-sol e lago Zurique: Combinação garantida para as melhores fotos da sua viagem.

3. Contato com a natureza

Menina no lago com Cisnes

Imagem: k.cherezova

Há vários animais vivendo no lago Zurique e você pode aproveitar para tirar algumas fotos super fofas com eles, mas sempre com responsabilidade, viu?

4. Vista do alto

O Lindenhofplatz é outro cantinho para tirar ótimas fotos, especialmente porque de lá dá para se ter uma vista privilegiada da cidade abaixo e ainda estar em contato com a natureza.

5. No topo do mundo

Menina subindo a Montanha Uetliberg

Imagem: annadoulou_

Nada como aproveitar a vista do alto da Uetliberg para tirar algumas fotos incríveis utilizando a paisagem natural como fundo.

6. Aproveitando a cidade antiga

Mulher em Cidade Antiga de Zurique

Imagem: b_.danijela

A cidade antiga também tem seus encantos e lugares super charmosos para fazer fotos bem bonitas e coloridas.

7. Misturando o antigo com o novo

A mistura do antigo com a arquitetura moderna do Museu Nacional Suíço formam um cenário perfeito para fotos.

8. Almoçando pela cidade

Menina comendo em Restaurante Terrasse

Imagem: vrenii.s

Nada como uma refeição ao ar livre em um dia ensolarado. Aproveite para fazer uma foto assim se for comer no Restaurante Terrasse.

9. Pela Bahnhofstrasse

Mulher na Bahnhofstrasse

Imagem: athinanita

Mesmo que você não vá fazer compras, as muitas lojas de luxo e as luzes da Bahnhofstrasse formam um ótimo lugar para tirar ótimas fotos.

10. Olhando para a Igreja Grossmünster

Mulher de frente para Igreja Grossmünster

Imagem: lin_fapou

Para uma foto bem diferente, experimente tirar uma de costas para a câmera e de frente para um monumento como a Igreja Grossmünster.

Informações importantes e curiosidades

Ficou com vontade de fazer as malas depois de ver todos esses pontos turísticos de Zurique? Então chega mais para ver algumas informações importantes e curiosidades sobre a cidade!

  • A moeda utilizada em Zurique é o Franco Suíço, representado pela sigla CHF, que pode ser obtido em notas de 10, 20, 40, 100, 200, 1000 e várias moedas em valores menores. Você pode comprar euro no Brasil e fazer a conversão ainda no aeroporto, caso não encontre a moeda em casas de câmbio daqui.
  • A língua mais falada em Zurique é o alemão-suíço, porém o francês, o italiano e o romanche também são línguas oficiais do país. Contudo, quem sabe inglês pode ficar tranquilo, pois o idioma é bastante utilizado por lá.
  • Zurique não é a capital da Suíça (que na verdade é Berna), mas é uma cidade de extrema importância por ser sede vários bancos e de uma importante bolsa de valores do continente.
  • A região de Zurique é ocupada desde de antes da Era Comum pelos povos celtas, mas a cidade só foi fundada no século 5 por um povo oriundo da Alemanha ocidental conhecidos como alamanos.
  • O nome da cidade em latim é Turicum, que seria derivado da palavra celta Turus, em alemão ela é chamada de Zürich.

Sobre o autor

Jornalista sempre em busca de um lugar novo para conhecer, tem a escrita sobre viagens como uma forma de viajar também. Assim, ajuda outras pessoas a conhecerem lugares diferentes sem precisarem sair de casa.