Évora: 10 lugares para conhecer nesta cidade medieval

Praça com flores na Cidade de Évora

Imagem: depositphotos

Você que é apaixonado por história, precisa conhecer Évora. A cidade fica em Portugal, na região do Alentejo e é cheia de monument  os históricos bem preservados, o que acabou rendendo ao local a fama de cidade-museu.

Suas ruas estreitas e os prédios de arquitetura ímpar, entre uma caminhada e outra, remetem o turista a diversas épocas do passado. Não à toa, o centro histórico do município foi considerado Patrimônio Mundial pela Unesco.

Aqui você vai encontrar tudo que precisa saber para preparar sua viagem à Évora: o que fazer, onde comer, onde se hospedar e também onde registrar as melhores fotos desse destino encantador.

O que fazer em Évora

Ruas medievais, monumentos e igrejas históricas e museus fazem de Évora uma cidade que vale muito a pena uma visita.

Confira 10 lugares para conhecer por lá.

1. Sé Catedral de Évora

Catedral de Évora

Imagem: depositphotos

Essa igreja foi construída em 1186 e concluída em 1250, possui o estilo romântico e gótico e é consagrada à Nossa Senhora de Assunção, o que explica o seu verdadeiro nome: Basílica de Nossa Senhora de Assunção.

A Catedral de Évora, como é mais conhecida, é a maior catedral medieval de Portugal e contém um pátio enorme, um museu de arte sacra, um claustro, onde estão sepultados todos os arcebispos de Évora do século XX, além de um terraço impressionante.

Alguns dizem que as bandeiras da frota de Vasco da Gama foram benzidas nessa igreja, em 1947.

2. Capela dos Ossos

Capela dos ossos

Imagem: depositphotos

Esse é um passeio atípico, que pode parecer um pouco mórbido para alguns, mas desperta a curiosidade de muitos.

A capela dos ossos foi construída no século XVIII, em uma época que não tinha mais locais para enterrar as pessoas.

O local conta com uma estrutura de cimento, ornamentada com mais de cinco mil ossos de portugueses eborenses (pessoas que nasce ou mora na cidade de Évora) e este cenário faz cada visitante repensar o sentido da vida.

É um local bem conservado e o acesso custa 2 € o ticket para adultos.

3. Cromeleque dos Almendres

Região do Cromeleque dos Almendres

Imagem: depositphotos

Prepare-se para fazer uma viagem à pré história. Você vai se impressionar com estas esculturas de pedras datadas do período neolítico, mas otimamente bem conservadas.

Pra quem não sabe, cromeleque é um lugar cheio de grandes pedras cravejadas no chão, dispostas na maioria das vezes em círculos e são fortemente associado ao culto dos astros e da natureza pelos pré-históricos.

Esse em Évora é o maior conjunto de toda a Penísula Ibérica, e o mais importante da Europa tanto pelo seu tamanho quanto pelo tempo em que ele se mantém conservado.

4. Universidade de Évora

Universidade de Évora

Imagem: depositphotos

A Universidade de Évora foi a segunda Universidade criada em Portugal que ainda está na ativa. Além de ser uma instituição de muito estudo e pesquisa, também é alvo de admiração por todo seu peso histórico.

O prédio é aberto a visitação, e ali você pode admirar salas com azulejos jesuítas, fachadas de mármore e tetos com arabescos.

O cenário do passado mescla com o burburinho dos estudantes no presente, o que dá a este passeio uma experiência única.

5. Templo Romano

Ruínas de Templo Romano

Imagem: depositphotos

O Templo Romano (conhecido também como Templo de Diana), faz parte do centro histórico da cidade e hoje é classificado como Monumento Nacional devido à sua importância.

O Local foi erguido no Século I d.C, abandonado no século IV e parcialmente destruído no século V. Desde então o templo já serviu como mesquita, torre  militar e até como um açougue.

O tempo fez com que restassem apenas algumas ruínas, mas essas são verdadeiros marcos da cidade de Évora e um forte e significativo símbolo da presença de romanos em Portugal.

6. A trilha do Vinho, Cortiça e Azeite

Plantações de uva em Évora

Imagem: depositphotos

Você já conhece o vinhedo de Montmarte em Paris? Assim como lá, é aqui que você vai provar um bom vinho e ver de perto como são feitos os melhores produtos de Évora.

Todo o passeio é feito de jipe, e possibilita você conhecer de pertinho como são as plantações de olivais e vinhas e a fabricação de objetos de cortiças.

O passeio também possibilita você provar deliciosos vinhos portugueses da região e fazer uma prova cega de azeite.

Ao final do passeio, você ainda pode desfrutar de um belo almoço típico mediterrâneo.

7. Museu de Évora

Sala de pinturas no Museu de Évora

Imagem: visitevora.net

Atração do Centro histórico da cidade, o Museu de Évora, apesar de não ser tão grande, não deixa a desejar no quesito obras importantes.

Nele você vai encontrar painéis que representam a Paixão de Cristo e a Vida de Maria, pintados em meados do século XV.

O museu conta com exposições de mais de 20 mil peças colecionadas ao longo do tempo, entre elas obras portuguesas, romanas e árabes.

O prédio foi restaurado em 2019, dispõe de áudio guia e também possui exposições temporárias bem interessantes.

8. Praça do Giraldo

Praça do Giraldo em Évora

Imagem: depositphotos

Construída em 1557, a Praça do Giraldo passou por algumas modificações e hoje no centro da praça há uma fonte de mármore com oito bicas que representam as principais ruas da cidade.

A água que sai da fonte é limpa, porém não é aconselhado que alguém beba por causa da grande quantidade de pombos que pousam nela todos os dias.

Essa praça não é tão grande, como a Praça do Comércio em Lisboa, por exemplo, mas é o ponto principal de Évora: independente do caminho que você fizer, irá começar ou terminar ali.

9. Casa Cordovil

Casa Clodovil e seu discreto mirante

Imagem: depositphotos

Antiga residência de nobres eborenses, hoje a Casa Cordovil é muito visitada devido seu charmoso e discreto mirante, por onde é possível ver todo o centro da cidade. Sua arquitetura gótica com influência árabe é encantadora.

A visita ao mirante é de graça e para conhecer o restante da casa é pago um valor simbólico.

10. Museu do Artesanato e do Design – MADE

Esse é um museu bem pequeno, porém com muitas informações sobre a história da cidade de Évora.

Ele possui uma mostra com esculturas locais antigas e outros objetos mais modernos.

Visitar esse museu será um passeio rápido, de mais ou menos uma hora, dá também para combinar com a visita da capela dos ossos, é bem pertinho, e a entrada 2 € o bilhete.

Hotéis nesta cidade em Portugal

Existem boas opções de hospedagem em Évora, para todos os bolsos. Aqui listamos algumas sugestões para você que está montando sua viagem:

Quarto Deluxe do Convento do Espinheiro, Historic Hotel & Spa

Quarto Deluxe do Convento do Espinheiro, Historic Hotel & Spa | Imagem: conventodoespinheiro.com

Convento do Espinheiro, Historic Hotel & Spa: esse é um convento-hotel de luxo. Um local com elementos antigos em sua arquitetura e decoração. Possui piscina, academia e quadra de tênis.

M’AR De AR Aqueduto: esse hotel conta com acomodações 5 estrelas, serviço de SPA completo, piscina, um restaurante e um bar. Ainda oferece a comodidade de serviço de translado para o aeroporto (ida e volta).

Hotel Dom Fernando: hotel grande e aconchegante, conta com piscina externa, restaurante jardim e serviços de lavanderia. O trunfo deste hotel é estar próximo à maioria dos pontos turísticos, o que possibilita conhecer muitos lugares a pé.

Merchant’s House: que tal ficar hospedado em um apartamento dentro de um dos prédios históricos? Essa acomodação conta com dois apartamentos equipados com cozinha completa, sala de jantar e quarto separados, ótimo para quem quer ficar bem à vontade.

Restaurantes em Évora

A gastronomia de toda a região de Alentejo é referência em dieta mediterrânea, e também uma das mais ricas de Portugal, e Évora não poderia ficar de fora. Confira algumas opções de restaurantes que valem a pena você conhecer:

Salão do Restaurante Alkimia Madeirense

Salão do Restaurante Alkimia Madeirense | Imagem: alkimiamadeirense.pt

Alkimia Madeirense: bar e restaurante de comida mediterrânea e madeirense, o local tem um ambiente super aconchegante e oferece uma carta de vinhos bem variada, além de uma infinidade de drinques.

Vinarium Wine & Tapas: boa comida e bons vinhos! Serve cozinha europeia, contemporânea e um bar de vinhos além de ter opções vegetarianas e veganas.

Restaurante Típico Guião: sinta-se dentro de um casarão português, neste restaurante de comidas típicas e saborosas. Um dos pratos recomendados por visitantes é o Bacalhau “que nunca chega”, que de tão saboroso, não tem como parar de comer.

Taberna Típica Quarta-Feira: um dos restaurantes mais tradicionais do Alentejo. O ambiente é totalmente acolhedor, além de pratos apetitosos. Mas é preciso reservar com antecedência.

Como chegar lá

Para chegar em Évora, o ideal é viajar de avião até Lisboa: aqui no Brasil as principais capitais fazem voos diretos até lá. São mais ou menos dez horas de viagem se for um voo sem escalas.

Chegando em Lisboa, você pode partir para Évora de transporte público (ônibus ou trem), onde as duas opções te deixam bem no centro da cidade, ou de carro, onde você vai pegar 134 km de estrada em uma hora e trinta minutos de viagem.

Aproveite sua estadia em Évora, conheça mais sobre outras cidades de Portugal e encante-se por esse país europeu.

Mapa de Évora

Sobre o autor

Jornalista e curiosa, adora pesquisar sobre lugares e escrever sobre eles. Atenta a detalhes, sempre pensa em dicas de roteiros fora do lugar comum.