Praga: 15 coisas para fazer na capital da República Tcheca

Cidade de Praga ao Pôr do Sol

Imagem: depositphotos

A cidade de Praga, capital da República Tcheca (antiga Tchecoslováquia), é uma cidade medieval que atrai milhares de turistas para os seus castelos, torres e templos religiosos com séculos de história.

Dividida entre a cidade nova e a cidade velha, A cidade das Cem cúpulas (como também é chamada) tem muito o que oferecer aos visitantes.

Como é o caso do maior castelo do mundo, o Castelo de Praga, e a torre do relógio astronômico, assim como opções que exibem a história mais recente do local, como o muro de John Lennon e o Museu do Comunismo.

Aqui você vai descobrir o que essa cidade tem a oferecer de melhor e ainda aprender mais sobre o idioma e a moeda local.

Onde fica Praga

A cidade de Praga (ou Praha, como é escrita no idioma local) é a capital da República Tcheca, país localizado na Europa central, bem entre a Alemanha e a Polônia.

O município é banhado pelo Rio Moldava e foi fundado por volta do século IX da era comum. Tem 496 quilômetros quadrados de extensão e mais de 1 milhão e 300 mil habitantes.

A cidade é dividida em 22 distritos (o equivalente aos bairros aqui no Brasil) e se encontra na parte ocidental do país europeu.

O que fazer em Praga?

Considerada um dos mais belos cartões postais da Europa, a cidade de Praga tem muitos lugares para conhecer e atividades para fazer. Confira 15 passeios que são indispensáveis em sua viagem.

1. Castelo de Praga

Castelo de Praga

Imagem: depositphotos

O Castelo de Praga é um imenso complexo que reúne a Catedral de São Vito (igreja que levou cerca de 600 anos para ser construída), a Basílica de São Jorge, o antigo palácio da realeza da Bohemia (antigo nome do reino) e ainda a residência oficial da presidência do país desde 1918.

Tudo isso em uma área de quase 70 mil metros quadrados, sendo esse o maior castelo do mundo.

O monumento em si começou a ser construído no final do século IX e novas adições foram sendo feitas continuamente até a década de 90, quando o castelo foi finalmente aberto ao público.

Quem deseja conhecer o lugar pode escolher entre vários tipos de ingressos. O mais completo se chama circuito A e custa 350 CZK.

Ele permite que os visitantes conheçam as principais igrejas, as tumbas dos Santos Venceslau e Adalberto e vejam uma exibição que conta a história do castelo.

Em algumas áreas é preciso pagar uma taxa extra de 50 CZK para fotografar, enquanto em outras é totalmente proibido tirar fotos. Além disso, o complexo tem um forte esquema de segurança, então esteja preparado para enfrentar uma grande fila.

O castelo fica aberto para visitação durante toda a semana, das 9h às 17h. Se você gosta de passeios como esse, com visitas a castelos, vai gostar de conhecer o Palácio de Versalhes, em Paris.

2. Torre de pólvora

Torre de Pólvora em Praga

Imagem: depositphotos

A Torre de Pólvora fica dentro do complexo do Castelo de Praga e foi construída junto com outras 13 para serem torres defensivas da Cidade Velha.

Em 1475 passou a ser usada como um depósito de pólvora, daí o nome dela, mas ganhou extrema importância histórica por ser o local onde os recém coroados reis passavam para chegar ao Castelo.

O monumento tem 65 metros de altura e para chegar no topo é preciso disposição para enfrentar os 186 degraus. Contudo, o esforço vale a pena pela incrível vista da galeria.

A torre abre todos os dias, das 10h às 22h entre os meses de abril e setembro, e das 10h às 20h entre outubro e março. Os ingressos custam 100 CZK.

3. Ponte Carlos

Ponte Carlos em Praga

Imagem: depositphotos

Quem vai à Praga precisa caminhar pela famosa Ponte Carlos. A estrutura tem quase 516 metros de comprimento e 9,5 metros de largura, com 16 arcos e 30 esculturas de santos católicos que datam do início do século XVIII.

Ela começou a ser construída em 1357, quando o rei Charles IV colocou a pedra fundamental (primeiro bloco da construção) em 9 de julho daquele ano.

A ponte era usada originalmente para o tráfego de carruagens e em seguida de transporte público, que inclusive só foi interrompido durante a II Guerra.

Ao ir embora não se esqueça de tocar na placa de bronze da estátua de São Nepomuceno, pois reza a lenda que isso garante boa sorte. Uma boa dica é ir no início da noite ou pouco antes do amanhecer, pois a circulação de pessoas é bem menor.

4. Igreja de São Nicolau

Igreja de São Nicolau em Praga

Imagem: depositphotos

A Igreja de São Nicolau é a mais famosa construção no estilo barroco de Praga. Originalmente construída em estilo gótico em 1283, a igreja foi demolida e reconstruída entre o final do século XVII e início do século XVIII pela ordem dos Jesuítas.

A construção em si é monumental, guardando o maior afresco da Europa, a apoteose de São Nicolau, e um órgão com 4 mil tubos e seis metros de comprimento.

A igreja fica aberta para visitação durante toda a semana, das 9h às 17h e a entrada básica custa 100 CZK. No entanto, caso você queira apreciá-la em todo o seu esplendor a dica é assistir a um dos concertos de música clássica, que dura em torno de 1 hora e custa 490 CZK.

5. Basílica de St. James

Interior da Basílica de St. James

Imagem: depositphotos

Outro passeio histórico em Praga é a visita à Basílica de St. James. A igreja, que era originalmente um mosteiro, foi construída no início do século XIV pelo rei Wenceslas I e ficou famosa por ser palco da coroação do casal real de Luxemburgo, John e Elizabeth da Bohemia, em 1311.

A história da basílica é marcada por três grandes incêndios, o último tendo acontecido no final do século XVII e resultando em uma grande obra de restauração do edifício, que após isso ganhou traços da arquitetura barroca.

Mas o espetáculo fica realmente na parte interna da igreja, que conta com três naves e é repleta de esculturas e pinturas nos estilos gótico e barroco. A principal é uma pintura de St. James, que fica no altar principal da basílica e é de tirar o fôlego.

Os visitantes podem conferir a igreja de terça a domingo, das 9h30 às 12h e das 14h às 16h. A entrada é interrompida apenas durante o horário de realização de missas e concertos.

6. Museu Nacional

Frente do Museu Nacional de Praga

Imagem: depositphotos

Como é de se esperar de uma cidade medieval, Praga é repleta de museus, sendo o Museu Nacional o mais famoso. A imponente construção foi fundada no início do século XIX.

O museu é dividido em cinco departamentos especializados: história natural; música da cultura americana, asiática e africana; livros e também conta a história do país.

É possível visitar o espaço todos os dias do ano, sempre das 10h às 18h, pagando uma taxa de 200 CZK.

7. Museu do Comunismo

Museu do Comunismo por dentro

Imagem: muzeumkomunismu.cz/cs/

O museu do Comunismo é um museu dedicado a mostrar a história da Tchecoslováquia (antigo nome do país) sob o regime comunista entre os anos de 1948 e 1989.

Lá você vai encontrar vídeos, fotos, artefatos, documentos históricos e tudo que é preciso para que os visitantes tenham uma experiência completa sobre o período no país.

local fica em um dos pontos centrais da cidade e abre diariamente, das 9h às 20h. A entrada custa 380 CZK e estudantes estrangeiros pagam apenas 290 CZK, desde que apresentem um documento estudantil válido.

8. Museu de Franz Kafka

Estátuas do Museu Franz Kafka

Imagem: depositphotos

Sabia que ao ir em Praga você pode visitar um museu dedicado ao escritor Franz Kafka? Pois é, mesmo escrevendo em alemão, o autor era nativo da cidade, que é bastante citada nos seus romances.

No museu, os visitantes podem conferir as primeiras edições dos trabalhos de Kafka, além de correspondências, diários, manuscritos e até desenhos do autor. Um prato cheio para os fãs de literatura.

O espaço fica aberto todos os dias da semana, das 10h às 18h e a entrada custa 260 CZK.

9. Relógio astronômico

Relógio Astronômico em Praga

Imagem: depositphotos

Um dos destinos mais famosos de Praga é o Relógio Astronômico, que fica em uma das torres da Prefeitura Municipal, bem no centro da região conhecida como “Cidade Velha”, e foi construído em 1410 pelo relojoeiro imperial Mikuláš of Kadaň.

O relógio na verdade é dois em um, sendo um comum que mostra as horas (e é por si só um espetáculo à parte) e outro astronômico, que mostra a posição dos planetas no céu naquele exato momento do dia.

Além disso, a torre conta com esculturas dos 12 apóstolos de Cristo (que fazem uma espécie de procissão de 45 segundos a cada hora, sempre acompanhada das badaladas dos sinos) e outras esculturas que representam a morte, a vaidade e a avareza.

O melhor: você pode assistir a procissão (sempre entre das 9h às 23h) da praça central, que é um local que também merece uma visita, de graça.

Outra opção é pagar em média 250 CZK (coroas tchecas) para subir na torre da prefeitura e acompanhar o espetáculo de pertinho e sem precisar se apertar na praça ou enfrentar uma fila enorme.

10. Casa Dançante

Casa dançante em Praga

Imagem: depositphotos

Quem está em Praga precisa tirar um tempinho para visitar a Casa Dançante, que é considerado um marco da arquitetura moderna da cidade e foi construída em 1996 pelo famoso arquiteto Rašínovo Embankment.

A casa combina elementos de plástico e vidro e recebeu esse nome porque lembra o casal de dançarinos Ginger Rogers e Fred Astair (sendo apelidada de casa Ginger & Fred) e parece se misturar com a arquitetura local.

No local funcionam um hotel, uma galeria de arte e até um restaurante de luxo, mas é possível apreciar a beleza da construção pelo lado de fora mesmo.

11. Mosteiro de Strahov

Mosteiro de Strahov

Imagem: depositphotos

Outro local de Praga que merece a visita é o mosteiro de Strahov, que é um complexo formado por um mosteiro fundado em 1140 (sendo o mais antigo do país), pela Igreja da Assunção de Nossa Senhora, pela livraria Strahov e ainda pela Galeria Strahov, que guarda uma imensa coleção de pinturas nos estilos gótico, barroco e rococó.

A biblioteca, inclusive, é uma atração à parte, com o teto abobado repleto de pinturas. O monastério é aberto todos os dias, exceto feriados e para entrar na livraria e na galeria é preciso pagar uma taxa de 280 CZK.

Quem desejar fotografar ainda precisará desembolsar uma taxa extra de 80 CZK e se comprometer a não usar flash para não danificar as obras do local.

12. Ilha de Kampa

Ilha de Kampa

Imagem: depositphotos

Outro lugarzinho de Praga que vale a pena visitar é o Parque Kampa, que fica localizado em uma ilha do rio Moldava.

Passear pelo local, que é citado na história da cidade desde 1169, é uma opção perfeita para quem busca um pouco de romantismo, com suas pontes em arcos e canais com passeios de barco.

Se você vai viajar em família, esse é o local ideal para levar a criançada e passar o dia em meio a natureza.

13. Muro de John Lennon

Pessoas em Um pedaço do Muro de John Lennon

Imagem: depositphotos

Um lugar que contrasta com a imagem história da cidade é o muro de John Lennon, que fica bem pertinho do Parque Kampa.

O ponto nada mais é do que um muro de pedra que começou a ser rabiscado quando a cidade estava sob o regime comunista e continha homenagens aos Beatles, mensagens de paz e críticas ao totalitarismo.

Existem pinturas de mais de 30 artistas lá e qualquer um pode deixar uma mensagem no local, desde que use uma caneta ou marcador permanente. A palavra “liberdade”, por exemplo, está escrita nele em 30 línguas diferentes.

Hoje o muro pertence à Ordem Soberana e Militar de Malta, que é uma organização católica.

14. Santuário do Menino Jesus de Praga

Interior do Santuário do Menino Jesus de Praga

Imagem: depositphotos

O Santuário do Menino Jesus de Praga (ou Igreja de Nossa Senhora Vitoriosa) é um prédio em estilo barroco construído em 1611 pelos luteranos alemães, sendo dedicada à Santíssima Trindade.

Em 1624, o templo passou para a mão dos católicos quando foi dado à ordem das Carmelitas dos Pés Descalços. No interior da igreja é possível apreciar diversas pinturas de santos.

Contudo a atração mais famosa é a imagem do Menino Jesus de Praga, que foi levada para a cidade em 1628 e é dito que serviu como proteção contra a peste que atingiu a Europa no século XVII.

Adjunto à capela existe um pequeno museu onde são vendidos souvenirs e peças religiosas. Os turistas podem visitar o santuário de domingo a domingo, das 8h30 às 20h e até assistir às missas, que são celebradas em inglês, espanhol, francês e até italiano, em alguns dias da semana, além do idioma local.

A entrada é livre, mas há a possibilidade dos visitantes deixarem uma contribuição para ajudar na manutenção do templo.

15. Josefov

Sinagoga Velha Nova, em Praga

Sinagoga Velha Nova, no bairro Josefov | Imagem: depositphotos

Josefov é um bairro judeu de Praga que abriga outros pontos históricos famosos, como o antigo cemitério e a Sinagoga Velha Nova.

A história da região se inicia entre os séculos XI e XII e ela foi batizada em tributo ao governante José II, se integrando a cidade apenas em 1850, quando foi realizada uma grande reforma no local.

Também chamado de “quarteirão Judeu de Praga”, Josefov fica entre a cidade antiga e o rio que corta a cidade. Lá, como já foi mencionado, fica um antigo cemitério judeu (que vale a visita).

O cemitério começou a funcionar em meados do século XV e tem pelo menos 12 mil túmulos, com o último enterro datando de mais de 300 anos.

Outra visita obrigatória é a Sinagoga Velha-nova, que é considerada o templo judaico mais antigo do continente, tendo sido fundado no final do século XIII.

Os visitantes podem escolher comprar o ingresso para o passeio completo pela cidade judia de Praga, que custa 500 CZK e garante entrada para seis sinagogas, para o cemitério e ainda uma galeria que conta a história do local, no museu judaico de Praga.

Por conta da tradição judaica, os passeios não ocorrem aos sábados (dia de descanso) e em feriados religiosos, por isso fique ligado antes de ir.

Língua e moeda

A língua oficial da República Tcheca, onde fica Praga, é o tcheco. Mas se você não sabe falar tcheco, não precisa se preocupar, pois mesmo não sabendo nada do idioma é possível se virar muito bem com o inglês.

Já a moeda do país é a coroa tcheca (chamada por lá de koruna e representada pela sigla CZK). Esse dinheiro pode ser adquirido na forma de notas que variam entre 100 e 5000 ou em moedas de 1, 2, 5, 10, 20 e até 50 CZK.

Se você não encontrar uma casa de câmbio que tenha coroa tcheca aqui no Brasil, pode comprar euro e trocar em uma casa de câmbio na própria cidade de Praga.

Onde comer e ficar

Existem inúmeras opções de onde comer e de hospedagem em Praga com preços bastante variáveis. Confira algumas opções:

Restaurantes

Sacada do Restaurante Ginger & Fred em Praga | Imagem: fb.com/glassbardancingbuilding

Ginger & Fred: esse é o restaurante que fica no sétimo piso da casa dançante. De lá dá para ver o castelo de Praga e o Teatro Nacional, além de poder apreciar pratos da cozinha local em um ambiente bem sofisticado.

O local abre todos os dias, das 9h até as 00h.

U Fleku: para quem busca um destino mais tradicional, essa é uma cervejaria bem famosa e com meio milênio de história nas costas. Até quem não gosta de cerveja vai apreciar a charmosa atmosfera e os pratos típicos que são servidos no estabelecimento.

Ela abre todos os dias, das 10h às 23h.

Lokál Dlouhááá: para quem gosta ou quer apreciar ótimos pratos típicos da República Tcheca, esse é o lugar. Abre todos os dias, das 11h às 20h

Eska: esse é um restaurante e uma padaria artesanal, que tem uma decoração bem moderna e ostenta uma estrela do guia Michelin. O local abre diariamente das 8h às 23h30.

Quem visita Praga também não pode deixar de experimentar as comidas de rua. Em qualquer parte da cidade é possível encontrar uma barraquinha vendendo pratos típicos da culinária local com um preço bem amistoso.

Dicas de Hotéis

Quarto de luxo do Alchymist Prague Castle

Quarto de luxo do Alchymist Prague Castle | Imagem: alchymistpraguecastle.com/en/home.html

Alchymist Prague Castle: esse é um hotel 5 estrelas super luxuoso e com quartos que parecem da realeza. Ele fica perto de todos os pontos turísticos importantes de Praga e as acomodações custam a partir de 300 € por noite.

Cloister Inn: hotel 3 estrelas que também fica em uma boa localização. Lá é possível reservar quartos para casais pagando a partir de 99 €.

Grand Hotel Praha: essa é uma opção com um bom custo benefício, pois tem quartos muito confortáveis a partir de 77 € por noite e fica localizado no centro histórico da cidade.

Dream Hostel: para os que preferem opções mais baratas, uma dica é ficar em um hostel, o Dream Hostel possui quartos compartilhados custando a partir de 18 €.

Onde tirar as melhores fotos em Praga

1. Ponte Carlos

A ponte Carlos, com seus arcos e estátuas, é um dos pontos indicados para quem busca tirar belíssimas fotos em Praga. Se puder, vá ao local bem cedinho ou assim que escurecer, que é quando há menos gente por lá.

2. Castelo de Praga

Mulher olhando para o Castelo de Praga

Imagem: clarapaixao

O imenso teto e os belíssimos vitrais fazem com que o castelo de Praga seja outra opção para quem busca a foto perfeita.

3. Muro de John Lennon

Cores, gravuras e misturas de letras de todos os lugares do mundo fazem do Muro de John Lennon o lugar ideal para uma foto bem descontraída com seu amor.

4. Relógio astronômico

Casal de beijando em Relógio Astronômico

Imagem: insta.prague

O relógio astronômico é grande, imponente e um belo exemplo da arquitetura gótica que domina várias construções locais. Além de também ser um ótimo lugar para fotos super românticas.

5. Casa dançante

Casal dançando em frente a Casa Dançante

Imagem: sara.mehmeti

Pela sua arquitetura única, a casa dançante também é um ótimo local para tirar belas fotos em Praga. Puxe um amigo, a namorada ou uma pessoa por lá para fazer uma foto dançando. A experiência vai ser no mínimo divertida.

6. Ilha de Kampa

As pontezinhas da Ilha de Kampa são lugares bem charmosos e românticos para fotos bem coloridas e alegres.

7. Museu Nacional de Praga

Menina em frente ao Museu Nacional de Praga

Imagem: emilyvmtz

O lado de fora do Museu Nacional possui um fonte capaz de deixar qualquer foto muito bonita. Experimente fazer uma foto por lá.

8. Escadas do Museu Nacional

Menina e escadas do Museu Nacional de Praga

Imagem: mirpeters

As escadarias do Museu Nacional são um espetáculo à parte do lugar. Não resista a fazer uma foto subindo ou descendo as escadas.

9. As ruas do Bairro Josefov

Mulher em uma rua do Bairro Josefov

Imagem: shira_iluz

Também vale registrar uma foto pelas grandes ruas do Bairro Josefov.

10. A Torre de Pólvora

O contraste de cores e arquitetura entre a Torre de Pólvora e outros prédios realmente impressiona. Não deixe de registrar esse lugar na sua viagem.

Sobre o autor

Jornalista sempre em busca de um lugar novo para conhecer, tem a escrita sobre viagens como uma forma de viajar também. Assim, ajuda outras pessoas a conhecerem lugares diferentes sem precisarem sair de casa.