Ilha da Madeira: o que fazer nesse incrível destino de Portugal

Vista parcial da Ilha da Madeira

Imagem: depositphotos

Situada no Arquipélago da Madeira, a ilha da Madeira é um dos destinos mais ecléticos de Portugal. E não é para menos: a ilha, de origem vulcânica, encanta todos os seus visitantes, não apenas pela sua belíssima paisagem, como por seus vales e montanhas.

Para poder aproveitar  todos os 741 km² da ilha, listamos aqui atrações imperdíveis, restaurantes, onde se hospedar e claro, inspirações para tirar as melhores fotos.

Onde fica e como chegar

A ilha está a 955 km da capital Lisboa, e você chega lá através do Aeroporto da Madeira, localizado em Funchal, a capital da região autônoma de Madeira.

O que fazer na Ilha da Madeira

Pico do Arieiro

Pico do Arieiro, em Madeira

Imagem: depositphotos

Este é o terceiro dos maiores picos da Ilha (só fica atrás do Pico do Ruivo e Pico das Torres). Os mais aventureiros amam fazer a trilha até o topo, mas caso não seja tão ousado, também é possível subir de carro e contemplar um pôr do sol único.

Por ali você também encontra uma ótima estrutura com um café, uma loja de souvenirs e até pousadas. Não esqueça de uma agasalho, pois por estar muito acima do nível do mar, as temperaturas são bem baixas, chegando até a nevar.

Cascata das 25 fontes

Cascata das 25 fontes

Imagem: depositphotos

No meio da floresta Laurissilva, um dos esplendores da natureza: a Cascata das 25 fontes tem uma queda de 30 metros que transforma-se em várias quedas que deságuam em uma lagoa.

O ideal é fazer este caminho em grupo e com muito cuidado. Vá preparado com equipamentos eletrônicos e celulares bem carregados, pois a caminhada é longa e difícil. Mas chegar ao destino vai fazer tudo valer a pena.

Teleféricos da Madeira

Visitar a Ilha da Madeira sem andar de teleférico é ter uma viagem incompleta. Existem diferentes destinos de teleférico, nos quais você pode apreciar toda a vista da ilha de diversos ângulos, além de ser uma boa opção para se locomover entre os pontos turísticos mais famosos.

Prepare os dedos para muitas fotos, pois a paisagem será de cair o queixo.

Museu Monte Palace Madeira

Museu Monte Palace, em Madeira

Imagem: depositphotos

Esse é um daqueles museus que só de visitar por fora, já valeria a viagem. Ele é composto por um jardim belíssimo e uma grande variedade de plantas e animais como cisnes, pavões e galinhas.

Nos passeios do jardim, você vai se deparar com uma coleção de painéis de azulejos riquíssima, ficando atrás apenas da coleção do Museu Nacional do azulejo.

O interior do museu é composto por três exposições, sendo duas de esculturas e uma exposição de minerais, com amostras de todo o mundo.

Piscinas Naturais de Porto Moniz

águas e pedras nas Piscinas Naturais Porto Moniz

Imagem: depositphotos

Toda a calmaria e segurança de uma piscina, mas com água do mar e a natureza ao redor. As piscinas contam com salvas vidas, espaço para crianças, além de ter vários restaurantes em seus arredores.

Para conhecer esse lugar, sua viagem precisa ser entre os meses de abril e no máximo novembro, pois em dezembro começa o inverno e nessa época as piscinas ficam fechadas.

Mirante Cabo Girão

Esse é um dos mirantes mais altos de toda a Europa e passagem obrigatória para quem visita a Ilha da Madeira. Nele, dá para avistar toda a cidade de Funchal enquanto sente aquele frio na barriga por estar a 580 metros de altura.

Para os mais corajosos, o desafio é admirar toda a beleza do lugar passeando por um trecho conhecido como skywalk, um piso de vidro que te dá a sensação de estar andando em cima do mar.

A entrada para o mirante é grátis e você também pode aproveitar para visitar um café ou uma lojinha de souvenirs que tem no local.

Fajã dos Padres

É através de um teleférico que você consegue chegar ao Fajã dos padres. Pense em uma praia com água cristalina e um céu azul para complementar o quadro. A praia não é muito boa para banho, já que no lugar da areia tem pedras, o que pode se tornar um incômodo para seus pés.

Mas mesmo assim vale a pena visita, principalmente se você é fã de passeios a beira mar. Aproveite o dia para almoçar no simpático restaurante que tem no local, com comida típica da ilha.

Jardim botânico da Madeira

Jardim Botânico Ilha da Madeira

Imagem: depositphotos

É apaixonado por botânica? Então não deixe de visitar o Jardim Botânico da Madeira. Ali você vai encontrar mais de 2.500 plantas vindas de todos os cantos do mundo, além de 300 aves exóticas. Aproveite a visita e conheça também o Museu de história Natural que tem lá.

Levada do Risco

Se gosta de trilhas e caminhadas, com certeza vai apreciar muito esta escalada. Apesar do nome, a trilha é simples e bem fácil de fazer, podendo inclusive, ser um passeio em família.

No meio do trajeto existe a casa do Rabaçal, onde você pode usar os banheiros e tomar um café. É uma ótima oportunidade para ter um contato maior com a natureza exuberante da floresta Laurissilva e o ponto final do trajeto é na magnífica cachoeira do Risco.

Catedral do Funchal

Catedral gótica de Funchal

Imagem: depositphotos

A maioria das cidades de Portugal e da Europa tem igrejas e catedrais maravilhosas, e claro, Madeira não seria diferente. A catedral de Funchal é um espetáculo aos olhos, independente da sua religião.

E não é para menos: com arquitetura gótica, o lugar resistiu ao tempo de colonização, trazendo em sua decoração um forte traço de história.

Monumento Nacional desde 1910, seus tetos, elaborados com madeira da ilha, chamam atenção pela beleza e riqueza de detalhes. Impactante.

Quando ir e quanto tempo ficar

O ideal é marcar sua viagem entre Maio e Setembro, pois o clima é ameno o tempo inteiro, e essa época conta também com menos chuvas que poderiam atrapalhar seus passeios.

É recomendado reservar de cinco a dez dias para aproveitar tudo que a ilha oferece, e também para fazer programas de barcos, cruzeiros e trilhas.

Como se locomover

Na Ilha da Madeira existem carros para alugar, táxis e também transporte público, que eles chamam de “autocarro”. Além disso, você também pode usar os teleféricos como uma opção para se deslocar entre um ponto turístico e outro.

Culinária típica da ilha da madeira: onde comer

Composta principalmente por vegetais e frutos do mar, a culinária é um dos pontos mais fortes da Ilha da Madeira. Veja algumas sugestões de onde você pode aproveitar a gastronomia desse lugar:

Mesa e Vista do Restaurante Il Gallo D'oro

Vista de uma das mesas do Restaurante Il Gallo D’oro | Imagem: ilgallodoro.portobay.com

Il Gallo D’oro: com duas estrelas Michelin, esse é um restaurante que impressiona pela decoração do ambiente, a apresentação dos pratos, o sabor e pela carta de vinhos. O cardápio não é dos mais baratos, mas vale a pena a experiência.

Vila da Carne: sabe nosso churrasco? Lá em Madeira fazem algo muito parecido com o nome de “espetada”. Se você é apreciador de carnes, vale a pena conferir.

Quinta do Furão: esse restaurante fica no alto de uma colina e serve pratos deliciosos e muito bem apresentados. A vista de frente para o mar é um espetáculo à parte no ambiente.

Principal Bistrô: especialista em comida mediterrânea, este restaurante está bem localizado, conta com uma decoração acolhedora, e pratos que parecem verdadeiras obras de arte.

Onde se hospedar: hotéis e Resorts

Existem opções de hotéis para se hospedar na Ilha que cabem em todos os bolsos. Confira algumas opções:

Área externa do Enotel Lido Madeira

Área externa do Enotel Lido Madeira | Imagem: enotel.com

Hotel Enotel Lido: esse hotel é apenas um resort 5 estrelas com um sistema de All Inclusive. Os preços são de valores bem altos, mas para quem viaja com a família ou busca ficar em um hotel luxuoso e com tudo que tem direito, é o lugar ideal.

Paul do Mar Sea View Hotel: situado de frente para o mar, esse hotel possui salas de massagem, piscina interna e externa, arrumação, café da manhã e serviço de babá no quarto (uma boa pedida para famílias). Fica próximo às piscinas naturais de Moriz e diversas praias.

Eira do Serrado Hotel & SPA: para quem não abre mão de dormir em um hotel super confortável, esse é o lugar certo. O local conta com um restaurante, dois bares, sala de jogos, academia e também um SPA.

Residencial Colombo: nesse hotel os quartos são simples, porém funcionais. Cada reserva inclui o translado para o aeroporto e oferece café da manhã.

Onde tirar as melhores fotos na Ilha

1. Pico do Arieiro

Vista do Pico do Arieiro

Imagem: visitmadeira

Se você é dos que não perdem uma bela trilha, esse é um dos melhores lugares para fazer uma. Aproveite para fazer um registro bem bonito do lugar.

2. Caminho para o Pico do Arieiro

O caminho até o Pico do Arieiro também é altamente recomendado para se fazer uma foto!

3. Praia de Funchal

Mulher em escadas e praia ao fundo

Imagem: wegrzynola

Me diga se essa não é a paisagem perfeita para uma foto?

4. Cascata das 25 fontes

O cenário desse lugar parece ter saído de um filme de fantasia.

5. Jardim Botânico da Madeira

Nada como uma foto em meio ao verde e frescor da natureza!

6. Restaurante Quinta do Furão

Família sentada em Restaurante Quinta do Furão

Imagem: visitmadeira

Esse é o lugar perfeito para uma foto bem romântica de casal ou com toda a família reunida. A vista é realmente de tirar o fôlego.

7. Parque de Santa Catarina

Experimente fazer uma foto bem serena nesse parque que fica em Funchal.

8. Piscinas naturais de Porto Moniz

Mulher em piscinas naturais Porto Moniz

Imagem: jjasiiii

Um lugar para relaxar e registrar uma das águas mais cristalinas que você vai conhecer na sua vida!

9. Mirante Cabo Girão

Menina em Mirante Cabo Girão

Imagem: gabiyulee

Não deixe de fazer uma foto fingindo costume com esta vista impressionante do Mirante Cabo Girão.

10. As ruínas de São Jorge

Essas ruínas ficam no Calhau de São Jorge e formam um belo cenário para uma foto bem diferente do convencional.

Curiosidades

  • O ukulele, instrumento de cordas, foi criado na Ilha da Madeira
  • Você pode experimentar o famoso vinho da Madeira, em qualquer um dos cantos da ilha, pois tem adegas em todos os lugares.
  • A ilha tem uma largura de 741 km²
  • Cristiano Ronaldo é um dos filhos mais famosos do arquipélago, nascido na capital a cidade de Funchal.

Sobre o autor

Jornalista e curiosa, adora pesquisar sobre lugares e escrever sobre eles. Atenta a detalhes, sempre pensa em dicas de roteiros fora do lugar comum.