Frankfurt, Alemanha: o que fazer em um ou dois dias

Cidade de Frankfurt de longe

Imagem: freepik.com

Levando em consideração que a Alemanha é a quarta maior economia nacional do planeta e que seu centro financeiro fica em Frankfurt, podemos entender a importância dessa cidade na economia nacional e internacional.

Para você ter uma ideia, ela é sede do Banco Central Europeu (BCE), unidade que reúne os 19 países da União Europeia e é responsável por manter o valor do Euro.

Devido aos vários arranha-céus que possui, ela foi apelidada de “Mainhattan”, fazendo referência ao rio Main que corta a cidade, e à Manhattan, ilha de Nova Iorque.

Frankfurt Am Main, nome oficial da cidade, possui mais de 700 mil habitantes. Entre seus nativos mais importantes está a Anne Frank, vítima do Holocausto e autora do diário mais famoso do mundo: O Diário de Anne Frank.

Quer conhecer mais sobre esse lugar? Então, confira algumas atividades para fazer em um ou dois dias de estadia nessa metrópole.

O que fazer em Frankfurt, Alemanha?

A cidade alemã possui mais de 40 bairros, por essa razão não tem como conhecê-la por completo em apenas dois dias.

De qualquer forma, esse tempo é suficiente para entender um pouco mais sobre a dinâmica de Frankfurt, aprender sobre o seu passado e o do país e, claro, aproveitar bastante do visual incrível que ela possui.

Veja quais podem ser suas atividades!

Conhecer o Bockenheimer warte

Bockenheimer warte

Imagem: nouhnouh

Nossa primeira sugestão é uma estação de metrô pouco comum, e é exatamente por isso que ela está entre as principais atrações de Frankfurt.

A entrada da estação Bockenheimer warte é um vagão de trem saindo do chão, e foi projetada pelo arquiteto Zbigniew Peter Pininski em 1986.

A sensação ao entrar nessa estação é a de estar em um filme, como os da saga Harry Potter.

A construção em questão tem uma pitada de magia, assim como a famosa Plataforma 9 3/4 do filme inspirado na série de livros da escritora J.K. Rowling. Então, vale super a pena conhecer e registar esse projeto, no mínimo, curioso.

Aproveitar do Palmengarten

Aproximadamente 350 espaços verdes compõem essa cidade, desses, 45 são grandes parques. Um exemplo disso é o Palmengarten, o Jardim de Palmeiras, em português.

Localizado no centro da metrópole, esse espaço possui espécies de plantas de todo o mundo. Variadas palmeiras, samambaias, flores, cactos e suculentas são alguns dos tipos encontrados nesse lugar.

Além da diversidade de plantas, Palmengarten também possui um playground para as crianças, minigolfe e um pequeno trem.

No verão, o parque fica ainda mais divertido, pois a época permite aproveitar de um lago com barcos a remo.

Ainda nessa estação, mais especificamente em junho, o jardim recebe o Festival das Rosas. Essa atração é comemorada desde 1931 e tem como principal objetivo fazer uma grande exposição dessas flores.

Ao final de todo o evento, os visitantes podem desfrutar de uma grande queima de fogos.

Subir a Main Tower

Menina no topo da Main Tower

Imagem: deniska_3004

Cinquenta e cinco andares e uma altura de 200 metros fazem da Main Tower o ponto mais alto de Frankfurt.

Inaugurada em 1999, o arranha-céu não chama atenção apenas pelo tamanho, mas também por sua fachada composta por vidros.

Por dentro, o visitante pode conhecer a coleção de arte contemporânea exposta e até alugar um escritório com vista para toda a cidade. Além disso, a torre ainda possui um restaurante no 53º andar.

Ou seja, você pode desfrutar de um almoço ou jantar a 187 metros do chão e com uma das vistas mais fantásticas da cidade.

Desbravar Römerberg

Praça Römerberg

Imagem: freepik.com

Existem muitas praças nessa metrópole alemã, mas a Römerberg tem um caráter especial, pois está localizada na região central da cidade velha.

Nesse espaço público está Römer, uma das mais belas e antigas prefeituras da república com mais de 600 anos de funcionamento.

Esse e os demais prédios ao redor da praça conservam um estilo medieval, o que torna o cenário ainda mais charmoso.

No centro da praça está a Gerechtigkeitsbrunnen, a fonte da justiça. Em 1543 a fonte foi inaugurada, mas não possuía suas características atuais.

Apenas em 1887, o monumento foi restaurado e uma estátua de bronze da deusa Justitia foi implementada. Ao contrário de outras representações, essa imagem não possui os olhos vendados, mas segura a balança em uma das mãos.

Conhecer a Igreja de São Paulo

Igreja de São Paulo

Imagem: frankfurt.de

Pertinho da Römerberg está a Paulskirche (Igreja de São Paulo), outro prédio histórico considerado a principal igreja evangélica luterana da cidade no século XIX.

Além disso, também foi sede do primeiro parlamento pan-alemão, onde foi criada a primeira constituição democrática do país.

Com o passar do tempo, o edifício precisou ser reformado, pois em 1944 Paulskirche foi completamente destruída devido a Segunda Guerra Mundial.

Posteriormente, entre 1988 e 1991, uma nova reforma foi colocada em prática. A mais recente renovação na estrutura aconteceu em 2020.

Atualmente, a igreja pode ser visitada, exposições esporádicas acontecem em seu interior e alguns eventos estaduais e/ou municipais ainda ocorrem no andar superior do prédio, onde fica a sala de reuniões.

Aprender no Historische Museum Frankfurt

Museu Histórico de Frankfurt

Imagem: wikimedia commons

O Museu Histórico de Frankfurt também está a alguns passos da praça central da cidade velha e praticamente às margens do rio Meno.

Considerado um dos maiores museus da cidade na Europa, ele cobre mais de 800 anos de história da arquitetura.

Dentro do edifício você vai conhecer toda a história do lugar, começando pela época Medieval, passando pela Idade Média e pelos séculos XVI a XVIII.

Também é possível conferir obras que evidenciam a cidade do século XIX e os importantes acontecimentos de 1866 a 2001, período que compreende a transformação da cidade em metrópole.

Atravessar a Eiserner Steg

Depois de visitar o Historische Museum Frankfurt, caminhe até a histórica ponte de ferro, a Eiserner Steg.

Apesar de ter sido destruída na Segunda Guerra Mundial, o monumento foi reconstruído um ano após o fim do evento bélico e hoje é um dos símbolos arquitetônicos mais famosos da cidade.

Entre os anos de 1993 e 1994, a ponte recebeu elevadores em suas escadas, assim ela se tornou acessível para cadeirantes e carrinhos de bebê.

Essa passarela de ferro liga a cidade velha ao bairro Sachsenhausen, onde estão navios-restaurante, pedais e barcos a remos disponíveis para aluguel.

São, aproximadamente, 174 metros de extensão destinados exclusivamente para os pedestres. Ao atravessar essa ponte é possível ver o rio Meno e a cidade de outros ângulos.

Visitar a casa da família Frank

Casa da família Frank, em Frankfurt

Imagem: tracesofwar.com

Anne Frank ficou conhecida após seu diário se tornar um documento do Holocausto.

Publicados após a morte da garota, os registros diários contavam o que ocorria nos fundos de uma casa em Amsterdã, destino de Anne e de toda sua família após saírem de Frankfurt escondidos dos nazistas.

Mas, visitar a casa da família Frank nessa cidade não remete à uma época triste, pelo contrário. A Wohnhaus der Familie Frank é o cenário da infância de Anne e de sua irmã mais velha Margot, também vítima do Holocausto.

Em Frankfurt, mais precisamente no bairro Dornbusch, elas se divertiam e viviam felizes com seus pais.

Ver a Eurotower

Eurotower em Frankfurt

Imagem: wikimedia commons

Localizada no bairro Innenstadt, a Eurotower é mais um arranha-céu da Alemanha que faz o maior sucesso com os turistas.

São 148,5 metros de altura divididos em 40 andares, com uma área total de 78 mil metros quadrados. Além de grande, a estrutura também surpreende com a fachada toda em vidro.

Apesar do nome lembrar o Euro, o prédio ganhou esse nome antes mesmo da introdução da moeda europeia.

Construído entre 1971 e 1977, ele já foi sede do Banco Central Europeu durante 16 anos, até que em novembro de 2014, o BCE se mudou para um edifício maior em Willy-Brandt-Platz.

Encantar-se com a Alte Oper Frankfurt

Exterior e fonte em Alte Oper Frankfurt

Imagem: wikimedia commons

Enquanto a vista exterior nos deixa sem palavras, o interior do Alte Oper é de deixar qualquer um de queixo caído.

Mas, nem sempre a grandiosidade desse prédio foi levada em consideração, uma vez que após ser bombardeado em 1944, iniciou-se um debate de anos sobre uma possível demolição.

Felizmente, a reconstrução fiel ao original foi a decisão tomada, sendo reinaugurado em 1981.

Portanto, o prédio que abriga mais de 300 concertos e eventos por ano é um símbolo de arte e de como o povo de Frankfurt se importa com os patrimônios históricos da cidade.

Com sua excelente acústica, o Alte Oper recebe concertos de sinfonia, recitais, música antiga e moderna. Jazz, musicais, pop e rock são algumas das atrações encontradas.

Onde fica Frankfurt?

Frankfurt Am Main está localizada no estado alemão de Hesse, um dos que são cortados pelo rio Meno. Por essa razão, o nome da cidade significa Frankfurt sobre o Meno.

Como se locomover?

Caminhar é uma das formas mais prazerosas para se locomover em Frankfurt. Além das belas paisagens arborizadas, as ruas são bem planas e muitos dos pontos turísticos ficam próximos uns dos outros.

Ou seja, percorrer a cidade a pé é uma maneira prazerosa e pouco cansativa. Mas claro, essa não é a única saída para conhecer e vivenciar essa metrópole.

Confira as opções de transportes existentes:

Bicicleta em banco em Frankfurt

Imagem: skender.gram

Bicicleta: a Call a Bike aluga bicicleta para você se divertir sobre duas rodas pela cidade. Para isso, basta baixar o aplicativo da empresa e localizar a bicicleta.

O pagamento é feito por cartão de crédito cadastrado no aplicativo. Os valores dependem da sua necessidade, podem ser cobrados por minutos para viagens curtas ou taxas anuais econômicas para quem deseja explorar a metrópole de bicicleta.

Ônibus: esse transporte funciona dentro da cidade e para viagens regionais também. Além de confortáveis, são acessíveis e possuem espaço para cadeiras de rodas, carrinhos ou bicicletas.

É importante você estar portando o seu ticket durante a viagem, pois a qualquer momento um fiscal pode pedir a passagem para conferir.

Caso contrário, você pode ser multado em 60 €. No site da RMV, você pode conferir as linhas de ônibus e todos os preços das passagens. Por exemplo, o bilhete diário para um adulto custa 5,35 € e é válido para toda cidade, com exceção do aeroporto.

Metrô: também na RMV é possível conseguir informações sobre o metrô de Frankfurt e no aplicativo da empresa dá para comprar as passagens de ônibus e de metrô.

No entanto, ainda há a opção de adquirir o ticket nas máquinas eletrônicas encontradas nas plataformas. Com relação aos preços, o bilhete diário para um grupo de pessoas custa 11,30 €. Já o individual é de 5,35 € para adultos e 3 € para crianças.

Tram (bondinho): comprando a passagem do metrô, você também pode aproveitá-la no Tram. Esse tipo de transporte é semelhante a um bondinho e funciona na região central da cidade.

Apesar dos pontos turísticos ficarem bastante próximos uns dos outros nessa área, vale a pena usar o Tram nem que seja só por experiência.

Trem: baixando o aplicativo DB Navigator, você consegue comprar as passagens de Trem pelo celular e obter todas as informações sobre horários, área do trilho que seu vagão para e por aí vai.

Apesar de confortável e rápido, esse meio de transporte é um dos mais caros da cidade.

Táxis ou motoristas por aplicativo: já para quem quer praticidade, os táxis e os motoristas de aplicativos são boas maneiras de se locomover em Frankfurt.

No entanto, a primeira opção costuma ser mais cara e ainda é costume dar uma boa gorjeta ao taxista.

Clima em Frankfurt

O verão nessa cidade começa em junho e se estende até o início de setembro. As temperaturas durante essa época não são tão altas quanto em países mais quentes, como o Brasil.

Outra característica do verão é o dia ser mais longo do que a noite. Geralmente, o céu começa a ficar escuro às 20h, o que é ótimo para aproveitar mais o dia durante a viagem.

Em compensação, no inverno, a noite chega mais rápido que o habitual. Entre o final de dezembro e o mês de março, Frankfurt escurece por volta das 17h da tarde.

Em média, a máxima diária é abaixo de 8 graus, sendo mais frio sempre em janeiro.

Além de chover e ventar muito, no inverno em Frankfurt também sempre neva, mesmo que em uma escala pequena. Então se for viajar nesse período, capriche nos looks quentinhos e acorde cedo para aproveitar mais.

Aproveite sua viagem à Alemanha e descubra aqui o que fazer em Berlim, a capital do país.

Hotéis e restaurantes

Hotéis

Além de concentrar a área financeira da Alemanha, essa região é também considerada o maior centro financeiro da Europa continental.

Tudo isso faz com que ela esteja no topo da lista das cidades mais caras alemãs, fechando o top 10 do mundo.

Dessa forma, é bom estar preparado financeiramente para escolher hotéis com um bom custo-benefício. Confira a seguir algumas opções.

Mulher em quarto do Hotel Jumeirah Frankfurt

Vista de um dos quartos do Hotel Jumeirah Frankfurt | Imagem: jumeirah.com

Jumeirah Frankfurt: localizado no coração de Frankfurt, esse hotel fica próximo da Bolsa de Valores da cidade, restaurantes e shopping. Elegante, moderno e com quartos espaçosos, ele possui diárias a partir de 200 €. Além disso, aceita pets, e ainda tem spa e piscina.

Ameron Frankfurt Neckarvillen Boutique: pertinho do metrô, essa opção de estadia é ideal para quem busca praticidade, pois fica perto da praça Römerberg e a Catedral de São Bartolomeu. A diária custa em média de 125 €.

Grandhotel Hessischer Hof: com aproximadamente 215 € você consegue uma estadia nesse luxoso hotel de 5 estrelas, com quartos com banheira, cozinha gourmet e uma varanda com vista para os arranha-céus.

Hotel West an der Bockenheimer Warte: se o orçamento está apertado, esse hotel pode salvar sua viagem, pois tem diárias a partir de 95 €. Se quiser uma atração pertinho, você pode visitar o Jardim botânico Palmengarten que fica apenas a 500 metros do hotel.

Restaurantes

Escolher onde comer também pode ser um desafio, tendo em vista as diversas opções de restaurantes encontradas nessa cidade.

Citamos quatro opções bem distintas para agradar a todos os gostos e bolsos.

Salão do restaurante Main Diner

Salão do restaurante Main Diner | Imagem: main-diner.de

Main Diner: esse lugar é perfeito para quem deseja provar da cozinha internacional e europeia. Apesar de ser o ponto de encontro dos amantes de carnes, o restaurante também possui pratos para os veganos. A faixa de preço é de 9 € a 50 €.

Im Herzen Afrikas: como o próprio nome já induz, esse restaurante é especializado em comida africana, mais precisamente da Eritreia. No menu é possível encontrar opções com carne a partir de 9 € e vegetariano/vegano também.

Paulaner am Dom: já quem gosta de uma cerveja na hora do almoço, vai adorar esse restaurante-bar. Além do chopp com preço justo, é possível também aproveitar de um cardápio típico da região com preços que vão de 1 € até mais de 25 €.

Atschel: para concluir essa rota gastronômica, um restaurante localizado em Saxonyhausen, na região sul de Frankfurt. Considerado um dos mais antigos bares de cidras da cidade, o local também serve um menu composto por produtos regionais.

Sobre o autor

Jornalista e redatora web, Katharyne escreve sobre diversas temáticas para a internet. Uma delas é sobre viagens, com a qual inclusive, possui bastante afinidade.