Catedral Notre Dame: história e arquitetura dessa joia francesa

Catedral de Notre Dame

Imagem: depositphotos

Se você pedir, a qualquer pessoa, dicas de lugares para conhecer em Paris, a Catedral Notre Dame certamente estará na lista. Isso porque a grande catedral é simplesmente o monumento mais visitado de todo o país, superando até mesmo a Torre Eiffel e o Museu do Louvre.

O nome dado à basílica significa “Nossa Senhora“, em uma homenagem a Maria, mãe de Jesus. Também é um dos monumentos mais antigos e famosos da capital francesa, e uma das catedrais mais conhecidas da Europa. Para muitos parisienses, ela é o símbolo maior da cidade luz.

A catedral das catedrais de Paris tem uma história rica e longa: o local já foi palco de casamentos reais, da consagração de Napoleão Bonaparte como imperador e da beatificação de Joana D’Arc. Apesar disso, as representações de fé e gratidão sempre foram seu maior símbolo.

Ela foi imortalizada na cultura popular por Victor Hugo em seu romance “O Corcunda de Notre Dame”, mais tarde transformado em um dos filmes de maior sucesso da Disney.

Se você gosta de história, arquitetura, e pretende visitar esse incrível monumento, aqui você vai encontrar tudo sobre ele e descobrir porquê a construção é o coração da igreja católica romana em Paris e atrai cerca de 13 milhões de visitantes por ano.

Notre-Dame e sua incrível arquitetura

Catedral vista de baixo para cima

Imagem: depositphotos

A igreja foi um dos primeiros edifícios do mundo a incorporar contrafortes (reforços usados para sustentar a pressão de uma abóbada) como meio de sustentar paredes exteriores. Isso porque uma das principais características da arquitetura gótica são as paredes altas e finas, portanto, mais frágeis e suscetíveis a rachaduras.

Muitas estátuas, todas criadas individualmente, podem ser vistas ao redor do exterior do edifício. Algumas dessas esculturas foram usadas como suporte de colunas e outras, como as famosas gárgulas, como bicos de água. As três grandes rosetas são consideradas uma das maiores obras-primas do cristianismo.

O monumento é considerado por muitos um dos melhores exemplos da arquitetura gótica francesa e você já vai entender porquê.

Fachada Oeste

A fachada oeste mede 41 metros de largura e 63 metros de altura até o topo das torres. O centro exibe uma rosa grande, com 9,6 metros de diâmetro, que forma uma auréola sobre uma estátua da Virgem Maria com o Menino.

Em cada lado da Virgem estão dois anjos. Debaixo dela fica a Galeria dos Reis, uma fileira de 28 estátuas que representa as vinte e oito gerações de reis de Judá.

Roseta da fachada oeste da Catedral

Imagem: depositphotos

No nível mais baixo, existem quatro contrafortes, cada um com um nicho que abriga uma estátua. O contraforte norte retrata St. Stephen, no sul, St. Denis. Os dois laterais retratam alegorias da Sinagoga e da Igreja.

Portais da fachada oeste

Imagem: depositphotos

Entre os contrafortes existem três grandes portais, diferentes entre si. O portal direito/sul é chamado de Portal de Santa Ana. O portal esquerdo/norte é o Portal da Virgem. O portal central, o Portal do Juízo Final, é o mais alto e mais largo dos três.

Portal do Juízo Final

O Portal do Juízo Final é rico em simbolismo e conta uma história bastante interessante.

Para facilitar a compreensão, é preciso primeiro entender alguns termos da arquitetura.

O lintel inferior (item estrutural ornamentado, frequentemente encontrado sobre portas e janelas) mostra os mortos sendo revividos de seus túmulos. Acima dele, o arcanjo Miguel pesa suas almas.

Portal do Juízo Final

Imagem: depositphotos

O povo escolhido, que mostrou amor a Deus e ao próximo, é levado ao céu à esquerda. Os condenados são conduzidos por um demônio para o inferno, à direita. Acima de tudo isso você pode ver a representação de Cristo majestosamente sentado em seu trono.

Acima de Cristo estão figuras da Corte Celestial. Anjos, patriarcas, profetas, mártires, virgens e médicos da igreja estão todos representados com o inferno ocupando um pequeno espaço à direita.

Rosácea

Os vitrais são uma das principais características da arquitetura gótica francesa. Neles as janelas eram adornadas com vidros coloridos que, ao receber luz solar, criam uma atmosfera mística em seu interior, representando a ascensão ao sagrado.

Vitrais em rosácea de Notre Dame

Imagem: depositphotos

A Janela Rosa Norte foi construída entre 1250-1260. Seu diâmetro é de 12,9 metros (assim como como a Janela do Sul). A parte central representa Maria segurando o Menino Jesus, adornados por imagens de reis e profetas do Antigo Testamento.

A Janela Rosa Sul foi construída em 1260 como um contraste à Rosa Norte, um presente do rei St. Louis. Seus 84 painéis são divididos em quatro círculos e dedicados ao Novo Testamento.

Os órgãos

Grande órgão da catedral

Imagem: depositphotos

Existem três órgãos na Catedral de Notre-Dame, o mais famoso é o Grande Órgão. Com 8.000 tubos e cinco teclados, sendo o maior da França.

O pináculo

Pináculo da Basílica

Imagem: depositphotos

O pináculo é a parte mais alta de Notre Dame, com 96 metros de altura. A parte mais icônica de toda a catedral foi uma das primeiras a serem atingidas pelo incêndio de 2019 e, infelizmente, desabou.

As gárgulas

Gárgulas na Igreja de Notre Dame

Imagem: depositphotos

As famosas gárgulas foram projetadas como bicas d’água, subindo 387 degraus até o topo das torres dos sinos. A subida das escadas em espiral vale a pena não apenas pelas gárgulas, mas também pela vista panorâmica da cidade.

Uma curiosidade

Durante a Revolução contra a monarquia houve a derrubada de todos os símbolos da realeza nas ruas de Paris.

Na fachada principal de Notre-Dame, os revolucionários decapitaram vinte e oito estátuas, pensando que eram estátuas de reis franceses. No entanto, eles estavam enganados, pois essas estátuas eram na verdade representações dos reis de Judá.

Vinte e uma delas foram encontradas e podem ser observadas no Museu do Moyen-Âge de Cluny (Museu da Idade Média de Cluny), localizado na margem esquerda do Sena.

Catedral Notre Dame: a história do símbolo da capital francesa

Interior da Catedral de Notre Dame

Imagem: depositphotos

Quando a capital parisiense emergiu como centro de poder da França, foi necessário um símbolo para representar o novo status. A Catedral de Notre Dame foi encomendada pelo rei Luís VII, que queria um símbolo do poder político, econômico, intelectual e cultural para representar Paris.

Uma basílica medieval que ocupava o local escolhido pelo rei no extremo leste da Île de la Cité, uma das duas ilhas do Sena, foi demolida para que a nova catedral pudesse ser construída. Em 1163 deu-se início a construção que se estendeu por 182 anos incluindo reformas e melhorias.

Durante a Revolução Francesa, no início do século XIX, quando deixou de receber missas, a catedral passou por ataques e destruição. No mesmo período Notre Dame chegou, inclusive, a ser utilizada como depósito.

A coroação de Napoleão como imperador em 1804, seguida pelo sucesso do romance de Victor Hugo, retornou a atenção para o edifício, que voltou a ser utilizado como igreja, motivando grandes restaurações em meados do século XIX.

Infelizmente, em 13 de abril de 2019 um grave incêndio atingiu a catedral danificando consideravelmente suas estruturas. Também por isso Notre Dame encontra-se atualmente fechada para visitação.

Ponto zero

Provavelmente a primeira coisa para onde todo mundo olha assim que chega na catedral é a fachada e suas esculturas. Mas quando você for, experimente olhar para o chão. Isso mesmo. É no chão que você vai encontrar um medalhão, o Ponto Zero das Rotas de Paris, que marca a distância entre ele e todas as outras estradas do país.

Pés no ponto zero de Notre Dame

Imagem: depositphotos

O medalhão não é muito grande, o que pode tornar difícil vê-lo em dias com muitos turistas. Agora, com a igreja fechada para visitação, vale a pena tentar a sorte e garantir uma foto neste lugar especial.

O lar da coroa sagrada

Notre Dame abriga inúmeras obras de grande significado histórico e religioso. Dentre elas, uma das mais importantes é sem dúvidas a coroa de espinhos, usada por Cristo durante a crucificação, juntamente com um pedaço da cruz e um prego. Devido a sua importância, esta relíquia sagrada somente pode ser vista em dias específicos da semana, em cerimônias de adoração.

Onde fica a Catedral de Notre Dame

A catedral fica localizada na Île de la Cité (Ilha da Cidade), uma das duas ilhas do Rio Sena e seu endereço oficial é: 6 Parvis Notre-Dame – Pl. Jean-Paul II 75004 Paris, França.

Como Chegar

A fácil mobilidade é, provavelmente, uma das maiores vantagens dos países europeus. O transporte público leva passageiros para praticamente todos os cantos da cidade com conforto e rapidez. Se você pretende conhecer Notre Dame de metrô, veja quais estações e linhas deve pegar:

Metrô

Estação Cité ou Saint-Michel (linha 4)

Estação Hôtel de Ville (linhas 1 ou 11)

Estação Cluny – La Sorbonne ou Maubert-Mutualité (linha 10)

Estação Châtelet RER (linhas 7, 11 ou 14)

RER

Estação Saint-Michel – Notre-Dame (linha B)

Estação Saint-Michel-Notre-Dame (linha C)

Para quem prefere uma opção mais flexível e simples, os ônibus podem ser uma boa altenativa, já que várias linhas levam até a catedral, como a 63, 70 95 e 96.

Carro

Viajar de carro é uma alternativa cômoda para muitas pessoas, visto que é possível conhecer diversos lugares em pouco tempo. Se esta for a sua opção para ir a Notre Dame, saiba que existem vários estacionamentos próximos a catedral.

Em alguns sites é possível localizar estacionamentos disponíveis por preço ou distância. O mais próximo da catedral é o Estacionamento Saemes Notre Dame, na rua de la Cité.

Atrações próximas e onde se hospedar

A Catedral de Notre Dame é basicamente cercada pelo Museu do Louvre, Museu Pompidou, Pantheon e Jardins de Luxemburgo, com o Sena correndo pelo meio.

Isso sem mencionar a infinidade de cafés, bistrôs, pubs e restaurantes na região, assim como em toda a capital. Vale a pena parar em alguns deles entre um ponto turístico e outro e se deliciar com a típica gastronomia parisiense.

Apesar de não haver hotéis na ilha, há muitas opções ao redor, com diversos níveis de preço e comodidade para atender a todos os perfis de viajantes. Veja:

Hotéis 5 estrelas

Na categoria hotéis de luxo, existe o 9Confidentiel, que fica a 500 metros de Notre Dame, ou o requintado Hôtel Dupond Smith, situado a 800 metros da catedral.

Apart-Hotel

Para alugar algo confortável e que te dê mais liberdade para até mesmo cozinhar, existe o My Maison In Paris, ou o Veeve – Overlooking the Seine en Ile de la Cité. Ambos ficam a 200 metros da catedral.

Hostel

Ficar em um hostel é uma das opções mais baratas para se hospedar em qualquer lugar, porém o mais perto que encontramos da basílica foi o Auberge Internationale des Jeunes e ele fica a 2,2 km de distância dela.

Incêndio

Catedral em chamas

Imagem: wikimedia commons

Em 15 de abril de 2019, a Catedral de Notre-Dame pegou fogo. Grande parte da construção, que estava em obras de restauração na época, foi destruída. O teto e a torre desabaram, mas felizmente a fachada e as torres foram salvas. A igreja será reconstruída, no entanto, este é um processo lento e complexo. Por este motivo, desde então, a Catedral de Notre-Dame não pode mais ser visitada.

Apesar de não estar aberta à visitação, a catedral ainda atrai milhares de visitantes de todo o mundo, ávidos por sua magnitude e exuberância. Assim, Notre Dame nunca deixou de ser um dos destinos mais populares de Paris (e até mesmo da Europa), e não pode ficar de fora do seu roteiro de viagem.

Pesquise com antecedência para evitar dias com maior fluxo de pessoas. Além disso, não é difícil estender a caminhada e desfrutar de outros lugares igualmente incríveis da Ile de la Cité.

Inspirações para as melhores fotos

Apesar de ser a mais famosa na hora dos clicks, não é só a Torre Eiffel que rende belas fotos. A Catedral de Notre Dame, apesar de estar nesse processo de reforma, também tem seu charme e pode ser registrada de vários ângulos. Confira algumas inspirações:

1. Ruas paralelas

Você pode fazer uma pose em uma das ruas que ficam na frente da Catedral e deixa-la abrilhantar ainda mais sua foto mesmo estando um pouco distante.

2. Pont Des Coeurs

Para fazer uma foto mais diferente, você pode sentar no muro da ponte dos corações, que fica do lado esquerdo da igreja.

3. Notre Dame enquadrada

Para os que gostam de fotografias mais lineadas, uma foto na mesma ponte dos corações com a Catedral bem de frente também vai ficar linda!

4. Praça João XXIII

Pessoa sentada em banco de praça

Imagem: reginesemaan

Na parte de trás da igreja também existem lugares lindos para se fotografar. Um deles é a praça João XXII, cheia de árvores e bancos para você relaxar e claro, tirar a aquela foto!

5. De costas para Catedral

Você também pode tirar uma foto sentado de costas para a basílica. A foto vai ficar diferente e ao mesmo tempo mostrar de perto a grandiosidade da catedral.

6. Praça René Viviani

Mais um lugar diferenciado e super fofo para se tirar fotos é a praça René Viviani. Ela fica do outro lado do rio sena e tem um arco todo enfeitado com flores. Sua foto vai ficar bem colorida.

7. Pont de l’Archevêché

Mulher de pé em Pont de l'Archevêché 

Imagem: krisss_bs

A ponte do Arcebispo é outro lugar que você pode tirar várias fotos super originais e sair do clichê.

Sobre o autor

Jornalista, especialista em Comunicação Digital e Mestre em Serviço Social. Atua como redatora e revisora freelancer. Atualmente vive como nômade digital pela Europa. Cearense de coração paraibano levando o corpo pelo mundo afora!