Montmartre: o que fazer no bairro mais charmoso de Paris

Vista da Basilica em Montmartre

Igreja de Sacré Couer ao fundo | Imagem: depositphotos

O bairro de Montmartre é um dos cantinhos mais charmosos e boêmios da cidade de Paris. Situado em uma colina de 130 metros de altura, o local é repleto de cafés, construções antigas conservadas, ruas arborizadas, cabarés e muita arte de rua.

Também conhecido como o Bairro dos Pintores, o local também foi cenário do famoso filme francês “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain” e abriga o icônico cabaré Moulin Rouge, que deu origem ao clássico longa-metragem de 2001.

Se você está de viagem marcada para Paris, não pode deixar de visitar este bairro tão único! Confira nossas dicas para conhecer as melhores atrações de Montmartre com sugestões do que fazer, como chegar, onde comer e se hospedar.

A História do bairro Montmartre

Rua típica do bairro Montmartre

Imagem: depositphotos

Montmartre existe antes mesmo da França ser um país! No tempo de Gália, quando a França ainda era uma província do Império Romano, a colina abrigava um templo de culto ao Deus Mercúrio. Por este motivo, naquela época, o local era conhecido como Mons Martis, o Monte de Marte.

Depois que o Império Romano se tornou cristão, por volta do século III, seu nome mudou para Montmartre, uma palavra derivada de Mons Martyrum, Monte do Martírio, em homenagem aos cristãos que foram torturados e mortos no local.

Até 1860 Montmartre foi um vilarejo independente e somente a partir desta data, já no século XIX, que ele foi ligado à cidade de Paris, no 18º distrito. Desde então, transformou-se num ponto de encontro importante de artistas e intelectuais, devido a vida noturna animada repleta de cabarés e bordéis.

Durante a Belle Époque (1871-1914), era normal cruzar pelas ruas de Montmartre pintores renomados como Picasso, Salvador Dalí, Monet, Renoir e Van Gogh; alguns deles chegaram até a morar na região. A tradição artística se manteve até hoje e o local é muito famoso pelos diversos artistas de rua que se concentram por lá.

Onde fica

Montmartre está localizado no norte de Paris, ao redor da colina de mesmo nome que batiza toda a região, no 18º distrito da cidade.

Como Chegar

Estação de metrô Montmartre

Imagem: depositphotos

Metrô:

Linha 2: Anvers ; Pigalle ; Blanche

Linha 4: Château Rouge

Linha 12:  Pigalle ; Abbesses ; Lamarck-Caulaincourt ; Jules Joffrin

Linha 13 :Place de Clichy

Ônibus: Como Montmartre é um bairro íngreme, as linhas de ônibus passam apenas pela parte baixa do bairro. São elas: linhas 30, 54, 85, 80, 67, 74, 95.

Montmartrobus: Esse é um ônibus que cobre toda a região de Montmartre, o único que circula pela parte alta do bairro. Estações de embarque:

  • Place Pigalle : primeira saída 7h50 – última saída 0h52
  • Place Jules Joffrin : primeira saída 7h30 – última saída 0h35

Funicular de Montmartre: Bondinho que liga a parte baixa com a parte alta de Montmartre. Estações de embarque:

  • Estação baixa: Rue Tardieu
  • Estação alta: Rue Saint Eleuthère
  • Horários : 06h15 à 0h45

Carro: Para quem prefere ir de carro, existem algumas opções de estacionamentos próximos. O Parking Hôtel Ibis Budget Porte de Montmartre é um deles, ele fica localizado na 45 Rue du Docteur Babinski, a 10 minutos do bairro. Outra opção é o estacionamento Blanche Pigalle, que fica na 7 rue Mansart; ou o Clichy Montmartre, na 2 Rue Forest.

O que fazer em Montmartre?

O bairro de Montmartre é dividido em parte alta e parte baixa e ambas possuem diversos lugares interessante para conhecer. Selecionamos os principais pontos turísticos do bairro, aqueles que você não pode perder durante a sua visita! Confira:

Basílica Sacré-Cœur

Basílica do Sagrado Coração

Imagem: depositphotos

A Sacré-Coeur, Basílica do Sagrado Coração é um dos centros religiosos mais importantes de Paris. Localizada no topo da colina, ela proporciona uma belíssima vista da cidade luz, principalmente no final da tarde, durante o pôr do sol!

Obra do arquiteto francês Paul Abadie, ela começou a ser construída em 1875 e só foi finalizada 39 anos depois, em 1914. São 83 metros de comprimento, 35 metros de largura e uma torre de 83 metros de altura. Sua belíssima arquitetura tem influências romana e bizantina e inspirou outros edifícios religiosos do século XX.

Para subir até ela, os turistas podem encarar cerca de 200 degraus de escadaria ou optar pelo Funicular de Montmartre, transporte que entrou em funcionamento em 1900 e que conecta a parte baixa com a parte alta do bairro. Caso queiram subir até a cúpula, são mais degraus ainda, totalizando cerca de 300.

Horário de Funcionamento:

– Basílica: Todos os dias das 6h até às 22h30 e a entrada gratuita

– Cripta e Domo (Cúpula): Todos os dias das 8h30 às 20h. (de maio a setembro) e de 9h às 17h (de outubro a abril). As tarifas devem ser checadas no local.

Place du Tertre

Rua com obras expostas em Montmartre

Imagem: depositphotos

A Praça dos Artistas é onde se concentra todo o viés artístico do bairro. Localizada na parte mais alta, é nessa região que os artistas de rua estão instalados. Tem arte para todos os gostos: pintura, caricatura e até música. Mas os turistas também encontram lojas de souvenirs e diversos bares e restaurantes.

Assim como a Basílica de Sacré-Coeur, para chegar a Place du Tertre também é preciso subir a longa escada de quase 200 degraus que separa a parte alta e a parte baixa do bairro, ou utilizar o funicular.

Moulin Rouge

Famoso cabaré Moulin Rouge à noite

Imagem: depositphotos

O Moulin Rouge é um dos cabarés mais famosos da França e de todo o mundo! Construído em 1889, foi lá que nasceu a famosa dança francesa Cancan.

Desde a sua inauguração, o local passou por diversas fases. Em 1915 sofreu um grande incêndio, sendo reconstruído dez anos depois com um viés mais teatral. Nos anos 50 foi novamente renovado e retornou como uma magnífica casa de shows, se mantendo assim até os dias de hoje.

Atualmente, o local conta com duas apresentações diárias: às 21h e às 23h. Há também uma opção com um jantar incluído, que serve os pratos às 19h.

Os ingressos variam de acordo com o dia, a época do ano, o horário e qual espetáculo você quer ver. A média de preços é de 80 a 240 € somente o show, e de 180 a 430 € com o jantar.

É possível comprar o ingresso no próprio site oficial, ou você pode checar os valores no Get Your Guide, um dos maiores sites de vendas de tours no mundo todo. Outro site prático para comprar é o Civitalis, que vende ingressos para inúmeros pontos turísticos da Europa e tem o idioma português.

Além disso, a casa de espetáculos investiu na compra de uma discoteca, onde criou vários ambientes e faz festas temáticas. A La Machine du Moulin Rouge foi inaugurada em 2009 e também está aberta ao público.

É muito fácil de encontrar o local, que fica na Rue Boulevard de Clichy, número 82.

Café des Deux Moulins

Frente do café dos dois moinhos

Imagem: depositphotos

O Café des Deux Moulins é uma das maiores estrelas do bairro e fica na Rue Lepic, número 15. Esse é o café que serviu de cenário para o famoso filme francês “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain” (2001). Os fãs do longa não podem deixar de visitar!

Seu nome significa Café dos Dois Moinhos e é uma homenagem aos dois moinhos históricos próximos ao café, o Moulin Rouge e o Moulin de la Galette. Depois do sucesso do filme, a decoração incorporou uma fotografia da protagonista, interpretada pela atriz Audrey Tautou, e vários detalhes que remetem ao filme.

Amelie Poulan no café des Deux Moulins

Imagem: Miramax / YouTube

O restaurante serve café da manhã, almoço e jantar e funciona das 7h30 às 2h da manhã se segunda a sexta e de 8h às 2h da manhã nos finais de semana.

Seu menu repleto é de opções da culinária francesa e há também diversas opções para quem quer um um coquetel ou uma sobremesa. A sobremesa mais pedida, inclusive, é em função do filme: o famoso Goûter d’Amélie o crème brûlée que Amélie Poulain tanto saboreava.

Le mur des je t’aime

Muro do Eu te amo em Montmartre

Imagem: depositphotos

Parada obrigatória para os românticos, o Muro do Eu Te Amo, em tradução para o português, é um uma grande parede de 40m² onde a frase “eu te amo” está escrita em mais de 300 idiomas. Ele foi inaugurado no ano 2000.

A obra é do francês Frédéric Baron, que conseguiu juntar três grandes cadernos com a frase escrita mais de 1.000 vezes por diferentes pessoas em seus idiomas maternos, e coloca-las em um muro com mais de 600 azulejos azuis.

Frédéric pensou também no simbolismo do muro. Ao contrário dos outros muros que separam pessoas, cidades e delimitam fronteiras, esse é um lugar de união, cujo objetivo é mostrar as diferentes formas de demonstrar o amor.

Em cima dos azulejos, vemos o desenho de uma mulher de vestido azul com a frase “o amor é caótico, vamos amar”. Ela é Rita Hayworth, estrela do cinema dos anos 40, desenhada pelo artista francês Jean Marc Paumier.

Os turistas têm das 8h até as 20:30h todos os dias para visitar o muro que fica na Place des Abesses – Square Jehan Rictus.

Musée de Montmartre

Entrada do Museu de Montmartre

Imagem: depositphotos

Este é o museu dedicado à história do bairro de Montmartre. O acervo é composto por pinturas, cartazes, litografias e desenhos assinados por grandes artistas franceses.

O lugar é formado por duas casas: a Maison du Bel Air e o Hôtel Demarne. Na primeira, encontramos trabalhos de artistas como: Toulouse-Lautrec e Suzanne Valadon.

Na segunda está o famoso cartaz original criado por Alexander Steinlen para o cabaré Le Chat Noir com seu enigmático gato preto. A obra é tão famosa que você encontra reproduções dela por toda a cidade.

Além disso, também é possível visitar os Jardins de Renoir. Três jardins dedicados ao pintor impressionista que viveu no local entre 1875 e 1877. Em homenagem a ele, foi feita uma réplica do balanço que ele pintou em sua obra “La balançoire” (1876).

O museu fica na rue Cortot, e pode ser visitado todos os dias, das 10h às 18h da noite. De 1º de abril a 30 de setembro, o museu funciona das 10h às 19h.

Ingressos:  

  • Adultos: de 9 a 12 €
  • Estudantes (18 a 25 anos): de 7,50 a 9 €
  • Jovens (10 a 17 anos): 5,50 €
  • Pessoas com deficiência: de 7,50  a 8,50 €
  • Visitas guiadas: de 15 a 18 €
  • Crianças menores de 10 anos não pagam

Os ingressos podem ser comprados no site oficial ou na bilheteria do museu.

Espace Dalí

Entrada do museu Salvador Dalí

Imagem: depositphotos

Esse é um pequeno museu dedicado ao artista espanhol Salvador Dalí. O acervo reúne mais de 300 obras deste excêntrico artista, considerado o grande ícone do surrealismo. Inaugurado em 1991, ele é composto por pinturas, esculturas, gravuras, objetos e até móveis.

As esculturas em bronze são a grande atração do museu, que apresenta uma coleção pouco conhecida deste tipo de trabalho de Dalí. Dentre elas, os famosos relógios derretidos estão presentes em três obras: Nobleza del Tiempo (1977), Perfil del Tiempo (1977) e La Persistencia de la Memoria (1980).

Também se encontram peças do chamado mobiliário surrealista, como luminárias, mesa e o famoso sofá-lábios que virou símbolo do artista.

O museu conta com exposições permanentes e temporárias. Seu endereço fica na rue Poulbot, número 11, e funciona todos os dias das 10:00h às 18:30h da noite.

Ingressos: 

  • Adultos: 12 €
  • Estudantes:: 9 €
  • Menores de 8 anos não pagam

Vinhedo de Montmartre

Vinhedo no bairro Montmartre

Imagem: depositphotos

Esse é um lugar pouco conhecido pelos turistas, mas que vale muito a pena conhecer, principalmente se você gosta de vinhos!

Com mais de 1.500m², o vinhedo Clos de Montmartre existe desde 1933, quando a prefeitura de Paris decidiu acabar com um terreno baldio e plantar 2.000 videiras com as variedades mais tradicionais da França.

Ao longo dos anos, a produção foi se modernizando, e atualmente o vinhedo produz cerca de 2.000 garrafas de vinho de 500ml cada.

Inclusive, todo ano em outubro acontece a Fête des Vendanges, festa que celebra a colheita das uvas e a chegada da nova safra do vinho. Tudo com muitos fogos de artifício, barraquinhas de comidas, shows e, claro, muito vinho. Nesse dia, é possível entrar na vinícola, que fica na Rue des Saules.

Onde comer em Montmartre

Existem diversas opções de bares, cafés e restaurantes em Montmartre. Separamos algumas sugestões para você curtir uma comida de boa qualidade com um bom custo-benefício.

Garçom com menu em um restaurante

Imagem: depositphotos

Le Relais de la Butte: Esse é um restaurante tradicional francês com uma bela vista da cidade. Vale fazer uma pausa para beber algo ou até mesmo tomar um café da manhã tipicamente francês. Fica na Rue Ravignan, número 12.

Le Moulin de la Galette: Restaurante de gastronomia francesa que já recebeu até estrela Michelin. Esse é um lugar clássico, presente nas obras de Van Gogh, e uma boa opção para almoçar ou jantar. Você vai encontrá-lo na Rue Lepic, número 83.

Le Coq Rico: Comandado pelo renomado chef francês Antoine Westermann, esse restaurante é especializado em pratos com aves e costuma ser mais barato na hora do almoço. Ele fica na Rue Lepic, número 98.

Maison Rose:  Esse charmoso café e restaurante da Rue de l’Abreuvoir é um dos lugares preferidos dos turistas para fotografar. Além de admirar a beleza de sua fachada cor de rosa, também vale dar uma passada para experimentar o menu.

La Taverne de Montmartre: Com uma atmosfera mais rústica e aconchegante, este restaurante costuma receber turistas que procuram um ambiente mais descontraído com uma boa comida francesa e diversas opções de cervejas e vinhos. Fica na Rue Gabrielle, número 25.

Onde se Hospedar

Apesar de ser um dos melhores lugares para conhecer em Paris, Montmartre fica um pouco afastado do centro, por isso, se você deseja conhece-lo por completo, a dica é se hospedar no próprio bairro. Veja algumas opções:

Home do hotel Maison Souquet

Recepção do luxuoso hotel Maison Souquet | Imagem: maisonsouquet.com

Maison Souquet: Se você gosta de conforto e luxo, este hotel é uma ótima opção! A decoração é linda, toda inspirada na Belle Époque, com quartos aconchegantes, spa, piscina e um bar bem conceituado.

Plug Inn: Esse é um hostel localizado próximo a Basílica Sacré-Cœur. Oferece dormitórios mistos e quartos privados com preços acessíveis.

Terrass Hotel: Hotel bonito e aconchegante com um bar no terraço que proporciona uma vista sensacional de Montmartre, principalmente durante o pôr do sol.

Bonséjour Montmartre: Situado bem no centro de Montmartre, este hotel possui uma boa localização e um bom custo-benefício. Alguns quartos também contam uma uma charmosa varandinha.

Duplex in Montmartre:  Aqui vai uma opção para quem prefere alugar apartamento. Esse duplex é super arrumadinho, bem localizado e ainda tem um ótimo preço.

Melhores lugares para tirar fotos em Montmartre

Como vimos, Montmartre tem diversos cantinhos super charmosos e que rendem ótimas fotos! Confira a nossa seleção de lugares imperdíveis de se fotografar no bairro mais boêmio de Paris:

1. A Basílica de Sacré-Cœur

A Basílica possui uma bela arquitetura e rende belíssimas fotos. Essa foto foi tirada no pátio bem em frente a ela.

2. Le Passe-Muraille

mulher com o atravessador de muros

Imagem: matcha_tundo

A escultura de um homem que parece estar saindo de dentro do muro é muito famosa em Montmartre! Localizada na Praça Marcel Aymé, nome de um escritor e dramaturgo francês, a escultura é uma homenagem ao seu romance mais famoso: Le Passe-Muraille, que conta a história de um homem que consegue atravessar muralhas, como se fosse um espírito. O local rende fotos divertidíssimas e super criativas.

3. The Sinking House

Você já ouviu falar no prédio naufragado de Montmartre? Calma, não se assuste, ele não está realmente caindo, isso nada mais é do que uma ilusão de ótica! O prédio fica localizado próximo a Sacré-Coeur, à direita da basílica, em um morro íngreme. Para conseguir esse efeito basta virar a câmera para a esquerda até que a colina fique nivelada e o prédio torto. Muito criativo, não é?

4. Foto romântica no Le mur des je t’aime

O Muro do eu te amo é perfeito para fotos românticas com o seu amor!

5. Le Consulat

O Le Consulat é mais um charmoso restaurante de Montmartre e se destaca como um prédios mais famosos do bairro. Ótimo para fotografar!

6. Café des Deux Moulins

Mulher sentada em café deux moulins

Imagem: xlauramon

O Café des Deux Moulins tem diversos espaços legais para fotografar, mas as cadeiras que ficam na varanda do restaurante são um charme a parte!

7. Rue de l’Abreuvoir

Essa é uma das ruas mais encantadoras e fotogênicas de Montmartre. Bem pequena e sinuosa, ela fica localizada próxima a Place Dalida, praça dedicada à uma famosa cantora francesa.

8. La Maison Rose

Andando em frente a casa rosa

Imagem: marichankobe

A fachada do restaurante La Maison Rose também é um dos lugares mais fotografados devido a sua bela fachada rosa rodeada pelo muro com folhas. Ela foi retratada pelo pintor Maurice Utrillo em 1919!

9. Moulin Rouge

Andando em frente ao Moulin Rouge

Imagem: pieceofbecca

A clássica e poderosa fachada vermelha do Moulin Rouge também não pode ficar de fora das fotografias de Montmartre!

10. Para os fãs da Amélie Poulain

Se você é fã do filme não pode deixar de fotografar no interior do Café des Deux Moulins. Lá tem um poster com a foto da personagem, além de vários objetos decorativos que foram usados no filme.

11. Parc Marcel Bleustein Blanchet

Esse é mais um cantinho encantador de Montmartre! Ele fica logo atrás da Basílica de Sacré Coeur e proporciona uma perspectiva diferente da igreja, um ângulo lindo para fotos!

12. Estação Abbesses

Mulher em frente estação de metrô

Imagem: a.s.explore

Essa estação de metrô estilo art nouveau também é uma das grandes atrações de Montmartre. Assinada pelo arquiteto Hector Guimard, ela fica localizada na Praça des Abbesses e rende belíssimas fotos!

13. Arte de Rua

Em todo o bairro de Montmartre você vai encontrar vendedores de quadros, pôsteres, cartazes, etc. Aproveite este cenário artístico para suas fotos!

14. Do alto da Basílica

Mulher dentro da basílica em Montmartre

Imagem: alexandraalh

A vista do alto da Basília de Sacré-Coeur é encantadora e também proporciona belíssimas fotos panorâmicas de Paris!

15. Imitando Amélie

Essa é mais uma ideia de foto para os fãs da adorável personagem! Quem não se lembra da clássica cena da Amélie com as framboesas nos dedos? Lá no Café des Deux Moulins você pode imitar essa icônica cena do filme!

16. Cada cantinho, uma surpresa

Mulher andando pelo bairro Montmartre

Imagem: pinketcetera

Durante seu passeio por Montmartre, você acaba sempre descobrindo um cantinho novo para fotografar! O bairro todo é muito charmoso e mesmo durante uma caminhada sem destino certo, você vai achar muitos cenários lindos para fotos.

Sobre o autor

Jornalista com especialização em Jornalismo Cultural, adora falar sobre viagens e principalmente sobre culturas distintas. Acredita que essa é uma forma do mundo se conhecer e se unir cada vez mais.