Bordeaux: o que fazer na capital do vinho francês

Vista da ponte e cidade de Bordeaux

Imagem: depositphotos

Bordeaux é uma cidade francesa considerada o paraíso na Terra para os amantes de vinho. Toda essa fama é por conta de suas uvas, que dão origem aos espetaculares vinhos Bordeaux (ou Bordéus, se preferir a forma aportuguesada do nome).

Mas a cidade francesa vai muito além disso! Ela também foi declarada pela Unesco como Patrimônio histórico da Humanidade devido a todo seu conjunto urbano, com uma beleza arquitetônica e cultural inigualável.

Está prestes a visitar essa cidade ímpar? Aqui você vai encontrar dicas do que fazer em Bordeaux, onde se hospedar, onde comer sem perrengue e obter todas as informações que precisa antes de embarcar para essa experiência.

História de Bordeaux

Fundada no século III a.C., Bordeaux já passou por duas guerras e pela revolução Francesa. Chegou até ser capital da França durante a primeira guerra e seu porto foi um ponto estratégico na segunda guerra.

Depois disso, a cidade foi crescendo, se restabelecendo e hoje é um ponto turístico fascinante para todo tipo de pessoa que passa por ela.

Alguns historiadores contam que a produção de vinhos na região começou quando o Império Romano mandou fazer vinhedos para o cultivo de uvas e produção de vinhos para seus soldados, por volta de 48 a.C.

O que fazer em Bordeaux?

Além de ser conhecida como a “capital do vinho”, Bordeaux tem muitas outras atrações para seus turistas. Conheça alguns lugares que não podem faltar no seu roteiro:

Grand Theatre (Grande teatro)

O Grande Teatro visto à noite

Imagem: depositphotos

Uma ótima oportunidade para conhecer uma das melhores óperas do velho mundo, além de se maravilhar com todo o trabalho arquitetônico do lugar.

Esse teatro foi inaugurado em 17 de abril de 1780 e é uma das mais antigas estruturas teatrais da Europa. Uma verdadeira viagem ao passado, já que este é um dos poucos locais que passaram pelas guerras europeias sem nenhuma degradação.

Piquenique no Jardin Public (Jardim público)

Não tão grande quanto o jardim do Palácio de Versalhes, o jardim público de Bordeaux é um local encantador! Nele você vai se sentir dentro de um romance do século passado, com flores, plantas e lagos.

Alguns turistas e locais aproveitam para fazer um piquenique no lugar. O legal é que fica bem próximo de estações de transporte público.

Basílica de São Miguel

Basílica St. Michel vista de dia

Imagem: depositphotos

Prato cheio para quem gosta de apreciar belas igrejas e representante do estilo gótico, a Basílica é roteiro do caminho de Santiago, além de ser também Patrimônio Mundial da Unesco.

No campanário você tem uma visão panorâmica de toda a cidade de Bordéus.
Ah! Não deixe de conhecer a feirinha local que acontece no pátio da Igreja com antiguidades e quinquilharias.

Catedral de Santo André

Assim como Paris tem a Catedral de Notre Dame, Bordoux possui A majestosa catedral de Bordeaux, um espetáculo de beleza e arquitetura gótica. Seu exterior é todo feito em pedras trabalhadas, e os vitrais majestosos no interior, a luz da manhã criam um espetáculo à parte.

A catedral também possui um órgão gigantesco e impressionante. Após a visita, você pode também descansar e tomar algo nas cafeterias que têm próximas ao local.

Atravessar a Pont de Pierre (Ponte de Pedra)

Ponte de Pedras vista de lado

Imagem: minube.pt

Construída por Napoleão por volta de 1830, a ponte de pedras é um monumento histórico da cidade. Nela, foram colocados 17 arcos – exatamente o número de letras que estão no nome de Napoleão Bonaparte, assim como há representações do imperador e brasões em suas laterais.

Dela, as águas do rio tem um tom escuro, e quando acontece o pôr do sol é impossível não vivenciar um espetáculo único de cores e luzes.

Grande Sino de Bordeaux

Um dos pontos turísticos mais emblemáticos de Bordeaux já foi uma das portas da cidade. A torre em que fica o sino está no meio de edifícios bem antigos do lugar.

Além do grande sino, que de tão importante está até no brasão da cidade, ali também estão alguns tipos de relógio, como um modelo solar e outro lunar.

Na esquina da torre tem uma padaria húngara maravilhosa — experimente comer uma rosquinha doce enquanto aprecia vista do lugar.

Place de La bource

Place de La Bourse e seu espelho d'água

Imagem: depositphotos

Localizada às margens do rio Garonne, esta praça sofreu ataques durante a revolução francesa, mas foi revitalizada, e hoje é uma das maiores representantes da arquitetura clássica na França.

No centro da praça tem uma fonte e ao redor é possível observar a beleza dos prédios tradicionais da cidade. Isso sem contar no magnífico espelho d’água que se forma no rio com o reflexo da cidade — um espetáculo a parte, ainda mais quando visto à noite.

Museu de Aquitânia

Apesar de não chegar aos pés do Museu do Louvre em Paris em questão de tamanho, no Museu de Aquitânia você vai conhecer um pouco mais da história da cidade de Bordeaux, desde pontos da era pré histórica, passando pelo império romano, até a era moderna.

O museu possui dois andares de exposição fixa além das exposições temporárias. Uma visita completa costuma durar duas horas, e você não vai ver nem o tempo passar, pois o museu é bem interativo com obras interessantes.

Provar um vinho no museu La cité du Vin

Museu La cité du Vin visto de cima

Imagem: depositphotos

Fazendo jus à fama de Bordeaux ser uma cidade própria para amantes dos vinhos, o La cité do Vin é um museu para contar mais que a história da bebida, serve também de cenário para exposições e shows. É um museu moderno, que foca mais na interatividade.

O valor da entrada varia de acordo com o tipo de visita que você for fazer. Confira alguns dos tipos de ingressos aqui.

Uma boa dica é ir conhecer o local perto da hora do almoço, já que no sétimo andar tem um restaurante de pratos franceses, e claro, uma enorme carta de vinhos do mundo inteiro.

Caminhar pelo Porto da lua

Ponto principal da cidade, o Port of the moon está à beira do Rio Garonne, e foi ali que toda a história de reconstrução de Bordeaux aconteceu.

Para quem não gosta de ficar parado mesmo quando está viajando, esta atração é uma boa pedida. Você pode caminhar ou correr na orla, enquanto observa os belos prédios de um lado, e os navios ancorados de outro.

O Famoso vinho de Bordeaux

Rolhas de vinho Bordeaux

Imagem: depositphotos

Aclamado com um dos melhores vinhos do mundo, o vinho do Bordeaux não tem esta fama à toa. Tudo começa no cultivo das uvas: a condição climática e o solo faz com que os frutos sejam bem mais saborosos e rendam bons vinhos.

As vinícolas da região começaram a surgir através do Império romano, mas foi por volta do século XII que o vinho bordalês começou a ganhar o mundo e trazer dinheiro para a região.

Para organizar e atestar a qualidade dos vinhos de Bordeaux, Napoleão III (sobrinho de Napoleão Bonaparte), imperador da França na época, solicitou uma classificação dos vinhos produzidos na região, e que permanecem até os dias atuais, são eles:

  • Premier
  • Deuxièmes
  • Troisièmes
  • Quatrièmes
  • Cinquièmes Cru Classé

Esses nomes se referem às classes em que os vinhos foram marcados, de primeira qualidade à quinta. Além disso, todos os vinhos precisam ter a informação da região que foram fabricados.

Agora que já sabemos da história da bebida, vamos falar do sabor. Os vinhos bordeaux são fabricados a partir de uma mistura de uvas, com sabores bem apurados, e podem ser tanto tintos como brancos. As principais uvas da região são:

Vinho tinto: Merlot, a Cabernet Sauvignon e a Cabernet Franc
Vinho Branco: Semillon e Sauvignon Blanc.

Deu vontade de conhecer mais a fundo essas delícias, não?

Passeios para quem ama vinhos

Além de visitar os pontos turísticos que já listamos acima, também precisa conhecer os vinhedos da capital dos vinhos. Existem inúmeras opções de excursões, algumas oferecidas até mesmo pelo escritório de turismo da região.

Você paga um valor para o transporte (os locais costumam ser longe do centro da cidade) e guia para conhecer melhor as propriedades. Alguns exemplos de excursão:

  • Degustação de vinhos em St-Emilion ou Medoc em grupo pequeno e excursão à Chateaux saindo de Bordeaux
  • Excursão de meio dia pelas vinhas de Bordeaux com degustação de vinho
  • Viagem diurna em um grupo pequeno para Saint-Emilion saindo de Bordeaux.

Quando ir a Bordeaux

Se você vai à Bordeaux em busca de provar dos mais finos vinhos do mundo, saiba que é em junho que acontecem os festivais de vinhos, às margens do rio Garonne.

De setembro a outubro costuma acontecer a época das colheitas e o início das grandes produções de vinhos.

Onde se hospedar e comer

Bordeaux na França é uma cidade inspiradora, e tem lugares ótimos para se hospedar e comer. Conheça alguns hotéis e restaurantes da cidade:

Hotéis em Bordeaux

Um dos restaurantes do Hotel Golf Du Medoc Resort

Um dos restaurantes do Hotel Golf Du Medoc Resort | Imagem: golfdumedocresort.com

Golf du Médoc Resort: Esse hotel fica bem próximo a região dos vinho e possui Campo de golfe, 2 restaurantes, academia e piscina interna. Seus preços são à partir de 499 reais a diária.

Intercontinental Bordeaux Le Grand Hotel: Para quem busca algo mais confortável, bonito e luxuoso, esse é o lugar certo! Hotel Spa, com seis salas de tratamento, piscina interna e serviço de transfer executivo (com limousine). O preço de uma diária pode custar a partir de 1.263 reais.

Première Classe Bordeaux Nord – Lac: Para os que preferem economizar, sem abrir mão do conforto, esse é um hotel super despojado, aconchegante e ainda conta com café da manhã incluso. Diárias a partir de 193 reais.

Restaurantes em Bordeaux

Por fora do Restaurant Mélodie

Restaurante Mélodie e suas mesas do lado de fora | Imagem: restaurant-melodie.fr

Restaurant Mélodie: Típico restaurante francês, possui mesas ao ar livre, é visto como um lugar aconchegante pelos clientes do lugar. A má notícia é que conta com poucos lugares, por isso, reserve uma mesa sempre com antecedência.

Le Pressoir d’Argent: Este restaurante serve apenas jantares, porém você não vai se arrepender de ir ao menos uma vez. Ele possui duas estrelas Michelin e é uma boa pedida para quem está procurando jantar em um local agradável, refinado e uma comida mais rebuscada.

Restaurant Influences: Se está a procura de um clima mais intimista, este restaurante é uma ótima sugestão. Dispõe de um ambiente familiar, decoração simples e uma comida excelente. Esse lugar também possui poucos lugares, por isso, procure reservar uma mesa com antecedência.

Fotos para você se inspirar:

1. Observando o teto do Grand Theatre

Mulher observando o teto do Grand Theatre

Imagem: anomalinaya

As pinturas no teto do Teatro são um espetáculo à parte. Aproveite para tirar uma foto diferente observando cada obra ali exposta.

2. Jardim público de Bordeaux

O Jardim Público da cidade é o lugar perfeito para fazer um piquenique, aproveitar a natureza e de quebra ainda tirar aquela foto espontânea!

3. Pôr do Sol na Ponte de Pedra

Pôr do Sol visto da Ponte de Pedra

Imagem: cleo_mrt

Essa emblemática ponte é um monumento histórico da cidade e também o lugar perfeito para fazer uma foto! Aproveite o pôr do sol para sua foto ficar ainda mais incrível!

4. Place de La Bource

Essa praça não pode ficar de fora do seu roteiro, tanto pela história, quanto pela beleza. Não esqueça de fazer aquela foto bem espontânea quando passar por ela.

5. Fonte da Place de La bource

Essa praça é um lugar cheio de cantinhos super charmosos para fotografar. Experimente tirar uma foto bem de perto da fonte para destacar o tamanho dela e a grandeza do lugar.

6. Grande Sino de Bordeaux

Mulher na rua do Grande Sino de Bordeaux

Imagem: anozzyabroad

Como já foi dito, o grande sino é um dos pontos turísticos mais emblemáticos de Bordeaux. Por isso, não deixe de fazer uma foto com ele.

7. Museu Cidade do Vinho

O Museu La cité du Vin é quase que parada obrigatória para todo bom turista de Bordeaux, no final do passeio, aproveite para tirar uma foto bem feliz com uma taça de vinho na mão.

8. Os vitrais do Musée d’Aquitaine

Mulher observando os Vitrais do Musée d'Aquitaine

Imagem: anitaalkbrv

Quando um museu tem um cenário perfeito para uma foto bem colorida de luzes em vitrais, a gente tem que aproveitar!

9. Pelas ruas da Cidade

Mulher caminhando em Rua de Bordeaux

Imagem: ferriyal

Cada canto dessa cidade pode se tornar cenário para uma foto incrível. Use a sua imaginação!

10. Foto romântica na Ponte de Pedras

Se está viajando em casal, experimente fazer uma foto bem romântica na emblemática Ponte de Pedras. Aproveite para uma foto ainda mais bonita na hora do pôr do sol.

Curiosidades da cidade

  • Bordeaux é uma cidade com cerca de 236 mil habitantes
  • Bordeaux já teve um papa como um dos seus patrícios, o papa Clemente (Papa de 1305 a 1314)
  • Acredita-se que a zona de Bordéus já foi habitada por Neandertais entre 30 a 20 mil anos atrás.
  • Não é a toa que o vinho de Bordeaux é um dos mais famosos do mundo: a cidade tem mais de 4000 propriedades vinícolas.
  • Os vinhedos de Bordeaux eram localizados ao redor de castelos, por isso todos são chamados de Chateau (castelo).

Sobre o autor

Jornalista e curiosa, adora pesquisar sobre lugares e escrever sobre eles. Atenta a detalhes, sempre pensa em dicas de roteiros fora do lugar comum.