Arco do Triunfo em Paris: como conhecer, subir e fotos

Arco do Triunfo sob céu azul

Imagem: depositphotos

O Arco do Triunfo é, junto com a Torre Eiffel, o monumento histórico mais representativo de Paris! Localizado na Praça Charles de Gaulle, ele é um dos pontos turísticos mais famosos da cidade e também um de seus principais cartões-postais.

Sua arquitetura impressiona pela beleza e pelas grandes dimensões: são 50 metros de altura e uma base de 45 por 22 metros.

Mas não para por aí, o local também tem grande importância histórica e é um dos maiores símbolos da cultura nacional francesa.

Aqui você vai conhecer a história do Arco do Triunfo, saber onde fica, como chegar até lá e como comprar o ingresso para entrar. Além de dicas, fotos e outras informações essenciais para visitar esse ícone da cidade luz!

História do Arco do Triunfo

Foto antiga do arco do triunfo

Arco do Triunfo em 1920 | Imagem: depositphotos

A construção do Arco do Triunfo teve início em 1806, a mando do imperador Napoleão Bonaparte, para comemorar as vitórias militares durante o seu império.

Inaugurado em 1836, o monumento demorou 30 anos para ficar pronto, sendo concluído já em outro reinado, o do Louis Philippe I.

Projetado pelo arquiteto francês Jean Chalgrin, o monumento tem quatro pilares, onde estão gravado os nomes de 128 batalhas e 558 generais que lutaram junto a Napoleão.

O arco também possui belíssimas esculturas em relevo que também representam o imperador francês e suas batalhas.

Desde sua construção, o Arco do Triunfo é um símbolo do patriotismo francês e já presenciou muitos momentos importantes na história da França.

Entre eles, a passagem dos restos mortais de Napoleão em 15 de dezembro de 1840 e os desfiles militares das duas guerras mundiais, em 1919 e 1944.

O desfile anual do Dia da Bastilha, a festa nacional francesa de 14 de julho, também se inicia no monumento.

Desfile após a libertação de Paris

Desfile após a libertação de Paris em 1944 | Imagem: wikimedia commons

A construção hoje é palco para manifestações populares e parada obrigatória de todo bom turista.

Significado do Arco do Triunfo

O arco triunfal é um dos mais influentes e característicos tipos de construção associado à Roma Antiga. O império romano costumava construí-lo não só para comemorar vitórias em batalhas, mas também para celebrar importantes eventos públicos de forma geral.

O Arco do Triunfo de Paris foi inspirado no Arco de Tito, construído em Roma por volta do ano 82, no século I.

Arco de Tito e arco de Paris

Arco de Tito em Roma X Arco do Triunfo em Paris | Imagem: depositphotos

Além dele, arcos em estilo romano já foram construídos em muitas cidades ao redor do mundo, como o Arco Triunfal de Narva, em São Petersburgo; o Arco de Wellington, em Londres; e o Portão da Índia, em Déli.

Com seus 50 metros de altura, o Arco do Triunfo de Paris é o mais famoso do mundo! É também o terceiro mais alto, perdendo apenas para o Monumento a la Revolución do México, com 67 metros e para o Arco do Triunfo de Pyongyang, com 60 metros.

Onde fica

O Arco do Triunfo fica localizado na Praça Charles de Gaulle, no encontro da Avenida Champs-Élysées. Ele faz parte do Eixo Histórico Francês (Axe Historique) – uma série de monumentos e grandes vias públicas num percurso que vai desde o pátio do Museu do  Louvre até ao Grande Arco de la Défense.

Como chegar

Transporte público:

Você pode chegar ao Arco do Triunfo de metrô, trem ou ônibus:

  • Metrô: Charles de Gaulle – Etoile, linhas 1, 2 e 6.
  • Trem (RER): Charles de Gaulle – Etoile, linha A.
  • Ônibus: linhas 22, 30, 31, 52, 73 e 92.

Carro:

Se você prefere ir de carro, existem vários estacionamentos subterrâneos em Paris. Alguns deles contam, inclusive, com postos de combustível, lava-rápido e locadoras de veículos.

Existem placas de trânsito por toda a cidade indicando os bolsões de estacionamento mais próximos, basta procurar pelas placas com a letra “P“.

chegando de carro no arco do triunfo

Imagem: Equipe Eurotrip

Um dos estacionamentos subterrâneos mais próximos do Arco do Triunfo é o Parking Public Autocité Étoile Foch, que fica na Avenida Foch.

Outra opção é o estacionamento Wagram Arc de Triomphe, localizado na Avenida Wagram, nas imediações da Place des Ternes e do Arco do Triunfo e a poucos minutos a pé da Champs-Élysées.

Dica importante

O Arco do Triunfo fica dentro de uma rotatória enorme e atravessar a rua a pé é muito perigoso, não tente fazer isso! Você pode ir até lá por passagens subterrâneas.

Uma delas fica no final da Champs-Élysées, próximo à entrada da estação Charles de Gaulle. A outra entrada fica do outro lado, na Avenida La Grande-Armée.

Mapa mostrando passagens subterrâneas

Imagem: Google Maps

Visitando o Arco do Triunfo

O Arco do Triunfo tem duas partes que podem ser visitadas: a base e o topo! A parte inferior é gratuita, já o terraço panorâmico necessita de ingresso.

A base

Na base do Arco do Triunfo é possível admirar de pertinho todos os detalhes de sua belíssima arquitetura.

Aqui também encontramos o Túmulo do Soldado Desconhecido, um monumento de 1921 que representa todos os franceses que morreram na Primeira Guerra Mundial e nunca foram identificados.

Túmulo do soldado desconhecido

Imagem: depositphotos

Bem ao lado do túmulo está a Chama da Lembrança, uma chama rodeada de flores, que também faz parte da homenagem aos soldados.

Ela foi acesa pela primeira vez no dia 11 de novembro de 1923 e, desde então, é reacesa todos os dias às 18:30h.

Chama no túmulo do soldado desconhecido

Imagem: depositphotos

O topo

Muita gente não sabe, mas é possível visitar o interior do Arco do Triunfo e subir até o topo. Lá tem um terraço que proporciona uma vista incrível da Champs-Élysées e da cidade de Paris como um todo.

Porém, para conhecer o terraço panorâmico, é necessário subir 286 degraus em caracol!

O local possui um elevador disponível apenas para grávidas, idosos e pessoas com mobilidade reduzida.

Escada do Arco do Triunfo

Imagem: depositphotos

Você deve estar se perguntando, será que vale a pena tanto esforço? A resposta é sim, vale e muito!

Apesar de sua altura ser muito inferior à da Torre Eiffel, a vista da parte superior do Arco do Triunfo também é bastante impressionante.

Paris vista do arco do triunfo

A torre Eiffel vista do Arco do Triunfo | Imagem: depositphotos

De cima do Arco você tem um vista de 360 °graus de Paris. Além de ter uma visão maravilhosa da Torre Eiffel e de outros pontos turísticos, como a Avenida Champs-Elysées e o Museu do Louvre.

No interior, também há um pequeno museu sobre o monumento, onde maquetes, documentos e desenhos contam a história de sua construção.

Interior do Arco do Triunfo

Imagem: wikimedia commons

Melhor horário para subir no Arco do Triunfo

O horário próximo ao pôr do sol é o melhor momento para subir no Arco do Triunfo. Isso porque a luz desse período do dia é ótima para fotos.

O céu fica belíssimo, cheio de cores encantadoras que deixam as fotos tiradas lá de cima muito mais bonitas!

Panorâmica de Paris vista do Arco

[Clique para ampliar] | Imagem: depositphotos

Além disso, você pode esticar um pouco até a hora em que a Torre Eiffel começar a brilhar, já que o show de luzes geralmente começa um pouco depois do pôr do sol.

A vista da Torre Eiffel de cima do Arco do Triunfo é belíssima, e com as luzes fica ainda mais especial!

Pôr do sol em Paris

Imagem: depositphotos

Mas para conseguir admirar essa bela vista, a dica é chegar uma hora antes do sol se pôr. Assim, dá tempo de subir todos os degraus do Arco e chegar até o topo com calma.

Fique atento à época do ano que você vai, pois no inverno e no outono o sol se põe mais cedo do que na primavera e no verão.

Ingressos

É possível comprar o ingresso para o Arco do Triunfo na bilheteria do próprio monumento. Mas para evitar filas é sempre melhor comprar pela internet. No site oficial você pode comprá-lo com antecedência. O ingresso é válido por 1 ano e você pode usar quando quiser neste período. Veja os valores:

  • Menores de 18 anos: entrada gratuita.
  • Adultos: 12 €.
  • Prof. de turismo e professores estrangeiros de 18 a 25 anos (originalmente de um país fora da União Europeia): 10 €

Uma boa dica é também checar os valores no Get Your Guide, um dos maiores sites de vendas de tours no mundo todo. Você recebe o ticket na mesma hora e é só apresentá-lo no dia do passeio.

Outro site que costuma ter ótimos preços é o da empresa Civitalis, que vende ingressos para os principais pontos turísticos de várias cidades da Europa e disponibiliza o idioma português.

Paris Pass e Museum Pass

Museum pass Paris

Imagem: parismuseumpass.com

Essas são duas formas super vantajosas de adquirir passes liberados para diversos museus e atrações de Paris. Todos os dois incluem a entrada para o Arco do Triunfo.

  • O Museum Pass é um cartão turístico que permite entrar grátis, sem fila e quantas vezes você quiser em mais de 50 monumentos e museus de Paris e região. Pode ser adquirido para 2, 4 e 6 dias.
  • O Paris Pass permite o acesso gratuito e sem fila em mais de 60 atrações turísticas e museus de Paris. Além disso, também inclui o uso ilimitado do transporte público.

Horários de funcionamento

  • De 02 de janeiro a 31 de março: das 10:00 às 22:30 horas.
  • De 1º de abril a 30 de setembro: das 10:00 às 23:00 horas.
  • De 1º de outubro a 31 de dezembro: das 10:00 às 22:30 horas.

Dias que o Arco do Triunfo não abre: 1º de janeiro, 1º de maio, 8 de maio (manhã), 14 de julho (manhã), 11 de novembro (manhã) e 25 de dezembro.

O último acesso só é permitido 45 minutos antes do encerramento.

Lugares para tirar as melhores fotos do Arco do Triunfo

1. Poste da Place des 2 Etoiles

O poste com a placa da Place des 2 Etoiles é um dos lugares preferidos dos viajantes para tirar belas fotos com o cenário do Arco do Triunfo.

2. Chegando no Arco

Essa é outra foto clássica do Arco do Triunfo, como se fosse o registro espontâneo da pessoa chegando no arco. A corrente de proteção na frente deu ainda mais originalidade para a foto!

3. Passeio de bicicleta

Passear em Paris de bicicleta é uma delícia e uma ótima forma de circular pelas proximidades do Arco do Triunfo.  Se estiver andando por lá, por que não parar e tirar uma foto com a bike? O registro vai ficar ainda mais charmoso!

4. Hotéis próximos

Se hospedar em hotéis próximos do Arco do Triunfo é uma ótima forma de conseguir fotos espetaculares! Essa foi tirada da sacada do Hôtel Splendid Étoile Paris.

5.  Na Avenida

Mulher no meio da avenida

Imagem: svet.kry

Na Avenida Champs-Élysées tem uma passagem demarcada onde os pedestres podem caminhar e tirar fotos do Arco do Triunfo. Mas, é bom sempre tomar muito cuidado e ficar atento aos carros.

6. O cantinho das poses

Ainda na Avenida, a demarcação começa com um círculo no chão bem em frente ao Arco.  Esse é um dos lugares preferidos dos viajantes para fazer fotos posadas com o monumento ao fundo.

7. Vale até foto sentado no chão

Essa foto foi tirada bem na entrada do Arco e de um jeito bem criativo:  sentada no chão, numa perspectiva de baixo para cima. Dessa forma, é possível pegar os detalhes internos do arco.

8. E que tal sentar na corrente?

Essa é mais uma foto super criativa de contemplação do Arco do Triunfo. Dá para fazer diversas composições com as correntes de proteção que ficam em frente ao monumento.

9. Aquela foto romântica

Paris é considerada uma das cidades mais românticas do mundo! O Arco do Triunfo é um dos locais mais requisitados para fotos de casal. Essa foi tirada em outro poste, dessa vez com a placa Place Charles de Gaulle. Repare que mesmo com o tempo chuvoso, o cenário continua lindo!

10. Banquinho de praça

Pessoa sentada em banco de praça

Imagem: rhesa_10

O banquinho da Praça Charles de Gaulle também é perfeito para tirar fotos do Arco do Triunfo e ainda dar aquela descansadinha.

Curiosidades sobre o Arco do Triunfo

– Relatos dizem que no dia que começou a batalha de Verdun, em 1916, a espada da figura que representa a república no arco se partiu, e a parte quebrada foi coberta com uma lona para evitar interpretações indesejadas.

– A Partida dos Voluntários, ou La Marseillaise, é uma das esculturas que mais marcam o Arco. A imagem mostra uma mulher chamando o povo francês para que lutem por sua pátria.

– Em 1919, o aviador francês Charles Godefroy passou pelo meio do Arco do Triunfo com seu bimotor durante uma homenagem aos mortos na Primeira Guerra Mundial.

Gif avião passando sob arco

Imagem: youtube.com

– Em 1921, no chão do monumento foram enterradas as cinzas de um soldado francês desconhecido, em memória de todos os soldados mortos na guerra. A lápide ficou conhecida como “Tombe du soldat inconnu”.

– Após esse mesmo soldado ser posto no Arco, desfiles militares não passam pelo seu centro. Um gesto em respeito ao túmulo e seu simbolismo. Tanto Adolf Hitler como Charles de Gaulle honraram esse gesto.

Para compartilhar

Para ficar ainda mais fácil saber tudo sobre o Arco, fizemos um apanhado com as informações mais relevantes sobre ele e disponibilizamos no infográfico a seguir:

Infográfico com Tudo sobre o Arco

Imagem: Equipe Eurotrip

Sobre o autor

Jornalista com especialização em Jornalismo Cultural, adora falar sobre viagens e principalmente sobre culturas distintas. Acredita que essa é uma forma do mundo se conhecer e se unir cada vez mais.