Algarve: 7 praias imperdíveis em Portugal e roteiro

Praia na região de Algarve, Portugal

Imagem: depositphotos

Algarve é a região mais ao sul de Portugal e um dos principais destinos turísticos dos europeus no verão.

O litoral português é repleto de belíssimas praias e incríveis formações rochosas, como falésias, grutas e pináculos no mar.

Com cerca de 500 mil habitantes, a região é dividida em 16 concelhos, sendo alguns mais famosos, como: Lagos, Portimão, Lagoa, Albufeira, Faro e Tavira. Sua costa tem mais de 200 km de extensão e mais de 70 praias.

Praias de Algarve e roteiro

As praias são as principais atrações de Algarve, onde cada uma tem o seu charme e características próprias. Grande parte delas são margeadas por magníficas falésias e donas de lindas águas de tons que variam entre o verde e o azul.

Confira as sete principais praias que não podem ficar de fora da sua viagem, e uma sugestão de roteiro de cinco dias:

1. Praia Ponta da Piedade

Caiaques na Praia Ponta da Piedade

Imagem: depositphotos

A Ponta da Piedade é um labirinto de formações rochosas da região de Lagos, que foi formado pela atuação do vento e das ondas do mar.

A praia possui falésias de até 20 metros de altura, além de túneis naturais, grutas e rochas com formatos fantásticos. Do alto da falésia, se tem uma vista incrível de toda a região.

Essa praia é uma ótima sugestão para o primeiro dia de viagem, pois você pode conhecê-la de barco e o passeio não fica tão cansativo.

O acesso à praia também pode ser feito a pé, se você tiver hospedado em Lagos, ou de caiaque. Mas, a vantagem do passeio de barco é que ele faz um tour panorâmico da costa, passando por grutas que não são visíveis em terra firme.

Há vários tipos de passeios para escolher e você pode comprá-los na própria marina ou nas agências do centro de Lagos. Mas o ideal é embarcar até 14h para aproveitar o visual, que fica mais bonito no sol.

2. Praia Dona Ana

Praia de Dona Ana, em Algarve

Imagem: depositphotos

Essa não é apenas uma das melhores praias do Algarve, como também já foi eleita uma das mais bonitas do mundo!

Localizada próximo ao centro de Lagos, ela oferece o visual típico da região, com falésias, rochas dentro d’água e o mar bem clarinho. É bastante extensa, tem ótima estrutura e até estacionamento. Você pode escolher ficar nas partes públicas da praia ou alugar uma espreguiçadeira.

Conheça Dona Ana no segundo dia de viagem pela manhã e, se quiser, aproveite para dar um pulo na Praia do Pinhão, que fica a menos de 10 minutos de caminhada.

3. Praia do Camilo

Escadaria e vista da Praia do Camilo

Imagem: depositphotos

Ainda no segundo dia, você pode conhecer a belíssima praia do Camilo, que também fica em Lagos, pertinho de Dona Ana.

Cercada por falésias, o acesso até ela é feito por uma grande escadaria. Além do lindo visual, a praia é protegida do vento e o mar é bastante calmo. Porém, não possui bares e nem quiosques.

Neste dia, você também pode conhecer mais uma praia da região de Lagos, a Praia da Batata. Ou então, pode passear pelo centro de Lagos, que é bem charmoso, cheio de prédios históricos, lojinhas e restaurantes.

4. Praia de Benagil em Algarve

Rocha e águas da Praia de Benagil

Imagem: depositphotos

Esta praia do concelho de Lagoa merece um dia inteiro todo dedicado a ela. Então, reserve o seu terceiro dia para visitar um dos pontos mais belos e impressionantes de Algarve!

Em Benagil, é possível encontrar diversas cavernas e pináculos no mar. Eles se ergueram de forma natural bem no meio do oceano, formando verdadeiras esculturas naturais.

A gruta mais bonita e também mais famosa é a Algar de Benagil, o monumento natural mais procurado da região.

Esta incrível gruta possui um buraco no teto e dentro dela fica uma linda prainha. Através dessa abertura, a luz do sol se reflete na praia e produz um belíssimo efeito de cores e sombras.

O acesso à gruta só é feito de barco ou caiaque e o passeio só é realizado quando o mar está calmo. A vantagem de ir de caiaque é que você pode ficar quanto tempo quiser na gruta, já que alguns passeios de barco não fazem parada para mergulho no local.

A principal agência de passeios à Benagil é a Taruga Tour. Ela oferece diferentes tipos de passeios e você pode reservar online.

5. Praia da Marinha

Águas e falésias da Praia da Marinha

Imagem: depositphotos

A praia da Marinha é uma das mais famosas do Algarve e também uma das mais bonitas de Portugal. Localizada no concelho de Lagoa, é rodeada por belas falésias douradas e uma incrível água azul transparente, que permite ver o fundo do mar de forma perfeita.

O acesso é feito por uma escadaria de madeira que se inicia no topo da falésia. Para quem vai de carro, tem um estacionamento bem próximo a ela.

Apesar da fama, esta é uma praia selvagem e não há bar ou aluguel de espreguiçadeiras. É ideal para quem gosta de mergulhar e fazer sessões de snorkeling para admirar a flora e a fauna marinha.

Visite a Praia da Marinha no quarto dia de viagem pela manhã. Você também pode conhecer outras charmosas praias da região de Lagoa, como a Praia do Carvoeiro e a Praia do Carvalho.

6. Praia da Rocha

Vista da Praia da Rocha

Imagem: depositphotos

No quarto dia à tarde, visite a Praia da Rocha, que fica no concelho de Portimão. Ela recebe esse nome devido aos seus inúmeros rochedos que ficam no mar.

A praia tem 1 km de areia e, além da beleza, possui toda a infraestrutura necessária para receber bem todos os visitantes. Nas redondezas, encontram-se inúmeros bares, restaurantes, hotéis e muitas lojas.

Se sobrar tempo, você pode visitar ainda a Prainha e a Praia dos Três Irmãos, que também ficam em Portimão.

7. Praia da Falésia

Praia da Falésia, em Algarve

Imagem: depositphotos

No último dia de viagem, você pode conhecer a Praia da Falésia, em Albufeira. Seu areal tem quase 6 km de extensão, sendo a maior praia da região.

Por ser uma das praias mais famosas de Albufeira, ela costuma receber muitos visitantes, principalmente no verão. A estreita faixa de areia contrasta com o vermelho das falésias e o mar azul.

A praia conta com um parque de estacionamento e acesso por escadas de madeira. Há uma vasta oferta de serviços, como aluguel de guarda-sóis, gôndolas, boias e caiaques, além de cafeterias e restaurantes. É ideal para famílias e crianças.

Você também pode conhecer outras praias de Albufeira, como a Praia da Coelha e a Praia do Castelo. Aproveite o restante do dia para passear pela região, que conta com igrejas, museus, mirantes e casas noturnas.

OBS: Se o seu roteiro tiver mais do que cinco dias, tente visitar outros concelhos como: Tavira, Aljezur e Vila do Bispo, que também são destinos muito procurados. Em Vila do Bispo, por exemplo, a Fortaleza de Sagres é um dos principais pontos turísticos de Algarve.

Onde fica e como chegar em Algarve: mapa

O Algarve é uma província histórica localizada no sul de Portugal e sua capital é a cidade de Faro. É possível chegar de avião, pelo Aeroporto de Faro, mas também existem outras opções dependendo da cidade de partida:

De Lisboa

Se na sua viagem à Portugal também pretende passar pela capital, uma das melhores opções é alugar um carro. O trajeto é dura cerca de 2 horas e meia e você ainda pode aproveitar o caminho. Confira também o que fazer, onde ficar e muito mais sobre Lisboa aqui.

Outra opção é pegar um ônibus. A Rede Expressos possui partidas diárias para diversas cidades do Algarve. Você também pode utilizar o trem Alfapendular (AP) com destino a Faro, Albufeira ou Tavira.

De Porto

A distância de Porto ao Algarve é de 500 km, aproximadamente. Portanto, a viagem de carro pode ser bastante cansativa.

A melhor opção é ir de avião ou de trem, fazendo o percurso Porto-Faro, através do Alfapendular (AP), que faz a ligação direta dessas cidades. Aproveite para ler aqui o que fazer na cidade de Porto.

De Sevilha

Sevilha também costuma ser o ponto de partida de muita gente que vai para o Algarve. Neste caso, o ônibus é uma ótima opção. A passagem pode ser comprada online, pelo site da Movelia ou Alsa. O ônibus que vai para Faro, Albufeira, Portimão ou Lagos é o mesmo.

A viagem dura cerca de 4 horas, com diferença de 1 hora a menos no fuso horário entre Portugal e Espanha. A viagem será mais curta se você desembarcar em Faro e mais longa se desembarcar em Lagos.

Quando ir para Algarve

Por ser um destino de praia, a melhor época para visitar o Algarve é no final da primavera até o fim do verão, entre os meses de abril e setembro.

Porém, procure evitar o mês de julho e agosto, pois é o pico da alta temporada, além de ser a época das férias europeias. Portanto, tudo vai estar mais cheio e, inclusive, mais caro.

O outono e o inverno são épocas baixas, onde diversos locais estão fechados, além da grande possibilidade de chuva e dias de muito frio e vento, com temperaturas abaixo dos 15ºC.

Onde comer e se hospedar em Algarve

Algarve tem diversas opções de hospedagem e restaurantes para todos os gostos e bolsos. Selecionamos alguns para te ajudar em sua viagem.

Restaurantes

Restaurante boneca bar, em Algarve

Pôr do Sol do Restaurante Boneca Bar | Imagem: depositphotos

A gastronomia de Algarve tem tradição mediterrânea. Devido a grande influência marítima, os pratos com frutos do mar são os mais famosos. Conheça alguns restaurantes imperdíveis:

Restaurante Boneca Bar: Localizado na Praia de Carvoeiro, em Lagoa, é rodeado pelas falésias e o mar, que ficam ainda mais bonitos durante o entardecer. A comida é ótima e o preço justo.

O Camilo: Localizado no alto da falésia da Praia do Camilo, nos arredores de Lagos, o restaurante tem uma linda vista e é conhecido pelos seus pratos regionais à base de peixe e marisco.

Veneza: Localizado em Albufeira, é muito famoso pelo vinho e pelos deliciosos pratos com carne. Também oferece doces tipicamente algarvios, como figo, alfarroba, laranja e amêndoa.

Hotéis

A escolha dos hotéis depende de qual concelho você definirá como base. Albufeira e Lagos são as duas regiões mais recomendadas.

Albufeira é um dos lugares mais populares de Algarve e possui uma vida noturna mais agitada. Lagos é onde se encontram as melhores praias, além de ser ideal para quem está sem carro. Veja algumas opções de hospedagem nessas duas regiões:

Lagos:

Piscina e vista do Hotel Beach House, em Lagos

Piscina do condomínio da Beach House, em Lagos | Imagem: airbnb.com.br

Beach House: Casa para até cinco hóspedes, localizada em um condomínio privado no topo da falésia. Ideal para viajar com a família. Fica a 10 minutos do centro histórico de Lagos.

Hotel Carvi Beach: Localizado junto ao bolsão de estacionamento da Praia Dona Ana e tem vista lateral do mar. Os quartos têm mobília moderna e uma ótima piscina no terraço.

Olive Hostel Lagos: Localizado no centro histórico de Lagos, disponibiliza dormitórios compartilhados e quartos privados e organiza passeios de barco, caiaque, atividades de mergulho, passeios a cavalo e aluguel de carros e bicicletas.

Albufeira:

Vista do apartamento Casa Vela, em Albufeira

Vista do apartamento Casa Vela, em Albufeira | Imagem: airbnb.com.br

Apartamento Casa Vela: Amplo apartamento localizado na Praia de São Rafael e a 2 km do centro de Albufeira. É ideal para viajar com a família ou amigos, pois possui quatro quartos, oito camas e piscina no condomínio.

Falesia Hotel:  Localizado próximo a Praia da Falésia, fornece serviço de transfer gratuito para lá. Dispõe de banheira de hidromassagem, além de piscinas cobertas e ao ar livre. Também conta com serviço de aluguel de carros e bicicletas para explorar os arredores de Albufeira.

Ale-Hop Albufeira Hostel: Com ótima localização, esse hostel fica bem no centro de Albufeira, no miolo de restaurantes, sorveterias, bares, lojinhas, farmácias e supermercados. Também está ao lado da Praia de Albufeira e conta com uma decoração super charmosa.

10 Lugares fantásticos para tirar fotos em Algarve

Repleto de belezas naturais, Algarve tem muitos cenários incríveis para se fotografar. Selecionamos alguns cantinhos especiais e ideias criativas de fotos:

1. O estonteante Algar de Benagil

Esse lugar é realmente incrível e nem parece real de tão bonito! Não é à toa que é um dos destinos mais procurados de Algarve.

2. Uma beleza chamada Praia da Marinha

Essa linda praia merece muitas fotos, especialmente pela beleza de suas águas transparentes. Essa foi tirada do alto de uma de suas falésias.

3. Ponta da Piedade e suas rochas

Mulher sentada em Ponta da Praia de Piedade

Imagem: ourkindlife

Nada como uma bela foto como essa contemplando essas esculturas da natureza, não é?

4. A charmosa escadaria da Praia do Camilo

Descendo a escadaria da Praia do Camilo

Imagem: zeebalife

A grande escada que dá acesso à Praia do Camilo proporciona lindas fotos, ainda mais com esse cenário paradisíaco ao fundo!

5. Um arco no meio do mar

Um lugar imperdível para fotografar em Algarve é o Arco de Albandeira! Esta espetacular formação rochosa está localizada entre Portimão e Albufeira.

6. Carvoeiro e seu vilarejo

Mulher no alto da Praia do Carvoeiro

Imagem: stephmylife

A Praia do Carvoeiro fica no concelho de Lagoa e também é um lindo cenário para fotos, principalmente pelo seu charmoso vilarejo, que rodeia a praia.

7. Para admirar o mar de Algarve

Mulher sentada em mirante de Algar Seco

Imagem: luka.vero

Este belo mirante natural é chamado de Algar Seco. Ele é um conjunto de formações rochosas, repleto de piscinas naturais e buracos em rochas que parecem janelas. É ideal para lindas fotos admirando o mar e seu horizonte. Fica localizado na vila de Carvoeiro.

8. Uma ponte que divide duas praias

Esta linda ponte separa duas praias: a Praia da Batata e a Praia dos Estudantes, em Lagos. Ela fazia parte de uma fortaleza, que foi praticamente toda destruída por um terremoto em 1755. ⁠É um lugar muito procurado por fotógrafos!

9. O cenário perfeito para fotos românticas

As belas rochas das praias de Algarve com o mar ao fundo são perfeitas para fotos românticas. Nesta foto, a lua cheia contribuiu ainda mais para o clima de romantismo!

10. O amor está nas rochas

Coração formado por rochas em Algarve

Imagem: reubenfields

Essa é pra quem gosta de fotos criativas! Na Praia da Marinha, com o ângulo certo, você consegue formar esse lindo coração com as falésias.

Sobre o autor

Jornalista com especialização em Jornalismo Cultural, adora falar sobre viagens e principalmente sobre culturas distintas. Acredita que essa é uma forma do mundo se conhecer e se unir cada vez mais.